7 erros financeiros que podem atrapalhar seu e-commerce
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17/12/2019

Aprox. 9 min.

7 erros financeiros que podem atrapalhar seu e-commerce

Você que possui um e-commerce, sabe como este ramo pode ser competitivo. Por isso, confira os sete erros financeiros que podem atrapalhar o seu negócio virtual.

Como as compras pela internet se popularizaram nos últimos anos, muitas pessoas sem experiência nos negócios decidiram embarcar na onda dos e-commerces. Contudo, administrar uma loja virtual não é tão fácil assim, já que exige cuidados e conhecimentos específicos na área de finanças. Por isso, nós separamos sete erros financeiros que podem atrapalhar o seu e-commerce.

A gestão de um e-commerce

Ter um e-commerce vai muito além da venda de produtos pela internet. É preciso, além disso, possuir toda uma infraestrutura que suporte o tamanho da loja, o tráfego de pessoas no site, as movimentações financeiras, a entrada e saída de produtos, etc.

Com tantas demandas importantes, fica fácil de entender por que muitos e-commerces não obtém o sucesso esperado.

Se você está gerindo um e-commerce, e gostaria de se informar melhor sobre as finanças, então confira agora os sete erros financeiros que podem prejudicar o funcionamento do seu negócio.

1 - Falta de planejamento

Todo novo negócio demanda um planejamento prévio. Já que toda a animação e o empenho do mundo não são o suficiente para manter um empreendimento em pé.

Dessa forma, a ausência de um planejamento financeiro e de um plano de negócios, são os erros iniciais que podem influenciar no sucesso do e-commerce.

Os primeiros passos dentro de um plano de negócios, são a definição do mix de produtos da loja, qual o público alvo a ser atingido, quais serão as opções de pagamento e como será a logística da empresa, incluindo entrega de produtos e frete.

Após definida estas questões, é importante que o gestor aprenda mais sobre administração de um negócio, entendendo processos como elaboração de fluxo de caixa, precificação dos produtos, capital de giro, margem de lucro, etc.

Através de um planejamento, o gestor consegue estimar de forma realista, o volume de vendas de cada produto, estabelecendo um valor mínimo de faturamento necessário para manter a loja em funcionamento.

2 - Escolher a plataforma errada

Escolher uma plataforma que não atenda às reais necessidades da loja, pode causar prejuízos financeiros para seu e-commerce, pois aumenta custos e gastos desnecessários.

Por isso, ao escolher a plataforma para a sua loja, é necessário considerar o tamanho do negócio, o volume de vendas e o tráfego no site.

O mercado dispõe de diversas plataformas para e-commerces, tanto gratuitas quanto pagas. Por isso, é preciso considerar todas as variantes na hora de contratar um plano.

Afinal, se sua loja ainda for pequena, uma plataforma gratuita pode ser o suficiente para atender as demandas por certo período de tempo.

3 - Misturar as finanças

Um dos erros mais comuns entre os gestores de todos os ramos, é misturar as finanças pessoais com as da empresa.

Quando as contas e os lucros estão misturados entre vida pessoal e profissional, o gestor não consegue identificar qual foi a origem do dinheiro que entrou durante o mês, ou se a loja está dando prejuízo.

Por isso, é fundamental impedir que as contas pessoais interfiram nas finanças da loja, e vice-versa. Ou seja, também não é indicado usar dinheiro do próprio bolso para cobrir prejuízos na negócio. Isso interfere e pode até prejudicar a vida pessoal.

4 - Não monitorar o estoque

O gestor que deixa de monitorar o seu estoque, prejudica as finanças da sua loja na medida em que, ter o controle sobre os produtos impede que você venda algo indisponível, causando frustração aos clientes, ou que acabe com mercadoria parada, ocupando espaço.

Portanto, é importante realizar monitoramentos recorrentes no estoque, acompanhando o fluxo de saída de produtos, a fim de evitar confusões na disponibilidade de itens da loja virtual.

5 - Não controlar as despesas e finanças

Outro erro financeiro básico é a falta de controle das despesas e finanças do empreendimento.

Todo negócio possui despesas fixas, como aluguel do espaço de trabalho (caso seja um e-commerce de grande porte), gastos com a plataforma, salário de funcionários, (se houver), etc. E despesas variáveis, como frete, embalagens, conta de luz, dentre outras.

A grande quantidade de contas planejadas e gastos fora do cronograma, acabam demandando ainda mais atenção do gestor.

Por isso, quando ele deixa de controlar essas despesas de modo recorrente e organizado, ele acaba se perdendo nas finanças mensais, correndo o risco de fechar o mês no vermelho.

6 - Não possuir um fundo de reserva

Um dos mais arriscados erros financeiros que um e-commerce pode cometer, é não possuir um fundo reserva para emergências.

Caso o valor em caixa não seja o suficiente para pagar as contas do mês, o fundo reserva pode ajudar a “tapar o buraco”, sem que o gestor precise colocar dinheiro do próprio bolso ou recorrer a empréstimos.

Entretanto, é importante ressaltar que a reserva sempre deve ser reposta, e seu uso não deve se tornar algo recorrente, apenas em casos urgentes.

Acrescentar um valor mensal ao fundo, ajuda a mantê-lo sempre abastecido para não prejudicar as finanças do e-commerce.

7 - Trabalhar com fornecedores inadequados

Quem trabalha com vendas online, sabe como este ramo depende de diversos outros fatores, como a disponibilidade dos Correios, o estoque do fornecedor, os prazos apertados, e demais questões.

Portanto, a última dica de hoje para não prejudicar as finanças do seu e-commerce, é trabalhar somente com parceiros responsáveis e com procedência.

Afinal, se há um atraso na entrega do produto, o cliente não vai culpar a transportadora, mas sim a loja que indicou um prazo que não foi cumprido.

Agora imagine perto de uma data importante como o Natal, receber a informação de que o fornecedor de embalagens, ou a transportadora, não vão poder atender a sua demanda, os prejuízos serão enormes, não é mesmo?

Por isso, ressaltamos a importância de firmar parcerias apenas com empresas conhecidas e com experiência no ramo.

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