Calendário e-commerce 2021
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05/01/2021

Aprox. 12 min.

Calendário e-commerce 2021

Confira no artigo as principais datas comemorativas que marcam o calendário do e-commerce 2021.

O calendário do e-commerce é repleto de datas comemorativas ideais para desenvolver estratégias exclusivas para aumentar o faturamento e alavancar as vendas ao longo do ano.

Afinal, além das mais conhecidas, como Natal, Dia das Mães e Black Friday, existem diversas outras datas que podem, e devem, ser exploradas no e-commerce.

Para 2021, um ano com boas expectativas para o comércio eletrônico, os gestores devem se preparar com antecedência e pensar em ações criativas e atraentes para conquistar os consumidores.

Para te ajudar nesta missão, nós listamos as principais datas do calendário do e-commerce para você se planejar e vender ainda mais em 2021! Confira:

Janeiro

  • Dia do Leitor (07/01)
    Instigue o seu cliente a ler mais! Que tal promover descontos para os títulos mais populares e oferecer brindes relacionados aos livros?
    Ações com desconto progressivo na compra de mais produtos também são interessantes para esta data.
  • Dia da Saudade (30/01)
    Data ideal para apostar nas estratégias de remarketing, o Dia da Saudade pode ser aproveitado para reconquistar clientes inativos e recuperar carrinhos abandonados.
    Para isso, invista em e-mail marketing com descontos exclusivos para quem já comprou em sua loja, condições especiais de pagamento e benefícios como frete grátis.

Fevereiro

  • Valentine’s Day (14/02)
    O Valentine’s Day, ou o Dia dos Namorados internacional, vem conquistando maior visibilidade no Brasil a cada ano.
    Para esta data, a aposta é em produtos para casais e kits para namorados. As promoções do tipo leve 1, pague 2 são ideais para complementar ainda mais os presentes nesta data.
  • Carnaval (16/02)
    Para esta data, a palavra-chave é organização! Afinal, durante um dos principais feriados do país, a logística das entregas pode ser afetada.
    Por isso, o ideal é se planejar conforme o funcionamento dos parceiros logísticos, sem esquecer de comunicar os clientes sobre possíveis atrasos nas entregas.

Março

  • Dia Internacional da Mulher (08/03)
    Nesta data, o foco é o público feminino! Por isso, desenvolva estratégias pensando nas mulheres de hoje em dia e em suas reais necessidades.
    Lembre-se: nada de focar apenas em utensílios para o lar ou eletrodomésticos, invista na saúde e na beleza. Incentive as lutas pelos direitos iguais!
    Invista em e-mails marketing com cupons de desconto para elas e desenvolva uma seção em seu site apenas com produtos sugeridos para presentear na data.
  • Dia do Consumidor (15/03)
    Esta data é essencial para destacar a importância dos consumidores e promover um relacionamento mais próximo com eles.
    Para isso, aposte em promoções e liquidações realmente atrativas, ofereça pagamentos facilitados e presenteie seus consumidores com brindes.

Abril

  • Páscoa (04/04)
    A Páscoa é uma data que movimenta diversos setores do comércio brasileiro, desde artigos religiosos, ovos de chocolate e brinquedos até utensílios de cozinha, itens de decoração e embalagens.
    Para garantir o sucesso das vendas durante a Páscoa, invista em uma comunicação ativa, otimize a experiência de compra do consumidor e aposte em um visual atrativo e temático para o seu e-commerce.
  • Dia Mundial do Livro (23/04)
    Assim como o Dia do Leitor, o Dia Mundial do Livro pede o incentivo à leitura! Dessa forma, elabore promoções especiais para coleções e trilogias, ofereça descontos progressivos e desenvolva kits com títulos do mesmo estilo.
    Lembre-se de investir em uma comunicação ativa e nos e-mails marketing para conversar diretamente com o seu consumidor.
  • Dia do Frete Grátis (final de abril)
    Normalmente realizado no final de abril, o Dia do Frete Grátis é uma campanha organizada todos os anos por e-commerces e marketplaces.
    Nesta data, busque fazer parcerias com transportadoras para oferecer o frete grátis para determinadas regiões ou para compras acima de um valor específico. Afinal, o alto valor do frete costuma ser um motivo recorrente para o abandono de carrinho
    Como muitas pessoas aproveitam a data para antecipar a compra de presentes para o Dia das Mães, é interessante oferecer frete grátis para os produtos especiais para elas.

Maio

  • Dia das Mães (09/05)
    Uma das datas mais importantes no calendário do e-commerce, o Dia das Mães apresenta vendas expressivas em diversos setores.
    Esta data pede uma comunicação mais emotiva para atrair e conquistar os consumidores. Lembre-se de se preparar com antecedência — pelo menos dez dias antes da data — e focar as campanhas em diversos públicos, já que todas as pessoas compram presentes no Dia das Mães.
  • Dia do Orgulho Nerd (25/05)
    O dia do Orgulho Nerd é voltado para o público geek e nerd que adora videogames, filmes, quadrinhos e referências da cultura pop.
    Super antenados nas redes sociais e nas novidades tecnológicas, esses consumidores são atraídos por uma comunicação mais divertida e lúdica. Por isso, invista nos personagens de grandes sagas e trilogias.
    Para esta data, trabalhe promoções em produtos como eletrônicos, vestuários, filmes, jogos, bonecos colecionáveis, entre outros.

Junho

  • Dia dos Namorados (12/06)
    Para esta data, valem as mesmas estratégias do Valentine's Day. Aposte em kits especiais para namorados e na personalização de produtos para tornar o presente mais íntimo e especial.
    As promoções também são essenciais para aumentar as vendas e conquistar mais consumidores interessados em presentear e economizar.

Julho

  • Dia Mundial do Rock (13/07)
    Esta data é ideal para aumentar as vendas de e-commerces de instrumentos musicais, cds, dvds, vestuários e artigos de coleção. Por isso, prepare descontos especiais para estes artigos.
    Aproveite a oportunidade para elaborar uma comunicação criativa e interagir com o público nas redes sociais, sortear brindes e fazer promoções voltadas ao universo musical do Rock.

Agosto

  • Dia dos Pais (08/08)
    Data especial para presentear, o Dia dos Pais exige planejamento prévio e divulgação com antecedência para alertar aos consumidores sobre a hora certa de fazer o pedido.
  • Para esta data, vale apostar em kits de produtos e artigos diversos, como perfumes, relógios, celulares, roupas e sapatos para presentear e agradar os diversos perfis de pais.

Setembro

  • Dia do Cliente (15/09)
    Que tal aproveitar o dia do cliente para explorar a fidelização do seu consumidor? Invista no remarketing através de e-mails, ofereça cupons de desconto e brindes exclusivos de acordo com o valor da compra.
    A ideia do Dia do Cliente é valorizar o consumidor e fazer com que ele se sinta especial ao comprar no seu e-commerce.

Outubro

  • Dia Mundial dos Animais (04/10)
    No Dia Mundial dos Animais, o setor pet pode alavancar as vendas de produtos para os animais de estimação.
    Para isso, aposte em uma comunicação emotiva direcionada aos amantes dos animais e donos de pets.
    Lembre-se de fazer uma descrição completa e detalhada dos produtos da sua loja, otimizar a experiência de compra e oferecer brindes para os donos presentearem seus bichinhos
  • Dia das Crianças (12/10)
    No calendário do e-commerce, o Dia das Crianças é uma das principais datas para a venda de brinquedos e artigos para os pequenos.
    Para chamar a atenção do público, invista em campanhas voltadas para os pais, porém remetendo ao universo infantil e aos personagens populares entre as crianças.

Novembro

  • Black Friday (26/11)
    A Black Friday é uma das datas mais importantes no calendário do e-commerce. Afinal, os grandes descontos e ofertas levam milhares de pessoas às compras todos os anos.
    Para esta data, é importante trabalhar uma comunicação clara, divulgando quais serão os produtos em promoção e as condições de pagamento.
    Os e-commerces devem se preparar com bastante antecedência para garantir o estoque, realizar os acordos com as transportadoras e otimizar o site para o aumento dos acessos.
  • Cyber Monday (29/11) 
    A Cyber Monday é a primeira segunda-feira após a Black Friday. Nesta data, muitos lojistas aproveitam para estender os descontos da Black Friday e queimar o estoque antes dos lançamentos do Natal.
    Normalmente, os produtos em destaque na Cyber Monday são eletrônicos, como celulares, videogames, computadores, televisores, etc.
    Nesta data, é interessante investir em remarketing para atrair novamente os clientes que abandonaram os carrinhos durante a Black Friday.

Dezembro

  • Natal (25/12)
    Data mais importante do calendário do e-commerce, o Natal exige maior preparação dos lojistas.
    É hora de apostar na personalização para se diferenciar da concorrência. Produzir embalagens temáticas, decorar o site e entregar cartões de Natal junto com as encomendas melhoram toda a experiência de compra do consumidor e fidelizam os clientes.
    Além disso, vale investir em diferentes opções de pagamento, descontos progressivos e frete grátis para estimular o cliente a levar mais produtos de uma só vez.
    Lembre-se de conferir o estoque, garantir a entrega da mercadoria na data prevista e deixar claro em seu site as regras para trocas e devoluções de produtos.

Como se preparar para vender mais

Agora que você já sabe quais são as principais datas do calendário do e-commerce e conferiu dicas para vender mais, é hora de pensar nas embalagens da sua loja virtual.

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