As melhores datas para vender no e-commerce e como se planejar antes
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06/11/2019

Aprox. 7 min.

As melhores datas para vender no e-commerce e como se planejar antes

No ano existem diversas épocas favoráveis ao aumento do tráfego no comércio online. Acompanhe a matéria para conhecer as melhores datas de vendas para e-commerce.

Manter as vendas no comércio eletrônico ao longo do ano não é tarefa fácil, ainda mais com o crescente aumento de concorrentes. Para contornar isso, muitos gestores aproveitam épocas comemorativas para aumentar as vendas em suas lojas. Por isso, hoje nós trazemos aqui no blog as melhores datas de vendas para e-commerce em cada mês do ano.

Se você é gestor ou dono de um e-commerce, e quer um calendário completo com as melhores épocas para vendas online, além de dicas para otimizar seu negócio neste período, continue acompanhando a matéria.

Datas comemorativas

Durante os 12 meses do ano as celebrações e datas especiais movimentam o comércio físico e virtual, trazendo mais lucro para os lojistas.

Por isso, é necessário ficar atento à cada período do ano para não perder oportunidades importantes de alavancar as vendas e conquistar mais clientes.

Se você administra um e-commerce, anote agora as melhores datas comemorativas mês a mês para o seu negócio virtual.

Janeiro:

01 Ano Novo / Confraternização Mundial
07 Dia da Gratidão / Dia do Leitor
30 Dia da Saudade

Fevereiro:

24 Carnaval (data móvel)

Março:

08 Dia Internacional da Mulher
15 Dia do Consumidor

Abril:

12 Páscoa (data móvel)
23 Dia Mundial do Livro
Dia do Frete Grátis (última semana de abril/ data móvel)

Maio:

10 Dia das Mães (data móvel)
25 Dia do Orgulho Nerd

Junho:

12 Dia dos Namorados

Julho:

13 Dia Mundial do Rock
26 Dia dos Avós
30 Dia Internacional da Amizade

Agosto:

09 Dia dos Pais (data móvel)
11 Dia do Estudante

Setembro:

15 Dia do Cliente

Outubro:

04 Dia Mundial dos Animais
12 Dia das Crianças
31 Halloween (Dia das Bruxas)

Novembro:

19 Dia Internacional do Homem
27 Black Friday 2020 (data móvel)
29 Black Friday 2019 (data móvel)
30 Cyber Monday 2020 (data móvel)

Dezembro:

02 Cyber Monday 2019 (data móvel)
25 Natal

Como preparar seu e-commerce

Com tantas datas especiais ao longo do ano, é essencial que o gestor desenvolva um planejamento de ações e promoções para o e-commerce.

Por isso, confira agora as cinco dicas que separamos para você vender mais em datas comemorativas.

1 - Estratégia

Com um mês de antecedência, comece a definir uma estratégia para cada data especial. Defina o público-alvo, os produtos mais visados, as promoções especiais e os melhores canais de comunicação com os consumidores. Com uma estratégia bem definida e aplicada antecipadamente, as chances de conquistar mais clientes e aumentar as vendas é ainda maior.

2 - Logística

Quando o assunto é vender pela internet, a logística tem grande importância, ainda mais em datas comemorativas como Natal e Black Friday, épocas em que a demanda aumenta repentinamente. Por isso, não esqueça de organizar a logística da sua loja para que não faltem produtos no estoque e a entrega seja eficiente e rápida.

3 - Marketing

A comunicação é uma das responsáveis pelo sucesso da sua loja, afinal, o público precisa saber que você existe e chegar até seu e-commerce. Dessa forma, é importante investir em marketing o ano todo. Porém, próximo à épocas especiais, as ações de marketing devem ser ainda mais intensas. Invista em campanhas temáticas, e-mail marketing, redes sociais, etc. Ofereça descontos, brindes e promoções exclusivas, sempre voltados aos produtos mais visados nas datas comemorativas.

4 - Formas de pagamento

Após divulgar suas ações e promover ofertas especiais, é hora de oferecer facilidades para concretizar a venda. Invista em ações de frete grátis, diferentes formas de pagamento, como cartão de crédito e débito, depósito, boleto, transferência, PayPal, etc. O importante neste passo é viabilizar a compra e tornar o pagamento o mais simples e rápido possível.

5 - Embalagens personalizadas

Uma última dica para vender mais em datas comemorativas é apostar em embalagens personalizadas. Para cada época festiva você pode utilizar envelopes temáticos, ou sustentar as cores da sua loja. Embalagens personalizadas demonstram mais cuidado e atenção aos detalhes, além de contribuírem tanto para a experiência quanto para a fidelização do cliente.

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