Como explorar ao máximo as datas comemorativas no e-commerce?
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07/06/2022

Aprox. 12 min.

Como explorar ao máximo as datas comemorativas no e-commerce?

As datas comemorativas são uma oportunidade para potencializar as vendas no e-commerce. Confira dicas para aplicar no seu negócio!

Se você tem uma loja, sabe que algumas épocas do ano favorecem uma alta das vendas. São as datas comemorativas, que podem alcançar um patamar de maior destaque ainda no e-commerce com um planejamento estratégico para potencializar os lucros.

Afinal, são muitas datas sazonais e que exigem organização quanto a estoque, divulgação, lançamentos, etc. Mas o planejamento ajuda em outro ponto: quanto mais detalhado, melhor preparada estará a loja para não se limitar às datas tradicionais e criar oportunidades para vender em períodos pouco movimentados.

Para isso, o e-commerce deve seguir algumas práticas para explorar ao máximo o potencial das datas comemorativas e impulsionar as vendas durante todo o ano.

Datas comemorativas do e-commerce: conheça as principais

A lista de datas comemorativas importantes para o comércio é extensa, mas o primeiro passo é refletir se é necessário investir em cada uma delas. O ideal é analisar seu nicho de mercado e público-alvo para criar estratégias personalizadas.

Vamos listar as principais datas e reforçar alguns pontos importantes sobre elas:

  • Carnaval

O Carnaval é um dos principais feriados do ano e acontece em fevereiro ou março. Muitas lojas podem não achar a data importante porque não vende nenhum produto que poderia ser relacionado a essa época do ano, mas o Carnaval merece um lugar de destaque no planejamento estratégico do e-commerce por um motivo simples: a logística.

Isso porque é um feriado de longa duração e muitas empresas não funcionam no período. Quem depende de fornecedores deve ter esse ponto de atenção. Além disso, as entregas podem ficar prejudicadas, especialmente se a área de cobertura do e-commerce incluir cidades com festas de rua.

  • Dia do Consumidor

No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, uma data que tem como objetivo destacar a preocupação das marcas com as pessoas responsáveis por seu sucesso: o cliente. Por isso, é uma data comemorativa famosa por seus descontos e liquidações.

Uma forma de potencializar ainda mais as vendas é estender esse período promocional, realizando a Semana do Consumidor ou Mês do Consumidor. Mas, lembre-se: priorize ofertas ‘reais’ nesse período, pois a concorrência é alta.

  • Páscoa

Quarenta dias após o Carnaval acontece a Páscoa, que pode “cair” nos meses de março ou abril. É uma data comemorativa importante para o comércio, pois movimenta desde o segmento de decoração até o de alimentação e presentes.

Nesse caso, se o seu nicho tiver como explorar a data, o principal é se diferenciar pela originalidade, pensando em formas novas de trabalhar os seus produtos e aproveitar ao máximo o potencial da Páscoa para vender mais.

  • Dia das Mães

Considerada a data mais importante do primeiro semestre do ano, o Dia das Mães acontece sempre no segundo domingo de maio. Isso porque, mesmo em períodos de crise, as pessoas não costumam deixar de presentear as mães e nem limitam tantos os gastos. É uma oportunidade incrível para fidelizar clientes e conquistar novos em promoções.

Os setores de roupas, calçados, cosméticos, beleza, eletrônicos e eletrodomésticos se destacam como opção de venda, mas outros nichos podem aproveitar o potencial da data comemorativa para destacar o seu produto. Caprichar no marketing é fundamental, com mensagens que exaltam o carinho do presente e embalagens personalizadas.

  • Dia dos Namorados

No dia 12 de junho acontece mais uma comemoração bastante esperada pelo comércio: o Dia dos Namorados! Com um clima romântico e o potencial de uma data que também acaba ultrapassando qualquer período de crise, as lojas devem investir em campanhas mais fortes de marketing e personalização de produtos e embalagens para conquistar os clientes.

  • Dia dos Pais

Apesar de não ser uma data tão expressiva quanto o Dia das Mães, o Dia dos Pais também movimenta bastante o e-commerce. Acontece sempre no segundo domingo de agosto e se destaca pelas possibilidades de vendas nos segmentos de moda, acessórios, calçados, eletrônicos, bebidas, perfumaria, livros, entre outros.

  • Dia das Crianças

No dia 12 de outubro, o Dia das Crianças se torna um marco importante para presentear as crianças da família. E nesta premissa, não são apenas os brinquedos que se destacam. Roupas, calçados, eletrônicos e até o segmento de alimentação podem se beneficiar da data para aumentar as vendas.

  • Black Friday

Em novembro, acontece a maior data comemorativa do e-commerce: a Black Friday. Sempre na última sexta-feira de novembro, o comércio tem a oportunidade de aumentar as vendas de forma significativa.

Mas, para isso, o e-commerce tem que se planejar para a data, com um estoque e campanhas de marketing bem estruturadas, um site sem problemas e a equipe de atendimento treinada para lidar com o aumento na demanda de clientes.

  • Natal

A última data do ano é o Natal, comemorado em 25 de dezembro e responsável por uma movimentação intensa no comércio. Além de presentear amigos e familiares, as pessoas também costumam investir em artigos para decoração e embalagens personalizadas. Por isso, uma dose extra de organização é fundamental, até para se planejar com antecedência para a data comemorativa.

O que fazer para aumentar as vendas nas datas comemorativas?

Se você chegou até aqui, já percebeu que um dos diferenciais para vender mais nessas datas comemorativas é o planejamento estratégico.

Afinal, sem se organizar não será possível aproveitar ao máximo as vendas, até por conta da alta concorrência nesses períodos. Evitar campanhas repetidas e planejar ações diferenciadas é primordial!

Mas, então, o que fazer para melhorar os resultados da sua loja virtual nessas datas comemorativas? Confira a seguir!

1 - Entenda o seu público-alvo

Conhecer o perfil do consumidor do seu negócio é fundamental para aproveitar o potencial de cada data comemorativa. Afinal, não faz sentido investir em uma campanha de Dia dos Namorados se o e-commerce vende brinquedos infantis. Ao mesmo tempo, focar esforços no Dia das Crianças e Natal é primordial neste caso.

2 - Tenha um calendário

Complementando a dica anterior, montar um calendário é o segundo passo de um planejamento estratégico para a sua loja virtual. Além de mostrar um panorama mais amplo das datas comemorativas, essa ferramenta serve como um guia para definir ações estratégicas nos períodos menos movimentados.

3 - Planeje as condições comerciais

Após definir o público-alvo e quais datas comemorativas são as mais importantes para a loja, chegou o momento de definir as condições comerciais. Isso significa estabelecer os percentuais de desconto de acordo com o grau de importância do período.

Um exemplo é a Black Friday, que exige um apelo promocional mais impactante. Já o Natal pode ter como alvo uma campanha mais focada em fidelizar o cliente do que propriamente “vender mais barato”.

Além disso, alguns nichos vão se beneficiar de épocas menos concorridas - como julho, que não tem uma grande data comemorativa - para realizar campanhas de queima de estoque ou desconto progressivo.

4 - Planeje os custos de cada campanha

Se definir as condições comerciais é importante, ter clareza quanto aos custos que o seu negócio pode suportar é ainda mais fundamental. Isso porque não adianta aumentar as vendas com uma promoção robusta, se a loja não tiver lucro.

Mais uma vez, o planejamento se torna uma ferramenta poderosa para fazer todos os cálculos da campanha, envolvendo custos com estoque, transporte, embalagens e marketing.

5 - Amplie o poder da divulgação

Outro ponto importante é a divulgação. Afinal, mesmo que a loja tenha uma campanha bem feita no site, de nada adianta se ninguém tiver acesso a ele. Por isso, seja criterioso na distribuição de divulgação em diversos canais, como redes sociais, marketplaces e campanhas pagas, para impactar seu público de forma completa.

E, claro, tudo isso deve ser feito de forma criativa para impactar os usuários de forma que a sua loja se destaque na concorrência. Priorize ações incomuns e abuse da originalidade para que o seu público entenda a sua campanha com maior relevância.

Potencialize as vendas com a personalização de embalagens

Para finalizar as dicas de como explorar ao máximo as datas comemorativas no e-commerce, chegamos a um detalhe que muitas empresas negligenciam: as embalagens personalizadas.

Além de serem importantes para proteger o produto e garantir que o produto chegue até o cliente de forma íntegra, elas também auxiliam no branding da marca. Com uma embalagem personalizada, o seu negócio reforça a identidade visual junto aos clientes e amplia o poder de divulgação das campanhas.

Outra vantagem é o fato da loja se destacar perante a concorrência, pois as embalagens personalizadas representam maior atenção da marca aos detalhes e mais cuidado com a integridade do produto.

A variedade de opções possibilitam ainda que a loja realize diversas abordagens ao longo do ano, tanto utilizando envelopes temáticos de datas comemorativas como Natal e Dia das Mães quanto a divulgação do logotipo e paleta de cores da marca.

Com essas características, as embalagens representam, portanto, uma importante ferramenta de comunicação da loja com os clientes. E utilizá-las de forma correta pode resultar em maior fidelização de clientes, avaliações mais positivas, reconhecimento de marca e, consequentemente, aumento das vendas.

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