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Black Friday: o que esperar no cenário econômico

Black Friday: o que esperar no cenário econômico

Presente no país desde 2010, a Black Friday já se tornou uma das datas mais importantes do calendário de compras dos brasileiros. A cada edição, o evento alcança um número recorde de faturamento, aumentando ainda mais as expectativas dos comerciantes para o próximo ano.

Em 2019, a Black Friday superou um faturamento de R$ 3 bilhões em apenas dois dias de promoções. Para 2020, a expectativa era de que o evento trouxesse ainda mais retorno, principalmente para o comércio eletrônico.

Contudo, a pandemia do coronavírus que atingiu o mundo em 2020 trouxe diversas mudanças para o comportamento da sociedade e a maneira de viver e consumir, resultando em uma crise nos mais diversos setores.

E frente aos desafios do momento, o que esperar da Black Friday 2020 no atual cenário econômico?

A Black Friday 2020

Projetada para ser a maior edição no país, a Black Friday 2020, que ocorrerá no dia 27 de novembro, na última sexta-feira do mês, será um evento atípico devido a uma série de acontecimentos.

A pandemia do coronavírus, o aumento na taxa de desemprego e a crise econômica mundial são situações que trazem muitas incertezas acerca do desempenho da Black Friday este ano.

E mesmo que a performance da Black Friday 2020 seja incerta, afinal, ainda não se pode prever qual será a situação do varejo e da economia nos próximos meses, vale ressaltar que se as limitações impostas pelo distanciamento físico e a quarentena se manterem até o final do ano, o volume de vendas poderá se focar quase todo no meio online.

Por isso, os comerciantes e gestores de e-commerce precisam se preparar para suprir a demanda tanto de produtos quanto de eficiência tecnológica para não perder nenhuma venda e fidelizar os clientes durante a Black Friday 2020.

Como se preparar para a Black Friday?

Confira dicas de como preparar a sua loja virtual ou e-commerce para a data das maiores ofertas do varejo brasileiro:

1 – Conferir o estoque

Os descontos e promoções realizados durante a Black Friday geram um aumento significante na demanda. Por isso, é fundamental conferir e preparar o estoque com antecedência para que o seu e-commerce possa suprir todos os pedidos durante a data.

Mas atenção, antes de realizar a compra do fornecedor confira quais produtos são normalmente mais requisitados e terão maior demanda para evitar estoque parado após a Black Friday.

Uma dica interessante para lojistas que estão com mercadorias paradas no estoque é aproveitar a data para comercializar esses produtos com descontos mais atrativos, criando assim a condição ideal para vendê-los.

2 – Oferecer descontos e condições atrativas

A Black Friday é uma data conhecida pelas grandes ofertas e preços atrativos para os consumidores. Dessa forma, o seu e-commerce deve elaborar descontos verdadeiros e condições diferenciadas para atrair o público e fechar mais vendas.

Porém, é importante considerar que anunciar um preço muito abaixo do praticado pela concorrência pode prejudicar a percepção de valor da mercadoria, fazendo com que o consumidor questione a real qualidade daquele produto.

Por isso, o indicado é sempre estudar os concorrentes antes de precificar os seus produtos para se adequar à realidade do mercado.

Lembre-se de que o consumidor está cada vez mais atento à atuação dos comerciantes. Lojas que aumentam o preço dias antes da Black Friday para depois reduzi-lo e passar a impressão de desconto acabam sendo denunciadas, criando uma má reputação perante os compradores.

Para o seu e-commerce não sofrer com ações equivocadas, planeje a precificação e ofereça descontos especiais nos produtos mais competitivos da loja. Seja criativo e honesto com seu consumidor.

3 – Preparar a logística

Com o maior fluxo de pedidos durante a Black Friday, é natural que as entregas aumentem consideravelmente. E quem vende pela internet deve contar com uma logística bem estruturada e pronta para atender a demanda da época.

Além de contar com mais de um parceiro para realizar o transporte das suas mercadorias, lembre-se também de considerar a logística reversa. Afinal, com o aumento das vendas, existe também a possibilidade do seu e-commerce receber mais pedidos de trocas de produtos.

De acordo com o Código do Consumidor, os clientes têm um prazo de até sete dias após o recebimento da mercadoria para desistir da compra. Por isso, prepare a logística do seu e-commerce para receber os produtos de volta.

Garantir as vendas na Black Friday é importante, mas proporcionar confiança ao consumidor é fundamental para fidelizar mais clientes e se beneficiar no futuro.

4 – Garantir os suprimentos para a entrega

A logística do seu e-commerce já está estruturada para a Black Friday. Agora, é hora de garantir todos os suprimentos necessários para a entrega dos produtos.

Investir em embalagens de qualidade e com dispositivos de segurança é essencial para evitar problemas no despacho e gastos com troca de produtos danificados.

Os envelopes plásticos de segurança garantem que a mercadoria seja enviada com discrição até a casa do consumidor. Além disso, a tecnologia utilizada garante a inviolabilidade do pacote, bem como proteção contra umidade, rasgos, luz solar e líquidos.

Gostou das dicas de hoje? Então que tal começar a preparar o seu e-commerce para a Black Friday 2020?

Na Veloplastic Embalagens você encontra diversas opções de envelopes de segurança para despachar a sua mercadoria de maneira segura e otimizada.

Nossas embalagens incluem interior com plástico bolha, exterior com bolsa canguru, padrão Correios e opção personalizável para você por em prática as melhores estratégias de marketing para a Black Friday.

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