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06 dicas de vendas para e-commerce

06 dicas de vendas para e-commerce

Quem possui um e-commerce sabe que aumentar as vendas através de diferentes canais não é uma tarefa tão simples. Por isso, é fundamental para os gestores conhecer as melhores dicas de vendas para elevar o faturamento.

Com o e-commerce se tornando um setor cada vez mais acirrado, abrangendo desde pequenos empreendimentos até grandes corporações do comércio eletrônico, as estratégias de vendas se tornaram grandes aliadas na hora de conquistar novos públicos, chamar a atenção de clientes antigos e construir relacionamentos.

Confira algumas dicas de vendas para o seu e-commerce:

1 – Estabeleça o ciclo de vendas

O ciclo de vendas nada mais é do que o tempo gasto para a realização de um negócio, desde a captação do cliente até o fechamento da compra.

Conhecer o ciclo de vendas e compreender como os clientes se comportam neste processo é fundamental para promover melhorias nas etapas e encurtar o ciclo.

Afinal, ao estabelecer o ciclo de vendas e descobrir quanto tempo os clientes levam para finalizar a compra, o gestor sabe quais ações devem ser tomadas em seguida, como em qual plataforma anunciar ou quando enviar e-mails para otimizar o processo de compra.

Contudo, para estabelecer o ciclo de vendas — ou jornada de compras — é necessário realizar pesquisas e até alguns testes antes.

2 – Apresente descrições úteis

Quem compra pela internet espera encontrar descrições úteis sobre os produtos, como medidas, cores, materiais, especificações, como limpar, etc.

Quanto mais esclarecedor for o conteúdo do site, tanto as descrições dos produtos quanto as páginas de perguntas e respostas e de política de trocas, menores serão os índices de devoluções de mercadoria.

Além disso, acrescentar descrições úteis, completas e com palavras-chave ajudam a melhorar o SEO do site e o rankeamento em mecanismos de buscas, como o Google, fazendo com que o negócio tenha mais visibilidade na internet e conquiste mais vendas.

3 – Ofereça uma experiência de compra personalizada

Mesmo que a interação com o consumidor seja menor no comércio eletrônico, é essencial que os e-commerces busquem proporcionar uma experiência de compra personalizada.

Afinal, quando o cliente percebe que é valorizado pela empresa, ele se torna mais fiel àquela marca, lembrando dela em primeiro lugar durante as compras.

Para oferecer a melhor experiência de compra aos clientes vale apostar em personalização de nomes em e-mails e no site, mostrar produtos com base nas compras anteriores ou visualizações recentes, oferecer promoções personalizadas, etc.

O objetivo é fazer com que os consumidores se sintam especiais e únicos, mostrando que a marca se preocupa em oferecer a melhor experiência a cada um deles durante a navegação no site.

4 – Apresente um site atualizado e responsivo

Você sabia que o site de um e-commerce precisa ser atualizado? Isso é necessário, pois sites mais antigos tendem a parecer spam e podem afastar os usuários.

Para garantir um bom fluxo de pessoas na loja, o ideal é investir em mudanças no design, deixando toda a aparência do site mais moderna e similar a outras plataformas do mesmo segmento.

Ao manter um site atualizado, os clientes terão maior familiaridade com a loja e se sentirão mais seguros para efetuar a compra.

Outra questão essencial para o e-commerce é desenvolver um site responsivo, ou seja, que se adapte a diferentes telas sem apresentar distorções ou perder a qualidade.

Como o mobile é um dos principais dispositivos utilizados na hora da compra, o e-commerce precisa estar adequado a este formato de tela, a fim de proporcionar a melhor experiência de compra aos usuários.

5 – Aposte em e-mails marketing

Os e-mails marketing representam uma estratégia muito utilizada pelo varejo eletrônico para segmentar clientes, recuperar vendas, lembrar o consumidor, etc.

A automação de e-mails, por exemplo, pode ser utilizada em diferentes situações: para clientes que se inscreverem na newsletter, a dica é enviar um e-mail de boas-vindas; para situações de carrinho abandonado, é possível enviar um “lembrete” para o cliente voltar ao site e finalizar a compra; já os e-mails de confirmação são interessantes para o usuário ter a certeza de que tudo correu bem durante o processo de compra.

Os e-mails também podem ser utilizados para atualizar o cliente sobre o status da compra, processo de entrega, etc.

Ao fazer uso dos e-mails marketing, é fundamental garantir a otimização do conteúdo para diferentes dispositivos, como desktop e mobile.

6 – Utilize envelopes personalizados

A última dica de vendas para e-commerce é apostar em envelopes personalizados.

Como já mencionamos, os clientes esperam a melhor experiência de compra no e-commerce, e com os envelopes personalizados é possível estender essa experiência ao momento da entrega.

Afinal, ao receber um envelope decorado com as cores exclusivas da marca, uma mensagem de agradecimento ou um design temático, o cliente percebe todo o cuidado que a empresa tem com os detalhes e se sente mais valorizado.

Onde encontrar envelopes personalizados

Os melhores envelopes personalizados, fabricados com material de alta resistência, estão na Veloplastic Embalagens.

A Veloplastic produz envelopes plásticos de segurança para e-commerce, lojas virtuais, transportadoras, Correios e diversas outras aplicações.

Os envelopes da Veloplastic são fabricados em polietileno coextrusado, material resistente a rasgos, rupturas, luz solar e umidade, e contam com um adesivo de alta aderência na aba de fechamento.

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