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15 ideias de promoções para vender mais (do que você vende hoje)

15 ideias de promoções para vender mais (do que você vende hoje)

Se você tem um negócio, sabe que uma das formas de aumentar as vendas e atrair novos clientes é investir em ofertas promocionais. Mas, nem sempre é simples manter um ritmo ideal para conseguir isso. Para te ajudar, preparamos um guia com 15 ideias de promoções!

Ideias de promoções aumentam visibilidade da marca

Todo mundo adora uma boa promoção, não é mesmo? Isso é um fato, especialmente um país com perfil de consumidor como o Brasil. Mas, calma! Não adianta se precipitar e sair “distribuindo” descontos sem uma estratégia.

É preciso definir um objetivo claro com essa oferta especial, além de aproveitar “ganchos” importantes. Ainda que o principal motivo para realizar uma promoção seja aumentar as vendas, planejar ajuda na construção da estratégia, que pode ser:

  • Apresentar novos produtos;
  • Vender o que está parado em estoque;
  • Gerar novos leads;
  • Movimentar as vendas na baixa temporada;
  • Fidelizar o público.

Conheça 15 ideias de promoções para o seu negócio

Com um pouco de criatividade é possível criar promoções e atrair atenção especial para a sua marca, trabalhando desde o tradicional desconto até explorando os canais digitais.

1 – Oferta por tempo limitado

A sensação de que o produto pode se esgotar rapidamente aumenta as chances do cliente agir de maneira impulsiva. Por isso, investir em ofertas por tempo limitado é uma ótima ferramenta para aumentar as vendas!

Abuse das redes sociais, push notifications e e-mail marketing para ampliar a força deste tipo de promoção.

2 – Frete grátis

Para quem tem um e-commerce, o frete grátis é um grande atrativo para vender mais. Especialmente se for possível unir a primeira ideia (oferta por tempo limitado) com esse benefício que é decisivo para quem costuma comprar on-line.

3 – Desconto na primeira compra

Quer atrair novos consumidores? Ofereça um desconto na primeira compra! É uma estratégia certeira para conquistar leads qualificados.

Um dos pontos positivos deste tipo de promoção é a versatilidade. Além de poder ser utilizado em lojas físicas e lojas virtuais, o desconto na primeira compra pode agregar os benefícios das ideias de promoções anteriores, como ser por tempo limitado ou frete grátis.

E o mais interessante: mesmo que o cliente não efetue a compra no primeiro contato, a curiosidade com o seu produto/serviço costuma falar mais alto e ele deve acessar o seu site e/ou redes sociais.

4 – Demonstração Gratuita

Outra ideia de promoção para quem está em busca de novos leads é apresentar o produto com uma demonstração gratuita.

Esse tipo de estratégia é bastante utilizada em lançamentos para apresentar os diferenciais do produto/serviço e evidenciar sua importância no mercado.

Quer ver um exemplo? Com certeza você assistiu a alguma live nos últimos meses que, no final, tinha a oferta de um curso.

Se essa aula de demonstração agregou conhecimento e te ajudou de alguma forma, as chances de você se interessar por um conteúdo mais completo também aumentaram. Tudo apenas com uma demonstração gratuita!

5 – Cartão fidelidade

Que atire a primeira pedra quem nunca preferiu consumir em um lugar específico porque tinha aquele cartão fidelidade com 10 espaços para carimbar e ganhar algo gratuito no final.

Parece uma estratégia antiga para muitas pessoas, mas você pode ter certeza: funciona! E dá para utilizar esse tipo de promoção até na internet.

Aplicativos de restaurantes, por exemplo, costumam ter níveis de fidelização parecidos. E o melhor: você consegue definir um prazo para o resgate do benefício, o que aumenta a “urgência” do cliente em consumir mais da sua marca.

6 – Desconto na compra em outros canais

Quer potencializar a divulgação do seu aplicativo? Ofereça um desconto maior se o cliente efetuar a compra por lá!

Simples, objetivo e você ainda pode potencializar esse elo, oferecendo um novo cupom de desconto para a próxima compra – diminuindo as chances do cliente desinstalar o seu aplicativo.

7 – Compre 1 e Leve 2

Um clássico que é uma ferramenta poderosa para vender produtos parados em estoque. Também é uma ótima ideia de promoção para ampliar o reconhecimento da marca, já que o cliente pode compartilhar o item extra com amigo ou familiar.

8 – Cashback

O queridinho do momento! Do inglês “dinheiro de volta”, o cashback garante ao cliente o retorno de parte do investimento na compra. Quer incentivo maior que esse para fidelizar?

9 – Combos de produtos

Se você tiver um leque amplo de produtos que podem ser vendidos em combos de ofertas, aposte neste tipo de promoção.

Além de ajudar a vender produtos parados em estoque, essa estratégia costuma chamar a atenção de novos clientes.

10 – Programa de indicações

Esse é um upgrade do famoso ‘boca a boca’! Com um programa de indicações, você pode oferecer cupons de desconto ou brindes para clientes que apresentarem a marca para outras pessoas.

11 – Brindes

Sua criatividade deve estar em cada canto do seu negócio! Entenda que brindes são interessantes para fortalecer a sua marca e também mimar o seu cliente. Invista em brindes nas compras acima de um valor determinado ou até quando enviar uma compra pelo correio ou transportadora.

12 – Oferta do Dia

Sabe os períodos que as vendas sempre estão mais fracas no seu segmento? É o momento ideal para experimentar a força de uma “oferta do dia”.

Também conhecidas como “relâmpagos”, essas promoções são uma ótima forma de manter as vendas aquecidas!

13 – Parceria com Influenciadores

A internet está repleta de influenciadores que podem fazer parcerias promocionais com a sua marca.

Você pode negociar uma porcentagem da venda nas compras efetuadas pelo código do cupom de desconto que for divulgado.

14 – Ofertas sazonais

Aproveite as datas comemorativas para usufruir da força das ofertas sazonais. Quer um exemplo? Lojas que vendem artigos femininos costumam ter uma alta de vendas em março e maio, por conta do Dia da Mulher e Dia das Mães.

Mas, esse lucro não é instantâneo! É necessário criar campanhas específicas para essas datas e lembrar o seu cliente que a sua marca é uma opção para presentear.

15 – Desconto real

E, por fim, uma dica de ouro: realize promoções com desconto real para investir no relacionamento com o seu cliente!

Não adianta tentar “enganar” o público com estratégias pouco efetivas – como aumentar o valor de venda para aplicar um desconto irrisório depois de um tempo.

Lembre que o mais importante é vender (e continuar vendendo) para um cliente satisfeito e que irá falar da sua marca de forma positiva.

DICA BÔNUS: Invista em embalagens personalizadas para criar uma experiência de compra diferenciada

Se você já se animou para colocar algumas destas ideias de promoções em prática, lembre-se que toda a experiência de compra do cliente é importante.

Já pensou em investir em embalagens personalizadas? Essa pode ser a estratégia que vai diferenciar o seu negócio do concorrente.

A Vértice Embalagens é uma empresa especializada em envelopes plásticos de segurança para e-commerce e lojas virtuais.

Além de serem duráveis, resistentes e de alta qualidade, as embalagens da Vértice podem ser personalizadas com as cores e a identidade da sua marca, contribuindo para a divulgação da empresa e a fidelização dos clientes.

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