Soluções em Envelopes Plásticos

04 dicas para quem planeja ingressar no cenário de logística 4.0

04 dicas para quem planeja ingressar no cenário de logística 4.0

logística

Sem dúvidas, o e-commerce é o modelo de negócio mais adotado no século XXI. Lucrativo, oferece a possibilidade de ampliar seus negócios para outros lugares do mundo. Mas enganam-se aqueles que acreditam que optar por negociar no âmbito digital não requer tanto esforço como no físico. São necessários estudos para aprender e se qualificar melhor nas pesquisas virtuais, bons softwares para gestão e, é claro muita paciência.

Justamente para ajudá-lo nessa tarefa elaboramos algumas dicas baseadas no Guia Completo de Logística para E-commerce, no artigo de Jaime Peters Junior sobre o tema e na reportagem de Michele Prado. Confira a seguir:

  1. Estudos: Antes de “botar a mão na massa” saiba que para dominar o mercado é necessário conhecer a fundo os principais pontos que envolvem a logística no comércio eletrônico, a fim de definir as melhores estratégias para a sua empresa. Por isso, comece estudando. E, sempre que não entender um tópico volte a ele até ter domínio total do conteúdo;
  2. Correios: Quase 44% das empresas considera hoje os serviços executados pela companhia como ruins ou péssimos. Talvez por isso tenha ocorrido um  grande incremento de transportadoras privadas, que saltaram de 35% para 52,8%, enquanto o uso de frotas próprias se manteve estável. As principais reclamações são: atraso nas entregas demora nas tratativas; extravios; preços abusivos; descaso; má qualidade de atendimento e burocracia;
  3. Controle de estoque: O estoque deve ser o resultado de um plano comercial realístico e alinhado de forma estratégica. Se não houver controle no espaço físico da empresa podem acontecer duas situações que impactam no lucro: um determinado produto com alta procura pode ficar indisponível, acarretando na perda de vendas, ou ter muitos com baixa procura. Por isso, é importante definir uma política clara de controle. Você pode utilizar uma ferramenta de controle para isso. Outra dica é não ter receio de liquidá-los. Poucos itens “valorizam” ao longo do tempo, por isso, se não está girando ou está chegando ao ponto de obsolescência faça promoção no canal de venda. Não há controle de estoque que compense um plano inadequado de suprimentos e vendas. Por isso, dedique mais tempo ao plano e política de estoques.
  4. Planejamento de vendas e operações: O sucesso de uma loja virtual está intimamente ligado ao processo de armazenagem, expedição e entrega dos produtos. Afinal, para que se efetive uma venda é necessário que o produto esteja disponível. Ainda assim, muitas vezes o cliente entra em um site com a intenção de compra e se depara com a mensagem “produto indisponível”. Para evitar esse tipo de situação, é imprescindível uma minuciosa gestão de estoque e o adequado planejamento de vendas. A dica do Guia para que você é conhecer o sistema de “sales and operation plan (S&OP)”, ou seja, vendas e planejamento das operações. Acreditamos que vale a pena se aprofundar no tema. 🙂

Procurando por uma forma segura de envio? Conheça a Veloplastic!

Trabalhamos com Envelopes de Segurança dotados de Dispositivos Indicativos de Violação (DIV’s) e embalagens em material plástico. Temos uma linha completa de níveis de segurança adequados para as mais variadas formas de utilização, que podem ser dotados de numeração e código de barras sequencial, além de bolsa canguru e cola para fixação de Avisos de Recebimento – AR’s.

Oferecemos sempre produtos seguros para o transporte de volumes em diferentes setores: distribuidores de combustível, bancário, gráfico, farmacêutico, têxtil, químico, indústrias, e-commerce, automobilístico, seguradoras, editoras, logística e distribuição aérea e terrestre, entre outros. Conheça toda a miríade de produtos em nosso website.

Considerações finais: Note que o processo de logística 4.0 (voltado para o  e-commerce) é bem complexo. Por isso, se você quer alcançar alta relevância no desempenho das vendas online é preciso obter êxito no correto controle de estoque; cálculo de frete; planejamento de vendas e até mesmo o empacotamento do produto. Acredite, todas essas etapas são fundamentais para garantir uma boa experiência de compra ao cliente e, consequentemente, aumentar as chances de crescimento da marca.

Seguindo essas dicas você poderá criar mecanismos para melhorar o processo de entrega dos produtos da sua loja e definir as melhores táticas para a expansão dos seus negócios e das vendas online. Recomendamos a leitura dos artigos utilizados como referências para um maior aprofundamento. Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos e ajude-os a melhorar também, até a próxima! 😉

Fontes:

https://www.mandae.com.br/blog/logistica-para-e-commerce-guia-completo-para-uma-gestao-eficaz/

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/interferencia-logistica-no-e-commerce/

https://www.ecommercebrasil.com.br/secoes/logistica/

https://www.guiadeecommerce.com.br/logistica-no-ecommerce/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *