Como aumentar as vendas no Natal
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13/11/2019

Aprox. 9 min.

Como aumentar as vendas no Natal

As festas de fim de ano estão chegando. Por isso, nós separamos algumas dicas para você aproveitar a época de celebrações e aumentar as vendas no Natal.

O Natal está chegando! Com a aproximação de uma das datas mais populares do comércio, as lojas já se preparam com decoração temática e cartazes de promoções. E para você que vende pela internet não ficar de fora, nós separamos algumas dicas para seu e-commerce aumentar as vendas neste Natal.

Acompanhe o artigo e saiba como o seu negócio pode aproveitar a última grande oportunidade comercial do ano.

As datas comemorativas

Todo lojista sabe da importância das datas comemorativas para o fluxo de vendas. Afinal, épocas de Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Black Friday são apenas algumas das datas que estimulam a compra e a troca de presentes.

Pensando na oportunidade que cada época oferece, nós já trouxemos aqui no blog um cronograma completo com as melhores datas para vender no e-commerce e como se preparar para elas.

Agora, você confere dicas especiais para aumentar o faturamento neste Natal.

As vendas no Natal

O Natal é uma das poucas datas que, independente da situação financeira, as pessoas ainda costumam celebrar. E mesmo que o valor gasto nos presentes não seja o mesmo a cada ano, as vendas ainda acontecem.

Por isso, os gestores de e-commerce devem se preparar neste fim de ano para aumentar as vendas durante o Natal e começar o próximo ano no azul.

Confira agora algumas dicas para melhorar seu lucro durante as vendas natalinas.

1. Faça um levantamento prévio

Antes de selecionar os produtos para as promoções de final de ano, procure descobrir quais mercadorias foram as mais vendidas no Natal passado. Para isso, consulte o histórico de vendas do seu site e anote quais produtos receberam mais pedidos.

Em seguida, realize uma pesquisa de palavras-chave para descobrir se os produtos ainda continuam em alta no mercado.

Outra opção é selecionar alguns termos que se relacionem com a mercadoria da sua loja e pesquisar o volume de buscas por essas palavras. Com esse tipo de informação é possível descobrir quais produtos têm recebido mais pesquisas próximo ao Natal, facilitando assim o planejamento e a escolha de promoções e produtos para seu e-commerce.

2. Utilize gatilhos mentais

Divulgar aos consumidores que uma promoção é por tempo limitado, informar que a peça é a última do estoque ou colocar um cronômetro fazendo a contagem regressiva para o fim da ação são maneiras mais do que efetivas de despertar o gatilho da urgência na mente do consumidor, aumentando as chances dele realizar a compra por impulso.

3. Realize promoções efetivas

O consumidor sempre acompanha o preço de algo que deseja comprar, por isso, realizar promoções realmente efetivas aumentam as chances de conquistar o cliente.

Outra facilidade de fechar mais vendas é oferecer frete grátis. Afinal, o frete caro é um dos grandes responsáveis pelas desistências e abandonos de carrinho.

Dessa forma, vale aproveitar o maior volume de compras durante o Natal para disponibilizar frete grátis na compra de mais produtos ou para mercadorias com boas oportunidades de lucro.

4. Aposte no remarketing
O remarketing pode ser uma boa opção para conquistar de vez aquele consumidor que visualizou um produto, mas que por algum motivo não efetuou a compra.

Afinal, o remarketing é uma maneira de fazer o consumidor lembrar da marca perto do período de compras.

Por isso, a dica é realizar anúncios de display, ou seja, propagandas nas redes sociais, blogs e sites, divulgando promoções especiais para o fim de ano.

5. Ofereça novas opções de pagamento

Todo cliente gosta de poder escolher. E na hora do pagamento não é diferente! E-commerces e lojas virtuais que oferecem mais de uma opção de pagamento agradam os consumidores e aumentam as chances de conquistar o cliente.

Por isso, é importante diversificar as formas de pagamento, como cartão de crédito e débito, boleto, transferência e PIX.

6. Conte com um suporte rápido

De nada adianta elaborar as melhores ações de marketing e vendas se, ao entrar em contato com a loja, o cliente não recebe um atendimento ágil e eficiente.

A qualidade do serviço de suporte é mais do que essencial durante o Natal, já que é comum que os consumidores tenham dúvidas sobre os produtos ou queiram trocar alguma compra.

Por isso, este é o momento ideal para realizar treinamentos com a equipe de SAC para garantir que o atendimento ao cliente seja impecável durante as vendas de Natal e para que todas as dúvidas dos consumidores sejam rapidamente esclarecidas.

7. Invista em comunicação efetiva
Em grandes datas comemorativas, a lista de contatos não pode ser deixada de fora das ações. Então, a dica é enviar e-mails temáticos e festivos para os contatos cadastrados na base do e-commerce.

Nessa hora, vale usar a criatividade e enviar e-mails com seleções de produtos, cupons de desconto, mensagens de fim de ano, cartões de Natal, entre outros.

Os e-mails demonstram que a empresa se preocupa com seus clientes e ajudam a reforçar o relacionamento entre marca e consumidor.

8. Utilize embalagens personalizadas

Após a compra, nada é mais importante para o cliente do que a entrega. E este momento pode se tornar ainda mais especial com o uso de embalagens de qualidade, decoradas com o tema natalino ou as cores exclusivas da marca.

Ao receber uma embalagem personalizada e de alta qualidade, o consumidor percebe o cuidado da loja com seus clientes, valorizando sua marca e estabelecendo um vínculo mais forte com ela.

Na Veloplástic, você pode adquirir embalagens plásticas personalizáveis com o design do seu e-commerce.

A Veloplástic trabalha com envelopes de diversos tamanhos e configurações (com plástico bolha, bolsa canguru, padrão Correios, etc.), todos com alto padrão de qualidade.

Além disso, a Veloplástic se preocupa com o seu papel na sociedade. Por isso, investe em ações para preservar o meio ambiente e incentivar a reciclagem de materiais.

Confira algumas de nossas ações sustentáveis:

  • Uso de insumos de fontes recicladas para a produção dos envelopes;
  • Reaproveitamento de 100% do plástico utilizado nos processos produtivos;
  • Incentivo ao descarte correto do plástico e conscientização da importância da reciclagem de materiais.

Que tal preparar seu e-commerce para este Natal junto com a Veloplástic?

Confira as opções de envelopes no site e não perca a oportunidade de aumentar suas vendas neste fim de ano.

E tem mais!

A Veloplástic preparou um material exclusivo com mais dicas interessantes para você realizar no seu e-commerce ou loja virtual neste Natal!

No infográfico “Natal, como aumentar as vendas de final de ano”, você confere o desempenho da data nas edições passadas, a lista de produtos mais desejados e muito mais!

Clique aqui para baixar o material e boa leitura!