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Como explorar ao máximo as datas comemorativas no e-commerce?

Como explorar ao máximo as datas comemorativas no e-commerce?

Se você tem uma loja, sabe que algumas épocas do ano favorecem uma alta das vendas. São as datas comemorativas, que podem alcançar um patamar de maior destaque ainda no e-commerce com um planejamento estratégico para potencializar os lucros.

Afinal, são muitas datas sazonais e que exigem organização quanto a estoque, divulgação, lançamentos, etc. Mas o planejamento ajuda em outro ponto: quanto mais detalhado, melhor preparada estará a loja para não se limitar às datas tradicionais e criar oportunidades para vender em períodos pouco movimentados.

Para isso, o e-commerce deve seguir algumas práticas para explorar ao máximo o potencial das datas comemorativas e impulsionar as vendas durante todo o ano.

Datas comemorativas do e-commerce: conheça as principais

A lista de datas comemorativas importantes para o comércio é extensa, mas o primeiro passo é refletir se é necessário investir em cada uma delas. O ideal é analisar seu nicho de mercado e público-alvo para criar estratégias personalizadas.

Vamos listar as principais datas e reforçar alguns pontos importantes sobre elas:

  • Carnaval

O Carnaval é um dos principais feriados do ano e acontece em fevereiro ou março. Muitas lojas podem não achar a data importante porque não vende nenhum produto que poderia ser relacionado a essa época do ano, mas o Carnaval merece um lugar de destaque no planejamento estratégico do e-commerce por um motivo simples: a logística.

Isso porque é um feriado de longa duração e muitas empresas não funcionam no período. Quem depende de fornecedores deve ter esse ponto de atenção. Além disso, as entregas podem ficar prejudicadas, especialmente se a área de cobertura do e-commerce incluir cidades com festas de rua.

  • Dia do Consumidor

No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, uma data que tem como objetivo destacar a preocupação das marcas com as pessoas responsáveis por seu sucesso: o cliente. Por isso, é uma data comemorativa famosa por seus descontos e liquidações.

Uma forma de potencializar ainda mais as vendas é estender esse período promocional, realizando a Semana do Consumidor ou Mês do Consumidor. Mas, lembre-se: priorize ofertas ‘reais’ nesse período, pois a concorrência é alta.

  • Páscoa

Quarenta dias após o Carnaval acontece a Páscoa, que pode “cair” nos meses de março ou abril. É uma data comemorativa importante para o comércio, pois movimenta desde o segmento de decoração até o de alimentação e presentes.

Nesse caso, se o seu nicho tiver como explorar a data, o principal é se diferenciar pela originalidade, pensando em formas novas de trabalhar os seus produtos e aproveitar ao máximo o potencial da Páscoa para vender mais.

  • Dia das Mães

Considerada a data mais importante do primeiro semestre do ano, o Dia das Mães acontece sempre no segundo domingo de maio. Isso porque, mesmo em períodos de crise, as pessoas não costumam deixar de presentear as mães e nem limitam tantos os gastos. É uma oportunidade incrível para fidelizar clientes e conquistar novos em promoções.

Os setores de roupas, calçados, cosméticos, beleza, eletrônicos e eletrodomésticos se destacam como opção de venda, mas outros nichos podem aproveitar o potencial da data comemorativa para destacar o seu produto. Caprichar no marketing é fundamental, com mensagens que exaltam o carinho do presente e embalagens personalizadas.

  • Dia dos Namorados

No dia 12 de junho acontece mais uma comemoração bastante esperada pelo comércio: o Dia dos Namorados! Com um clima romântico e o potencial de uma data que também acaba ultrapassando qualquer período de crise, as lojas devem investir em campanhas mais fortes de marketing e personalização de produtos e embalagens para conquistar os clientes.

  • Dia dos Pais

Apesar de não ser uma data tão expressiva quanto o Dia das Mães, o Dia dos Pais também movimenta bastante o e-commerce. Acontece sempre no segundo domingo de agosto e se destaca pelas possibilidades de vendas nos segmentos de moda, acessórios, calçados, eletrônicos, bebidas, perfumaria, livros, entre outros.

  • Dia das Crianças

No dia 12 de outubro, o Dia das Crianças se torna um marco importante para presentear as crianças da família. E nesta premissa, não são apenas os brinquedos que se destacam. Roupas, calçados, eletrônicos e até o segmento de alimentação podem se beneficiar da data para aumentar as vendas.

  • Black Friday

Em novembro, acontece a maior data comemorativa do e-commerce: a Black Friday. Sempre na última sexta-feira de novembro, o comércio tem a oportunidade de aumentar as vendas de forma significativa.

Mas, para isso, o e-commerce tem que se planejar para a data, com um estoque e campanhas de marketing bem estruturadas, um site sem problemas e a equipe de atendimento treinada para lidar com o aumento na demanda de clientes.

  • Natal

A última data do ano é o Natal, comemorado em 25 de dezembro e responsável por uma movimentação intensa no comércio. Além de presentear amigos e familiares, as pessoas também costumam investir em artigos para decoração e embalagens personalizadas. Por isso, uma dose extra de organização é fundamental, até para se planejar com antecedência para a data comemorativa.

O que fazer para aumentar as vendas nas datas comemorativas?

Se você chegou até aqui, já percebeu que um dos diferenciais para vender mais nessas datas comemorativas é o planejamento estratégico.

Afinal, sem se organizar não será possível aproveitar ao máximo as vendas, até por conta da alta concorrência nesses períodos. Evitar campanhas repetidas e planejar ações diferenciadas é primordial!

Mas, então, o que fazer para melhorar os resultados da sua loja virtual nessas datas comemorativas? Confira a seguir!

1 – Entenda o seu público-alvo

Conhecer o perfil do consumidor do seu negócio é fundamental para aproveitar o potencial de cada data comemorativa. Afinal, não faz sentido investir em uma campanha de Dia dos Namorados se o e-commerce vende brinquedos infantis. Ao mesmo tempo, focar esforços no Dia das Crianças e Natal é primordial neste caso.

2 – Tenha um calendário

Complementando a dica anterior, montar um calendário é o segundo passo de um planejamento estratégico para a sua loja virtual. Além de mostrar um panorama mais amplo das datas comemorativas, essa ferramenta serve como um guia para definir ações estratégicas nos períodos menos movimentados.

3 – Planeje as condições comerciais

Após definir o público-alvo e quais datas comemorativas são as mais importantes para a loja, chegou o momento de definir as condições comerciais. Isso significa estabelecer os percentuais de desconto de acordo com o grau de importância do período.

Um exemplo é a Black Friday, que exige um apelo promocional mais impactante. Já o Natal pode ter como alvo uma campanha mais focada em fidelizar o cliente do que propriamente “vender mais barato”.

Além disso, alguns nichos vão se beneficiar de épocas menos concorridas – como julho, que não tem uma grande data comemorativa – para realizar campanhas de queima de estoque ou desconto progressivo.

4 – Planeje os custos de cada campanha

Se definir as condições comerciais é importante, ter clareza quanto aos custos que o seu negócio pode suportar é ainda mais fundamental. Isso porque não adianta aumentar as vendas com uma promoção robusta, se a loja não tiver lucro.

Mais uma vez, o planejamento se torna uma ferramenta poderosa para fazer todos os cálculos da campanha, envolvendo custos com estoque, transporte, embalagens e marketing.

5 – Amplie o poder da divulgação

Outro ponto importante é a divulgação. Afinal, mesmo que a loja tenha uma campanha bem feita no site, de nada adianta se ninguém tiver acesso a ele. Por isso, seja criterioso na distribuição de divulgação em diversos canais, como redes sociais, marketplaces e campanhas pagas, para impactar seu público de forma completa.

E, claro, tudo isso deve ser feito de forma criativa para impactar os usuários de forma que a sua loja se destaque na concorrência. Priorize ações incomuns e abuse da originalidade para que o seu público entenda a sua campanha com maior relevância.

Potencialize as vendas com a personalização de embalagens

Para finalizar as dicas de como explorar ao máximo as datas comemorativas no e-commerce, chegamos a um detalhe que muitas empresas negligenciam: as embalagens personalizadas.

Além de serem importantes para proteger o produto e garantir que o produto chegue até o cliente de forma íntegra, elas também auxiliam no branding da marca. Com uma embalagem personalizada, o seu negócio reforça a identidade visual junto aos clientes e amplia o poder de divulgação das campanhas.

Outra vantagem é o fato da loja se destacar perante a concorrência, pois as embalagens personalizadas representam maior atenção da marca aos detalhes e mais cuidado com a integridade do produto.

A variedade de opções possibilitam ainda que a loja realize diversas abordagens ao longo do ano, tanto utilizando envelopes temáticos de datas comemorativas como Natal e Dia das Mães quanto a divulgação do logotipo e paleta de cores da marca.

Com essas características, as embalagens representam, portanto, uma importante ferramenta de comunicação da loja com os clientes. E utilizá-las de forma correta pode resultar em maior fidelização de clientes, avaliações mais positivas, reconhecimento de marca e, consequentemente, aumento das vendas.

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