5 vantagens de utilizar embalagens plásticas recicladas
Voltar

15/03/2022

Aprox. 5 min.

5 vantagens de utilizar embalagens plásticas recicladas

As embalagens plásticas recicladas são aliadas da sustentabilidade e ainda oferecem diversas vantagens. Confira quais são!

Embora seja conhecido por causar um impacto ambiental negativo, cerca de 36% de todo plástico produzido vai para a indústria de embalagens, seja de alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de higiene, dentre outros. Mas e se desse para utilizar embalagens plásticas recicladas? É possível!

Podemos afirmar que as embalagens recicladas são uma realidade sustentável e que colaboram com o meio ambiente, sem abrir mão de diversos benefícios que tornam o plástico um material tão atrativo no mercado. Continue a leitura para entender mais!

Afinal, por que as embalagens plásticas são tão usadas?

Existem várias vantagens chamativas. O plástico é barato, resistente, leve e durável. Ou seja, protege contra danos ou contaminação, é fácil de ser transportado e ainda conserva produtos por mais tempo.

Outro benefício do material é que pode ser moldado em muitas formas, tornando-o adaptável a diversas possibilidades de uso. É só pensar na variedade de embalagens plásticas que você já se deparou. Tem para todos os gostos e necessidades!

Mas e as embalagens plásticas recicladas?

O uso de plástico reciclado em embalagens é uma solução para diminuir as preocupações causadas pelo material. Embora sua durabilidade seja positiva para a indústria, no meio ambiente significa um longo tempo de decomposição.

Uma embalagem plástica reciclada é produzida a partir de resinas que já foram industrializadas e estão passando novamente pelo processo. Por exemplo: os plásticos recuperados dos resíduos residenciais e retirados da coleta seletiva dos municípios.

Saiba quais são as vantagens de utilizar embalagens plásticas recicladas:

1. Reduz o uso dos recursos naturais

A exploração desenfreada dos recursos naturais diminui consideravelmente quando reutilizamos. As embalagens plásticas recicladas dão uma segunda vida a um material tão valioso.

2. Diminui o lixo nos aterros e preserva os oceanos

O plástico descartado incorretamente pode prejudicar o meio ambiente com seu lento processo de degradação, além de confundir animais marinhos, que pensam que o material é alimento. Para ter maior noção do impacto, uma tonelada de material reciclado economiza 22 mil metros cúbicos de espaço nos aterros sanitários.

Isso quer dizer que a reciclagem é um passo para reduzir significativamente a quantidade de poluição e contribuir para a manutenção da vida no planeta. Fora isso, também tem impacto social ao gerar novos postos de trabalho e promover o desenvolvimento sustentável.

3. Economiza energia na fabricação

As embalagens plásticas recicladas contribuem para a maior eficiência energética. De acordo com um estudo da Universidade de Stanford, uma tonelada de plástico reciclado economiza 5.774 kWh de energia. Muita coisa, não é mesmo?

4. Diminui a dependência de combustíveis fósseis

A mesma quantidade de plástico citada acima equivale a evitar o uso de 16,3 barris de petróleo. Esse é um avanço significativo na transição no uso de combustíveis fósseis para energia renovável.

5. Melhora o posicionamento de marca das empresas

Essa é a vantagem da embalagem plástica menos óbvia, mas que não pode ser deixada de lado. Ao usar esse tipo de material, sua marca envia uma mensagem positiva e aos clientes, afinal, a sustentabilidade ganhou grande destaque na sociedade.

Isso pode aumentar as vendas, criar oportunidades de marketing e preparar sua empresa para oportunidades e deveres futuros. Embora no Brasil não haja nenhuma medida legal que obrigue o uso de materiais reciclados, na Índia já é uma realidade. Fica a dica de oportunidade para sair na frente e se destacar no mercado!

Conheça a Vértice Embalagens

A Vértice Embalagens é especializada em envelopes plásticos de segurança para e-commerce e lojas virtuais. Produzimos embalagens duráveis, resistentes e de alta qualidade para as mais diversas mercadorias. Oferecemos também envelopes produzidos com plástico reciclado sem perder resistência e com a mesma segurança para seu produtos.

Os envelopes da Vértice são fabricados em polietileno coextrusado, um material flexível e 100% reciclável, que protege os produtos contra líquidos, umidade, luz solar e demais danos.

Além disso, a reciclagem também está presente em todos os resíduos de produção das embalagens plásticas. Se você busca contribuir para a preservação do meio ambiente, conte conosco!

Entre em contato com nossa equipe e faça o seu pedido.