Como estruturar um e-commerce do zero
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28/04/2020

Aprox. 8 min.

Como estruturar um e-commerce do zero

Criar um e-commerce do zero não é tarefa simples. Por isso, nós trazemos hoje seis dicas para empreendedores de primeira viagem do comércio eletrônico.

Iniciar um negócio do zero é um desafio e tanto para a maioria dos empreendedores de primeira viagem. E quando se trata de investir em um e-commerce, as dúvidas podem ser ainda maiores.

Afinal, o pequeno empresário que decide apostar no comércio virtual normalmente possui recursos financeiros limitados e pouca ou nenhuma experiência no mercado em que pretende se estabelecer.

Neste contexto, questionamentos como: de que modo planejar o negócio?; Como escolher o nicho de mercado?; Qual será o público alvo?; dentre outros, são frequentes entre os empreendedores de e-commerce.

Mas então, como dar os primeiros passos de maneira mais segura e “correta”? Confira a seguir algumas dicas que separamos para você estruturar um e-commerce do zero.

Boa leitura!

A estruturação inicial do e-commerce

Antes de começar a planejar o novo negócio, todo empreendedor precisa ter em mente que abrir uma empresa representa uma grande responsabilidade e demanda investimentos de tempo e recursos.

Por isso, é essencial que neste momento você se questione onde pretende chegar com seu novo empreendimento e porque está investindo nele.

Ao estabelecer uma meta — seja ela construir uma marca valiosa e de referência no mercado ou apenas conquistar uma vida financeira mais satisfatória — é possível ter uma visão mais ampla e clara do negócio como um todo.

Após definir seus propósitos, é hora de iniciar a estruturação do novo e-commerce.

1 - Estabeleça um planejamento

Todo negócio, independente do ramo de atuação, precisa de um planejamento, certo? E com a sua loja virtual não é diferente.

Para iniciar o planejamento é preciso se basear nas seguintes perguntas:

  • O que você irá vender?
  • Para quem irá vender ?
  • Quem serão seus fornecedores?

É partir desses três questionamentos, que envolvem produto, consumidor e fornecedor, que o e-commerce será estruturado.

A definição do produto está diretamente relacionada ao nicho de mercado. Por isso, neste momento é importante pesquisar quais mercados estão em ascensão, qual segmento apresenta deficiências em relação às dores dos consumidores e qual ramo de atuação você se identifica mais (moda, esportes, games, etc.).

Após escolhido o nicho de atuação do seu empreendimento, é hora de reconhecer o público-alvo. É importante ser o mais específico possível e ter uma audiência delimitada. Afinal, vender de tudo e para todos não é o melhor plano para um e-commerce em fase inicial.

Já a escolha dos fornecedores e parceiros deve ser cuidadosa e demandar uma pesquisa prévia. Esta etapa pode começar com uma busca na internet dos principais representantes dos produtos. Lembre-se de organizar todos os resultados e entrar em contato com cada empresa fornecedora.

2 - Elabore uma estrutura

Com a definição das três questões básicas citadas no primeiro passo, o empreendedor pode partir para a estruturação da loja.

No começo das atividades é importante otimizar processos e trabalhar apenas com o essencial, como um canal para a interação do público e um canal para vendas.

Um perfil no instagram ou uma fanpage no facebook são opções de canal de audiência para divulgar a marca, responder dúvidas e apresentar os produtos.

Já o canal de vendas é onde as compras acontecem. É importante ressaltar que durante a estruturação do e-commerce, investir em uma plataforma própria ainda não é a melhor opção.

O ideal é manter as vendas através de sites como Mercado Livre ou Submarino, plataformas que já estão “prontas” e só demandam o cadastro dos produtos.

3 - Crie valor para sua audiência

Nesta etapa é hora de investir em conteúdo de valor para o seu público. Posts com informações sobre os produtos e soluções para as demandas dos consumidores demonstram que a sua marca é referência naquele nicho de mercado.

Através de produção de conteúdo especializado e divulgação nos canais de audiência, a sua marca conquista mais visibilidade e leva público interessado nos produtos até o canal de vendas da sua loja.

4 - Aposte em um bom atendimento

O atendimento é fundamental para qualquer negócio, independentemente do tempo de atuação ou tamanho do investimento.

Observar como os consumidores estão chegando até você, em quais canais a sua loja está presente, como o processo de fidelização ocorre e demais questões relativas ao contato com o público são essenciais para determinar o sucesso do seu e-commerce.

5 - Descubra o caminho das vendas

O caminho das vendas representa o momento em que o gestor se depara com vendas recorrentes de pelo menos um de seus produtos.

Ao alcançar esta etapa é hora de seguir para o passo final e investir no empreendimento.

Contudo, se você ainda não atingiu esse patamar, significa que algo não está funcionando corretamente na sua estratégia. Revise sua oferta!

Verifique preços, qualidade e variedade dos produtos, público-alvo, dentre outras questões.

6 - Acelere o crescimento

Após passar por todas as fases anteriores e obter resultados satisfatórios em cada uma delas (os consumidores estão chegando até a sua loja, comprando os produtos e aumentando o caixa da empresa) é hora de investir no crescimento do e-commerce.

Apostar em um site próprio, contratar funcionários e iniciar ações de marketing digital são apenas algumas das ações que podem elevar um e-commerce para o próximo nível.

Lembre-se que todas as grandes marcas líderes de mercado também começaram do zero. Um e-commerce de sucesso não precisa crescer rápido da noite para o dia, o importante é ter em mente que estabelecer metas, ter um propósito e traçar um planejamento fazem parte do processo e devem ser considerados.

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