03/11/2020
Aprox. 5 min.Black Friday e Cyber Monday 2020
Com a crise da pandemia do coronavírus, os lojistas não sabem o que esperar da Black Friday e da Cyber Monday 2020. Confira no artigo as expectativas para este ano.
Em um ano marcado pela crise mundial causada pelo coronavírus, os empreendedores do comércio eletrônico ainda não sabem o que esperar das grandes datas comerciais que marcam o último trimestre, como a Black Friday e a Cyber Monday 2020.
Afinal, a pandemia da covid-19 trouxe diversas mudanças para o cenário econômico e a vida em sociedade, afetando, como consequência, o comportamento dos consumidores.
Historicamente, a Black Friday é uma data de sucesso para o varejo brasileiro, só perdendo em importância para o Natal.
A cada edição, as vendas ultrapassam o faturamento do ano anterior, trazendo resultados expressivos tanto para o comércio físico quanto eletrônico.
Mas considerando os desafios deste ano, o que os empreendedores do e-commerce podem esperar da Black Friday e Cyber Monday 2020?
Confira mais sobre este assunto no artigo de hoje!
Black Friday e Cyber Monday 2020: quais as expectativas?
Este ano, a Black Friday será no dia 27 de novembro, seguida pela Cyber Monday, no dia 30 do mesmo mês.
A poucas semanas dos eventos, a pesquisa Black Friday 2020, realizada pela área de Inteligência de Mercado da Globo, apontou que 42% dos entrevistados tem interesse em realizar compras na Black Friday deste ano.
Já a Ebit Nielsen estima que as vendas online na Black Friday 2020 apresentem um aumento de 27% em relação à edição passada.
Estes dados demonstram uma perspectiva positiva para o comércio eletrônico neste último trimestre do ano. Pois mesmo com a crise, a pandemia do coronavírus impulsionou a transformação digital, levando mais pessoas a realizarem compras online.
Muitos especialistas ainda acreditam que estes eventos de final de ano podem suprir uma demanda reprimida para determinados consumidores. Ou seja, a Black Friday e a Cyber Monday representam o momento ideal para gastar o que foi “segurado” ao longo do ano, durante a contenção de gastos.
O perfil do público consumidor
Como reflexo da pandemia, as decisões de compra deste ano ganharam novos elementos importantes, como demonstra o levantamento da Globo.
Segundo a pesquisa, 65% do público que pretende consumir na Black Friday irá comprar algo para se presentear. Já 51% deve priorizar marcas que realizaram ações positivas durante a pandemia.
Dentre as categorias mais desejadas, roupas e acessórios lideram a lista (31%), seguido por smartphones (30%), eletrônicos (30%), calçados (26%), eletrodomésticos (23%) e perfumes e cosméticos (21%).
É importante ressaltar ainda que, devido às restrições da quarentena e o isolamento social, muitas pessoas que não tinham o hábito de comprar online migraram para o comércio eletrônico.
Assim, as compras online passaram a fazer parte da jornada dos consumidores nas mais diversas categorias, como alimentos, itens de higiene e demais bens de consumo.
Este contexto mostra que, durante os eventos deste ano, todos estão mais propensos a comprar pela internet.
Considerando que a Black Friday e a Cyber Monday 2020 podem representar uma grande oportunidade para aumentar as vendas no comércio eletrônico, é importante que os lojistas estejam preparados para o grande volume de pedidos.
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