06 erros de logística que podem atrapalhar seu e-commerce
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19/08/2021

Aprox. 9 min.

06 erros de logística que podem atrapalhar seu e-commerce

Acompanhe no artigo os seis principais erros de logística cometidos por gestores de e-commerce e saiba como evitá-los na administração do seu negócio.

Com o crescente aumento das compras pela internet, gestores de e-commerce e lojas virtuais devem otimizar ainda mais os processos internos para garantir a excelência dos serviços. Nesse sentido, evitar erros de logística é uma questão fundamental para que a loja consiga atender às demandas do público e conquistar mais clientes.

Afinal, a logística no e-commerce envolve uma série de atividades, como armazenamento, transporte, recepção e distribuição de mercadorias, que podem afetar diretamente a entrega dos produtos aos consumidores

Para garantir que o seu e-commerce não seja prejudicado por problemas na logística, confira os seis principais erros cometidos por gestores e lojistas nesse aspecto e saiba como evitá-los:

1 - Não controlar o estoque

Um exemplo tradicional de erro de logística é a falta de gerenciamento do estoque do e-commerce. Antes de anunciar uma mercadoria com quantidade limitada no site da loja, o gestor precisa se certificar de que o produto está mesmo disponível no estoque para atender à demanda de pedidos.

Afinal, não há nada pior para o cliente do que adquirir um produto e descobrir mais tarde que ele não está mais disponível.

Além do cancelamento da compra e da possível perda do cliente, o mau gerenciamento do estoque pode resultar ainda em prejuízos para a empresa, como a compra excessiva de produtos que a loja já possui.

Por isso, é preciso acompanhar de perto o estoque da loja para evitar vender o que não tem ou acabar com uma grande quantidade de uma só mercadoria.

Contar com o auxílio de um ERP integrado — software de gestão empresarial que reúne todas as operações referentes à empresa, como logística, finanças e manufatura — pode facilitar o controle do estoque, pois esse sistema registra todas as informações necessárias e sincroniza a movimentação das mercadorias com a quantidade de pedidos.

2 - Demorar para enviar o produto

Lojas que demoram para enviar as mercadorias podem provocar a insatisfação dos clientes, além de gerar avaliações negativas em sites de reclamação e nas redes sociais. Isso acontece principalmente porque a entrega do produto é um dos momentos mais aguardados pelo cliente após a compra.

Mas quando a loja não possui um estoque com os produtos ou os pedidos são feitos sob encomenda, é necessário tomar algumas medidas, como estipular um prazo adequado para entrega e deixar essa informação sempre visível no site da loja.

Assim, os clientes que optarem pela compra já vão estar cientes de quanto tempo terão que esperar para receber a mercadoria.

3 - Não rastrear a entrega

Como mencionamos, a entrega é um dos momentos mais aguardados pelos consumidores. E para reduzir a ansiedade do cliente, o ideal é que a loja trabalhe com um sistema de rastreamento de encomendas.

Através deste sistema, o cliente pode acompanhar todo o trajeto do pacote, desde a postagem até seu destino final. Dessa forma, ele se sente mais tranquilo e seguro sobre sua compra.

Mas vale ressaltar que o rastreamento de encomendas também é importante para o lojista monitorar o pedido de forma adequada. Assim, se houver qualquer problema durante a entrega, será mais fácil para a loja identificar e resolver, evitando reclamações dos consumidores.

O serviço de rastreamento de encomendas normalmente é oferecido por transportadoras privadas e pelos Correios. Mas se a opção não estiver disponível, o lojista pode desenvolver um sistema próprio de rastreamento que envie e-mails ou mensagens de SMS para informar o status da entrega.

4 - Não pensar na logística reversa

A logística reversa acontece quando o cliente envia o produto de volta à loja para troca ou devolução. E como o varejo eletrônico impossibilita a prova da mercadoria, a logística reversa é uma situação comum em lojas virtuais e e-commerce.

Mas quando o lojista não possui um bom planejamento de logística e desconsidera a possibilidade do produto retornar, as vendas podem resultar em mais prejuízos do que lucro.

Afinal, na logística reversa, os custos com a separação, a embalagem, o combustível para o transporte, entre outros, são multiplicados.

Nesse sentido, é fundamental planejar com atenção todas as etapas do processo, visando otimizar a logística reversa e, ao mesmo tempo, reduzir a incidência dessa situação no e-commerce.

5 - Utilizar sistemas manuais

Gerenciar a logística do e-commerce é uma operação trabalhosa e detalhada, que exige máxima atenção e cuidado. Dessa forma, utilizar sistemas manuais pode acabar atrasando os processos, além de aumentar os riscos de erros e o consumo de materiais e recursos.

Ao investir em um sistema que automatiza processos básicos e integra informações, o lojista conquista maior eficiência na gestão da logística, já que elimina o trabalho manual, otimiza a comunicação nos diferentes estágios da venda e facilita a escalabilidade do negócio.

6 - Utilizar embalagens de baixa qualidade

A qualidade das embalagens utilizadas no e-commerce também faz parte do planejamento da logística do e-commerce. E ao investir em envelopes ruins, o lojista coloca em risco não apenas a integridade das mercadorias, mas também a imagem da marca perante o público.

Isso porque um envelope de baixa qualidade não protege o produto durante o transporte, podendo causar a logística reversa, além de prejudicar a apresentação do pacote no momento da entrega e contribuir para a criação de uma imagem negativa da marca no imaginário do consumidor.

Para evitar estas complicações, o lojista deve escolher um fornecedor adequado, que ofereça embalagens de alta qualidade e apropriadas para o tipo de mercadoria comercializada.

A Veloplastic Embalagens produz envelopes plásticos de segurança para uso em e-commerce, lojas virtuais, transportadoras, Correios e diversos outros setores.

Os envelopes da Veloplastic são produzidos com um material flexível, resistente e 100% reciclável, que confere maior proteção às mercadorias durante a entrega.

Além disso, os envelopes contam com um lacre de segurança que dificulta a violação do pacote e possuem interior preto e exterior branco, impossibilitando a identificação do conteúdo e garantindo maior discrição.

Confira a variedade de envelopes de segurança da Veloplastic:

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