31/10/2019
Aprox. 7 min.5 tendências de e-commerce para 2020
O comércio virtual está sempre passando por mudanças, e, a cada ano que passa, surgem novidades neste ramo. Confira cinco tendências de e-commerce para 2020.
Comprar pela internet já faz parte da vida das pessoas, e, por ser extremamente popular, o comércio virtual está no centro das inovações de mercado. Com tantas melhorias chegando, é importante para o lojista se manter atento e acompanhar as novidades. Por isso, nós separamos cinco tendências de e-commerce para 2020.
Visando sempre aprimorar a interação com o público e a jornada de compra, as tendências no comércio virtual chegam para facilitar processos e tornar a experiência dos usuários muito mais agradável e interativa.
Confira agora as cinco tendências que separamos para o seu e-commerce aderir em 2020.
1. Compra por mobile
Como o smartphone está cada vez mais inserido no dia a dia das pessoas, os serviços realizados por dispositivos móveis só tende a aumentar. Por isso, para seguir essa tendência, é essencial que os e-commerces adequem suas plataformas para o mobile.
Além de disponibilizar uma plataforma responsiva, que se adapta aos diferentes tamanhos de tela, é necessário também implantar melhorias específicas no site, para que ele entregue uma melhor experiência de navegação nos smartphones.
Para facilitar a compra por mobile, os e-commerces devem simplificar ao máximo a usabilidade de suas plataformas, possibilitando, por exemplo, que o usuário tenha acesso rápido e fácil ao carrinho e o histórico de compras, e que realize alterações em informações pessoais e dados confidenciais de maneira simples e sem obstáculos.
Facilitar a compra por 1-clique também no mobile, torna o processo mais simplificado e ágil, melhorando a experiência do consumidor com a marca, e a destacando da concorrência.
2. Uso de chatbots
As pessoas esperam do comércio um atendimento cada vez mais rápido e efetivo, pensando nisso, os e-commerces devem investir no uso de chatbots para os próximos anos.
Funcionando como assistentes virtuais, os chatbots são robôs que simulam o atendimento humano e conversam com os consumidores, solucionando dúvidas ou explicando procedimentos.
Este tipo de atendimento inteligente, além de otimizar o tempo, já que os chatbots podem solucionar dezenas de dúvidas em comum, ajuda a reduzir gastos nas empresas com a contratação de uma equipe maior para assistência ao público.
3. Omnichannel
A integração é uma forte tendência de e-commerce para 2020. Por isso, ser omnichannel se tornou uma necessidade entre os comércios virtuais.
Estar presente em diversos canais, disponibilizando informações sobre a loja e prestando um bom atendimento são algumas maneiras de aproximar o cliente do e-commerce. Afinal, o comércio virtual não possibilita um ponto de contato físico entre loja e consumidor.
Além de disponibilizar informações em diversas plataformas, o e-commerce que deseja aumentar ainda mais o volume de vendas deve apostar na integração dos pontos de venda, disponibilizando seu produto em diversos canais, como site próprio, grandes marketplaces e redes sociais.
4. Compra por voz
Com a popularização de assistentes pessoais nos smartphones, a compra através de comandos de voz é uma tendência para 2020.
Muito utilizados em tarefas simples como pesquisas online, determinação de rotas, escolha de músicas e consultas à temperatura, assistentes como a Siri e a Alexa podem ser usados em compras de supermercados e diversos e-commerces.
Portanto, o auxílio de assistentes pessoais na realização de compras e demais serviços é uma tendência que promete se popularizar no próximo ano.
5. Logística otimizada
O processo de logística é parte fundamental em grandes empreendimentos, e, no comércio online isso não é diferente. Ter uma logística bem estruturada é essencial para garantir o bom andamento das vendas, ainda mais quando o negócio opera em um país de grandes dimensões como o Brasil.
O momento da entrega é um dos mais aguardados pelos consumidores, por isso, garantir que o produto chegue o mais rápido possível, e sem defeitos, é uma maneira de melhorar a experiência de compra do cliente, aumentando a satisfação dele com a loja.
E, pensando em solucionar os problemas com a logística de entrega, muitos lojistas estão oferecendo a retirada de produtos em pontos físicos. Ou seja, se a loja possui uma unidade física, os consumidores podem comprar pelo site e retirar na loja.
Essa solução beneficia ambos os lados, pois torna o processo de venda mais simples para o lojista e diminui o preço do frete, fator que muitas vezes é responsável pelo abandono de carrinho.
Outro fator que torna o processo de entregas mais fácil e seguro, é a utilização de envelopes de alta qualidade.
Ao apostar em embalagens reforçadas, com dispositivos de segurança e alta tecnologia, os riscos do produto chegar danificado ou do pacote ser violado durante o transporte são reduzidos, evitando assim gastos com reembolso e reposição de mercadoria.
Quando o cliente recebe seu produto sem avarias, em uma embalagem de qualidade e segura, a confiança em relação à loja aumenta, abrindo oportunidades para a fidelização.
Por isso, invista sempre nos envelopes de segurança da Veloplastic. Com opções personalizáveis, com plástico bolha ou bolsa externa, nossas embalagens são espessas, possuem interior preto e exterior branco, impossibilitando a identificação do conteúdo e contam com a tecnologia Hot-Melt, que garante a inviolabilidade do envelope.
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