Soluções em Envelopes Plásticos

A importância da reciclagem para o meio ambiente

A importância da reciclagem para o meio ambiente

O Brasil é o campeão de geração de resíduos na América Latina. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), todos os anos, cada brasileiro produz cerca de 379,2 kg de lixo, o que equivale a mais de 1 kg de resíduo por dia. E mesmo com uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, os índices de reciclagem no país ainda são baixos.

De acordo com o levantamento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o Brasil recicla apenas 2,1% do total de resíduos coletados. E considerando que a cada ano a quantidade de lixo aumenta — somente em 2019 o país foi responsável por produzir 79,1 milhões de toneladas — investir em conscientização sobre a importância da reciclagem é indispensável.

Por que a reciclagem é importante?

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a reciclagem é um processo que promove mudanças nos estados físico, físico-químico ou biológico de resíduos sólidos sem utilidade, transformando-os novamente em matéria-prima ou produtos.

Ou seja, a reciclagem faz uso de materiais usados e já descartados para a criação de novos produtos que serão inseridos novamente no ciclo de consumo das pessoas.

Além de ser benéfica para o meio ambiente, a reciclagem também favorece outros aspectos do desenvolvimento sustentável, como os fatores sociais e econômicos.

Ao realizar o descarte correto dos resíduos sólidos, o consumidor ajuda a agregar valor ao material e a todo o processo, melhorando os índices de reaproveitamento da matéria, barateando os custos de produção e estimulando o crescimento da reciclagem.

Já as empresas que investem no reaproveitamento podem reduzir os custos no processo produtivo, ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação do meio ambiente, o uso consciente dos recursos naturais, a redução da poluição, a economia de energia, entre outros aspectos.

Com os processos de reciclagem ganhando espaço no dia a dia da sociedade, é possível aproveitar diversas vantagens, como:

  • minimização do uso de fontes naturais, inclusive as não renováveis;
  • redução da quantidade de resíduos que demanda tratamento final (incineração ou aterramento);
  • diminuição do acúmulo progressivo de resíduos;
  • economia de energia elétrica;
  • redução da poluição do ar e da contaminação do solo, rios e oceanos;
  • maior preservação do meio ambiente.

E muito mais!

O compromisso da Veloplastic com o meio ambiente

Para que a reciclagem aconteça, é necessário que cada cidadão faça a sua parte, descartando os resíduos em locais adequados e realizando a coleta seletiva.

No entanto, apenas isso não basta!

As indústrias também precisam se unir ao movimento, contribuindo para os processos de reaproveitamento de materiais. Afinal, o setor industrial é o principal responsável pelo despejo de resíduos na natureza.

A Veloplastic Embalagens sabe do seu papel na sociedade e da sua responsabilidade perante todos, por isso, assumiu um compromisso com o meio ambiente.

Especializada em produzir envelopes plásticos de segurança para e-commerce, lojas virtuais e diversos outros setores, a Veloplastic trabalha com insumos de fontes recicladas, além de realizar o reaproveitamento do plástico em seus processos produtivos.

Ou seja, 100% dos resíduos de produção dos envelopes plásticos são reciclados, reduzindo assim o impacto da empresa no meio ambiente.

Se você deseja contribuir para a preservação do meio ambiente e fazer parte de uma corrente de responsabilidade, conte com os envelopes da Veloplastic no seu negócio.

Seja a mudança que você quer ver no mundo! Entre em contato com nossa equipe e saiba como ad


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *