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Como evitar o abandono de carrinho por frete alto

Como evitar o abandono de carrinho por frete alto

O abandono de carrinho representa um dos maiores desafios para os gestores de e-commerce. Afinal, existem diversos fatores que podem influenciar o consumidor a finalizar a compra ou abandoná-la antes do checkout.

O alto valor do frete, por exemplo, é frequentemente citado pelos consumidores como um dos principais motivos para a desistência na hora da compra. Em algumas situações, o custo do envio pode até mesmo ultrapassar o valor do produto, tornando a compra inviável do ponto de vista do usuário.

De acordo com a pesquisa E-commerce Trends 2018, realizada pela Rock Content, 82,3% dos consumidores já desistiram de uma compra online devido ao alto valor do frete. Isso significa que grande parte dos usuários já encontrou o produto pelo preço ideal, mas graças ao preço do frete, considerou que não compensava comprar daquele vendedor.

Este elevado índice de abandono de carrinho pode trazer prejuízos a longo prazo para a loja e afetar sua taxa de conversão.

Mas como o seu e-commerce pode evitar o abandono de carrinho por frete alto? Confira as dicas que separamos no artigo de hoje.

A influência do frete alto no e-commerce

A taxa de frete é uma realidade no comércio eletrônico. Afinal, levar o produto até o consumidor final, nas mais diferentes regiões do país, possui um determinado custo.

Contudo, quando o valor praticado pelo e-commerce para realizar a entrega é muito alto, o consumidor reconsidera a compra em determinada loja e procura alternativas mais em conta para adquirir o produto, podendo até mesmo recorrer à concorrência.

Dessa forma, o valor do frete impacta tanto os consumidores, que fazem da tarifa um fator decisivo para a finalização da compra, quanto os empreendedores, que precisam investir em uma estratégia para otimizar o transporte sem prejudicar seus lucros.

Como evitar o abandono de carrinho por frete alto

Confira a seguir algumas dicas para você implantar no seu e-commerce para reduzir os índices de abandono de carrinho e contornar o alto valor do frete.

1 – Trabalhe com mais de uma transportadora

Contar com os serviços de uma segunda ou terceira empresa de transporte descentraliza a distribuição das mercadorias, diminui o tempo de entrega, e ainda pode reduzir os preços do frete graças à possibilidade de maior negociação com os parceiros.

2 – Ofereça diferentes opções de frete

Ao disponibilizar diversas opções de frete, a loja online melhora a experiência do usuário, possibilitando que ele escolha a solução ideal para as suas necessidades naquele momento. Dessa forma, o consumidor tem a liberdade de escolher entre uma entrega mais rápida por um valor maior ou o frete mais barato porém um pouco mais demorado.

3 – Torne possível o frete grátis

O frete grátis é um grande atrativo para os usuários. Oferecer a entrega gratuita de acordo com determinadas condições, como uma quantidade mínima de itens ou para produtos selecionados, pode aumentar o volume de vendas do e-commerce.

4 – Determine um valor mínimo de compras

Estipular um valor mínimo em compras para receber frete grátis é uma solução bastante utilizada para reduzir os problemas com o alto valor das entregas. Além disso, essa medida também pode incentivar o consumidor a adicionar mais itens ao carrinho. Contudo, é preciso definir um valor adequado para o tipo de produto comercializado e que não afaste os usuários.

Seguindo as dicas de hoje, o frete do seu e-commerce poderá ser otimizado, diminuindo consideravelmente os índices de abandono de carrinho em sua loja e trazendo um aumento nas vendas.

Para não prejudicar o processo de entrega dos seus produtos, conte com os envelopes plásticos Veloplastic.

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