Check-list Black Friday
Voltar

08/11/2018

Aprox. 8 min.

Check-list Black Friday

Confira dicas interessantes para destacar o seu e-commerce na Black Friday deste ano e aumentar o volume de vendas.

Como estão os preparativos do seu e-commerce para a Black Friday deste ano? Sem dúvida alguma, a data é uma das mais aguardadas pelo comércio varejista em geral, físico e eletrônico.

Com a aceleração da vacinação e a retomada das atividades, a economia do país já tem sentido efeitos positivos e a expectativa para um aumento das vendas se torna ainda mais real.

No entanto, os reflexos da pandemia ainda serão observados este ano, já que consumidores que até então não compravam online e desenvolveram esse hábito durante a pandemia, poderão optar pelas ofertas de e-commerces e lojas virtuais durante a Black Friday 2021.

Segundo uma pesquisa do Méliuz, 56,7% dos entrevistados têm a intenção de realizar apenas compras online nesta Black Friday. Já 28,2% dos consumidores pretendem comprar tanto pela internet quanto em lojas físicas.

Considerando este cenário, os empreendedores e gestores de e-commerce devem se preparar ainda mais para a Black Friday 2021!

Por que a data promete ser tão arrasadora?

Um dos pontos importantes para o sucesso da Black Friday deste ano diz respeito a todas as mudanças que tivemos com a pandemia. Apesar da aceleração de vendas pela internet, o cenário era de muita incerteza e insegurança, mas mesmo assim a Black Friday teve um desempenho excelente. Logo, a expectativa para esse ano segue alta!

Como comentamos, a aceleração da vacinação é fundamental para um cenário positivo, mas outro fator determinante para o sucesso da data neste ano foi a reinvenção que muitos empresários fizeram em seus negócios.

E se antes alguém ainda tinha dúvida com relação às vendas online, hoje isso já mudou muito, já que o comércio online tem se tornado cada vez mais eficiente e seguro.

Sem dúvida alguma, a pandemia foi um marco e tanto na história e que jamais será esquecida. Quer uma prova bem prática disso?

Você conhece alguém que ainda não tenha feito nenhuma compra on-line? Hoje, ao contrário das últimas edições da Black Friday, o lojista não precisa mais se preocupar em fazer com que o consumidor entenda que é muito mais prático e vantajoso comprar pelo e-commerce.

Com todas as mudanças que tivemos de 2020 para cá, as pessoas ficaram ainda mais conectadas e acostumadas a comprar tudo pelo celular ou computador, em pouquíssimos cliques.

Por isso, é importante reforçar que o cenário nunca esteve tão positivo para os lojistas capricharem nas vendas!

Agora que você já sabe que a data promete ser arrasadora, a sua atenção deve se voltar à próxima etapa do processo!

Como garantir o sucesso na Black Friday?

Para que o seu e-commerce repita os bons resultados do ano passado ou aumente consideravelmente as vendas nesta Black Friday, é importante organizar com cuidado cada etapa. Afinal, nada pode dar errado!

Para isso, é fundamental que você siga alguns passos estratégicos para destacar o seu negócio em meio à concorrência e ganhar a disputa pela preferência do cliente.

Confira nove dicas para otimizar as suas vendas na Black Friday 2021:

1.  Planeje com antecedência
Não há dúvidas de que a Black Friday é a cereja do bolo, mas é importante se planejar durante o mês todo e não apenas para o dia da promoção.

Por isso, invista em atrativos ao longo do mês, como algumas promoções menores, para que o cliente fique engajado no seu e-commerce durante os dias de novembro.

2. Estabeleça pequenas metas
É hora de ser estratégico e criar promoções de impacto! Por exemplo: garanta a saída daquele produto encalhado, vinculando-o com a compra de outra mercadoria com melhores vendas.

Procure fazer com que o cliente perceba o produto e se interesse por ele.

3. Confira os links
De nada adianta o seu site estar incrível e repleto de promoções imperdíveis, se o cliente não consegue acessá-lo devido a problemas no link.

Estas situações geram frustração no consumidor e podem até resultar na perda da venda. Por isso, teste todos os links do seu e-commerce mais de uma vez.

 4. Ajuste a comunicação
Se a abordagem mais ampla e geral não está convertendo em vendas, a dica é mudar o quanto antes, investindo em algo mais direto para chamar a atenção.

Lembre-se: cada cliente é único e gosta de ser abordado de diferentes maneiras.

5. Realize um bom atendimento
O atendimento representa oportunidade! Se o cliente for bem atendido, ele certamente voltará a comprar na sua loja.

Por isso, converse com os seus colaboradores e dê o treinamento necessário antes da Black Friday. Equipe bem treinada e que sabe o que vende consegue resultados muito melhores.

6. Capriche na entrega
Uma entrega bem feita representa clientes mais satisfeitos com a empresa. Além de investir em envelopes de segurança de alta qualidade, que preservem a integridade dos produtos, é essencial ser ágil no envio.

Afinal, todo consumidor deseja receber a sua encomenda o quanto antes. E conquistar os consumidores neste ponto representa grandes chances de fidelização.

7. Confira o estoque
Não existe decepção maior para o consumidor do que buscar um produto no site e descobrir que não há estoque. Por isso, realize um levantamento das mercadorias que mais saem para garantir que nada falte no estoque durante a Black Friday.

Além de garantir que todos os pedidos sejam atendidos, esse controle facilitará a logística e a entrega mais rápida dos itens.

8. Esteja atento a reclamações e devoluções
É normal que o consumidor se arrependa da compra, e você deve estar preparado para lidar com essa situação.

E se houver alguma reclamação, é dever da loja atender o cliente da melhor maneira possível, sempre com educação e muita prestatividade para contornar a situação.

9. Aproveite o potencial do mobile e dos aplicativos
Os chamados superapps fizeram um grande sucesso na Black Friday de 2020, uma vez que os lojistas prepararam promoções específicas para esse canal.

Para a edição de 2021, a dica é manter as ações próprias para os aplicativos, aproveitando a oportunidade para reforçar o relacionamento com os clientes.

Já o mobile mantém sua importância para o varejo eletrônico, mesmo com o retorno dos consumidores às lojas físicas. Por isso, empreendedores e gestores de e-commerce devem aproveitar as oportunidades de venda proporcionadas pelos smartphones.

Além de colocar estas dicas em prática, é importante conferir o desempenho da Black Friday anterior para desenvolver ações ainda mais alinhadas à data.

Afinal, a Black Friday está chegando e o seu e-commerce precisa estar preparado!

Por isso, se você quiser aprofundar ainda mais seu conhecimento no assunto, a Veloplastic Embalagens criou um infográfico com informações essenciais para quem vende no e-commerce e quer arrasar na Black Friday!

Clique aqui para baixar o material gratuitamente.

Neste infográfico, você vai conferir o desempenho da Black Friday 2020, além dos produtos campeões de vendas, estratégias eficientes para aumentar o faturamento durante a data e muito mais!

E para garantir a qualidade e segurança durante as entregas nesta Black Friday, conte com os envelopes de segurança da Veloplastic!

Nossas embalagens são fabricadas em um material flexível e bastante resistente a rasgos e rupturas, e contam com dispositivos de segurança que impedem a violação do pacote até a entrega ao cliente.

Que tal investir em uma embalagem personalizada com o tema da Black Friday deste ano? Com os envelopes personalizados da Veloplastic você pode!

Basta enviar a sua arte para nossa equipe e aproveitar embalagens exclusivas e únicas que irão surpreender ainda mais os seus clientes no momento da entrega.

Clique aqui para fazer o seu pedido, a partir de 4.000 unidades.

Quer conferir outras opções de embalagens?

Acesse nosso site e conheça diferentes modelos de envelopes de segurança para o seu negócio vender ainda mais na Black Friday 2021.