Canais de venda online: como escolher os melhores?
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17/05/2022

Aprox. 6 min.

Canais de venda online: como escolher os melhores?

O aumento da oferta e procura no digital reforça a necessidade de escolher os melhores canais de venda online. Listamos as principais opções. Confira!

A procura por serviços e produtos ofertados pela internet só tem aumentado. Por isso, é indispensável que qualquer empresa que deseja alavancar seus negócios entenda em quais canais de venda online deve marcar presença.

O assunto pode ser uma novidade para alguns empreendedores, mas nosso objetivo é explicar e mostrar as possibilidades.

Para começar, é preciso entender o que são os canais de venda. Por definição, eles são os meios pelos quais uma empresa leva seu produto ou serviço até o cliente. É onde acontece o contato com aquilo que é vendido.

No mundo online, esses canais de venda se diferenciam porque podem ser acessados de qualquer lugar e em qualquer horário.

Contudo, isso pode ser bom e ruim, dependendo de como e onde está acontecendo a exposição dos produtos ou serviços, pois este contato sem um bom atendimento pode gerar uma má reputação com a clientela.

Qual o melhor canal de venda pela internet?

A resposta, na verdade, depende de uma pergunta: Quem é a sua persona? A partir dessa definição, ou seja, do conhecimento do público alvo detalhado, a escolha do canal de venda online será uma consequência baseada nos hábitos e melhores pontos de contato.

Depois disso, também é necessário desenvolver estratégias específicas para atingir o público. Escolha os canais de venda online que fazem sentido, mas não tenha medo de apostar em mais de um.

Combinar diversos pontos de venda é válido para expandir a exposição da marca, além de entregar conteúdo de forma prática ao oferecer comodidade para o cliente.

A seguir, mostraremos as principais opções de canais de venda online. Veja quais são!

  • E-commerce

O e-commerce é uma loja virtual vinculada a apenas uma empresa, o que garante que o site seja personalizado com as cores, logomarca, etc.

Além disso, os processos que ocorrem nele são de responsabilidade exclusiva da empresa que vende os produtos ou serviços, inclusive todos os meios de pagamento.

Para investir nesse canal de venda online, é preciso ter uma estratégia eficaz de comunicação, pensando em formas de se diferenciar da concorrência e se destacar no mercado competitivo.

É possível criar um site do zero de forma gratuita, assim como pensar na estrutura com mais liberdade, mas para isso é necessário ter orçamento e mão de obra especializada.

  • Marketplace

O marketplace é um dos canais de venda online que mais tem ganhado espaço na atualidade, sendo uma das principais formas de comprar sem sair de casa.

Ele é uma plataforma que faz o intermédio entre quem compra e quem vende, como se fosse um grande shopping digital. É possível que diversas lojas de diferentes segmentos estejam no mesmo marketplace, por exemplo.

As lojas costumam anunciar seus produtos mediante uma comissão, que sofre variação de acordo com a visibilidade que deseja ter.

Diferente do e-commerce, no marketplace um vendedor não precisa se preocupar com a parte do pagamento, apenas com o processo de cadastro e entrega dos produtos.

  • Redes Sociais

As redes sociais são poderosas como um canal direto de comunicação com o público. A maior parte das empresas já possuem perfil comercial, mas poucas atuam de forma estratégica.

Para usar o Instagram, Facebook, WhatsApp ou outra rede social como canal de venda online, os comerciantes devem realizar ações de marketing, criar engajamento, oferecer conteúdos ricos e, claro, oferecer facilidades para este tipo de compra.

  • E-mail Marketing

O e-mail marketing é muito eficaz quando usado da maneira certa. Para atrair e conquistar os clientes, as mensagens precisam ser personalizadas e não ter uma frequência que incomode e possa ser confundida com o spam.

Por meio de uma abordagem amigável, criativa e até educativa, as empresas podem conduzir os clientes a efetivar uma compra oferecendo algumas vantagens exclusivas, por exemplo.

  • Google Ads

O Google é uma ferramenta de pesquisa que pode trazer muitos resultados em vendas! Antigamente chamado de Google Adwords, mas agora conhecido como Google Ads, essa ferramenta permite que marcas criem anúncios para atingir clientes específicos.

É possível segmentar para quem o produto vai aparecer com a escolha de palavras-chave. Depois, o anúncio aparece em resultados de busca e também em sites terceiros, gerando tráfego para o site.

Cuidado ao escolher!

Em meio aos canais de venda online, tenha consciência que vender profissionalmente requer uma boa estrutura. Para isso, certifique-se que, independente do canal, suas operações ofereçam segurança e confiança em toda a jornada do cliente.