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Calendário do e-commerce 2022

Calendário do e-commerce 2022

calendário do e-commerce 2022

Já estamos em 2022! E com a virada do ano, novas expectativas e oportunidades de crescimento surgem no varejo eletrônico. Para aproveitar ao máximo todas as grandes ocasiões, é preciso ficar de olho no calendário do e-commerce e preparar com antecedência as melhores ações para cada data especial do ano.

Afinal, o ano de 2022 está repleto de celebrações e grandes datas comerciais, que movimentam o varejo e trazem ainda mais lucros para e-commerces e lojas virtuais.

Conhecer estas datas e estar preparado com certa antecedência é fundamental para aproveitar ao máximo o potencial de cada época do ano, aperfeiçoando as estratégias e a operação do negócio e ampliando as possibilidades de negociação para aumentar as vendas.

Confira no artigo as principais datas sazonais e comemorativas que todo gestor de e-commerce deve aproveitar em 2022.

Calendário e-commerce 2022

  • Janeiro
    Apesar de janeiro não ser marcado por grandes datas sazonais, o mês ainda pode ser muito rentável para os lojistas, pois é o período em que os consumidores costumam realizar a troca de presentes de Natal.

    Neste mês, o varejo eletrônico deve estar preparado para prestar o melhor atendimento aos clientes, uma vez que o contato de um consumidor com a loja sempre pode resultar em novas vendas. 

    Por isso, é importante que a equipe de vendas esteja treinada para aproveitar o maior fluxo de clientes, oferecendo novas opções de produtos e despertando o interesse do público.

    Além da troca de mercadorias, em janeiro é comum que os clientes aproveitem as férias escolares para comprar itens de lazer, roupas de praia, artigos esportivos, entre outros.

    O mês de janeiro é uma oportunidade e tanto para os lojistas conquistarem o público através do bom atendimento e da variedade de produtos, garantindo um início de ano com bons números. 

  • Fevereiro
    Em fevereiro, muitos lojistas aproveitam as liquidações do verão para dar saída aos produtos que não foram vendidos no período anterior.

    Para evitar que a mercadoria fique parada, vale realizar promoções e dar maior visibilidade a produtos selecionados. Assim, mesmo que o cliente não esteja a procura desta mercadoria, o preço promocional pode ser um grande atrativo para a compra por impulso.  

  • Março
    O mês de março é marcado por duas datas importantes para o comércio: o Dia Internacional da Mulher (08) e o Dia do Consumidor (15).

    Para o Dia da Mulher, vale investir em comunicações específicas e promoções voltadas para o público feminino. E para o Dia do Consumidor, os lojistas podem desenvolver estratégias como promoções, brindes e combos de produtos, que trabalhem a fidelização do cliente.

  • Abril
    A Páscoa, celebrada em 2022 no dia 17 de abril, é uma das datas mais importantes para o varejo alimentício.

    Neste período, os comerciantes devem investir em estratégias de marketing focadas tanto nos adultos quanto nas crianças, já que elas são as principais consumidoras de ovos de chocolate.

    Por isso, a dica é preparar os estoques com antecedência e apostar na variedade de produtos para atender a diferentes tipos de públicos. Preparar cestas e kits também é uma estratégia interessante para aumentar as vendas e o faturamento durante a Páscoa.

  • Maio
    Considerada uma das datas mais importantes do varejo, atrás apenas do Natal e da Black Friday, o Dia das Mães será comemorado em 08 de maio de 2022.

    Esta data movimenta os mais diversos segmentos do comércio eletrônico, como lojas de roupas, calçados, produtos de beleza, eletrodomésticos e eletrônicos, entre outros.

    Para garantir as vendas durante o Dia das Mães, é importante desenvolver ações específicas para a data, além de garantir o estoque, as promoções de época, a logística de entrega e o bom atendimento ao cliente.

  • Junho
    Em junho, a data que ganha destaque é o Dia dos Namorados, comemorada no dia 12. Desenvolver uma comunicação voltada aos casais e organizar indicações de presentes para eles e para elas no site da loja são estratégias interessantes para lojistas que buscam conquistar os consumidores mais indecisos nesta época.

  • Julho
    Em 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock, data ideal para e-commerces do segmento musical, de vestuários e de artigos de coleção aumentarem suas vendas.

    Para tornar o Dia Mundial do Rock mais atrativo para os clientes, vale elaborar uma comunicação criativa e promover interações com o público nas redes sociais da marca.

    Sorteio de brindes, promoções exclusivas e kits temáticos voltados ao universo musical do Rock também são estratégias interessantes para chamar a atenção do público e aumentar as vendas.

  • Agosto
    O Dia dos Pais, celebrada em 14 de agosto de 2022, é uma data com forte apelo emocional, e que deve ser explorada por e-commerces e lojas virtuais.

    Para aproveitar bons resultados neste período, é importante realizar uma pesquisa com base em dados anteriores e analisar as características da marca e a forma como os clientes em potencial podem interagir com as estratégias delimitadas para a data.

    Em datas como o Dia dos Pais e o Dia das Mães, é essencial realizar uma publicidade com propósito e que esteja alinhada aos valores da marca.

  • Setembro
    Celebrado em 15 de setembro de 2022, o Dia do Cliente representa uma ótima oportunidade para explorar a fidelização do consumidor. Por isso, vale investir em e-mails de remarketing, cupons de desconto progressivo e brindes especiais para conquistar os novos clientes e manter os antigos.

  • Outubro
    O Dia das Crianças é uma data de grande importância para o varejo eletrônico, pois não são apenas os pais que presenteiam. Nesta época, avós, tios, madrinhas e outros parentes também costumam comprar algo para os pequenos.

    Para esta data, vale elaborar ações criativas e divertidas, oferecendo brindes e descontos progressivos, além de uma comunicação que atraia a atenção das crianças e dos adultos.

  • Novembro
    Representando uma das maiores datas do comércio eletrônico, a Black Friday costuma apresentar os melhores descontos e promoções do mercado. Por isso, muitas pessoas esperam a data para realizar os desejos de consumo.

    Para garantir as vendas durante a Black Friday, é importante planejar muito bem o estoque e a logística do negócio, sem deixar de lado as ofertas típicas da época.

    Dessa forma, os clientes garantem suas compras e podem até mesmo retornar à loja para adquirir novos produtos.

  • Dezembro
    Celebrado em dezembro, o Natal é uma das datas mais rentáveis para o e-commerce. Isso porque fatores como o 13º salário, as bonificações de final de ano e o desejo de presentear movimentam as vendas.

    Para garantir o aumento no faturamento durante o Natal, é importante que o lojista invista ainda no início de dezembro em estratégias de marketing, ações de comunicação nas redes sociais, estoque bem planejado e logística elaborada.

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