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Como impulsionar as vendas com o marketing sazonal?

Como impulsionar as vendas com o marketing sazonal?

Não é novidade que o varejo sempre teve uma forte influência das datas comemorativas ou períodos de grande apelo comercial, como Natal, Dia das Mães e Black Friday. Por isso, o marketing sazonal segue como uma estratégia assertiva para vender mais.

Mas, não basta divulgar um desconto sem critério e esperar que as vendas aconteçam. Um planejamento estratégico de marketing sazonal é fundamental para atrair os consumidores, se destacar entre os concorrentes e fidelizar clientes.

Será que você está sabendo aplicar esse conceito de forma certa no seu e-commerce? Continue a leitura e descubra!

Entenda como o Marketing Sazonal pode ajudar o seu e-commerce

Atrair novos clientes, ampliar a visibilidade dos seus produtos e potencializar as vendas é um objetivo diário para os e-commerces, que investem tempo e dinheiro em campanhas de marketing.

Mas, esse esforço não elimina a necessidade de um olhar diferenciado para as datas especiais! Afinal, elas são uma excelente oportunidade para reter um público que quer consumir.

Neste cenário, surge o marketing sazonal com campanhas específicas para esses períodos. Esse tipo de estratégia abrange quatro principais grupos:

  • Datas comemorativas com foco em presentear: Natal, Páscoa, Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia da Mulher, etc.
  • Grandes promoções: Black Friday, Dia do Consumidor, Dia do Cliente, etc.
  • Personalizadas relativas ao cliente, como a data do seu aniversário;
  • Datas comemorativas sobre a marca, como o dia de aniversário da loja virtual.

Também podemos incluir algumas datas comemorativas que têm relação com o segmento da loja. Um exemplo é o de gravidez e maternidade, que encontra uma oportunidade interessante de vendas na data que é comemorado o “Dia da Gestante”.

Quais as vantagens desta estratégia?

Muitas lojas até criam campanhas específicas nestas datas especiais, mas sem ter um planejamento personalizado. É aquele típico “faço porque todo mundo faz”!

Só que esse tipo de postura pode impedir a marca de aproveitar as vantagens do Marketing Sazonal. Vamos conhecer alguns:

  • Datas são temáticas

Uma das características mais interessantes destas datas especiais é o fato delas serem temáticas!

O e-commerce pode aproveitar esses momentos para ajustar sua comunicação e linguagem. É uma forma de, não só vender mais, mas também estreitar o relacionamento da marca com o cliente.

  • Mais lucro com aumento das vendas

Sabia que algumas destas datas comemorativas podem garantir o faturamento do ano inteiro?

Então, se você já “vende bem” sem uma estratégia personalizada em algumas datas, investir no Marketing Sazonal pode ser o diferencial para maximizar os seus lucros.

  • Fidelização de clientes

Com campanhas bem-feitas e focadas na experiência do cliente, seu e-commerce estará pronto para atrair novos compradores e fidelizá-los.

Além disso, essa é uma forma não só de lucrar mais no volume de vendas, como, também, no ticket médio e criar uma base fiel para dias de faturamento elevado.

  • Aproximação emocional com o público

Algumas destas datas comemorativas carregam um forte apelo emocional, como o Natal e o Dia das Mães. Se a sua equipe de marketing “abraçar essa ideia” pode criar campanhas originais e que despertem a empatia do público neste sentido.

Como colocar as campanhas de Marketing Sazonal em prática?

Agora que você já entende como esse tipo de estratégia pode ser benéfica para o seu negócio, deve estar se perguntando: como começar o Marketing Sazonal?

Antes de algumas dicas práticas, precisamos lembrar que é fundamental preparar uma fórmula personalizada de acordo com o seu nicho e suas metas.

Com isso em mente, confira alguns passos são fundamentais para alcançar resultados satisfatórios com o Marketing Sazonal:

1 – Defina um calendário de datas

Um calendário será o início do seu planejamento! Além de levar em conta seu público-alvo e o mix de produtos que você oferece, lembre-se que não vale “disparar” para todos os lados. As únicas que podemos considerar “obrigatórias” é Black Friday!

2 – Alinhe a divulgação ao período

Sua identidade visual pode e deve mudar durante as campanhas sazonais. Mas, lembre-se: a sua essência como marca continua a mesma!

Mas, isso não impede de criar um clima especial nas redes sociais, no site, push, e-mails marketing, etc.

3 – Prepare um cronograma e automatize

São necessários meses de preparação para criar uma campanha de marketing sazonal. Para que toda a equipe se mantenha alinhada, um cronograma é essencial.

Assim, será possível visualizar quais os períodos que serão dedicados à estratégia, produção de peças de publicidade, renovação de estoque, criação de embalagens personalizadas, divulgação de anúncios, etc.

4 – Mensure os resultados

Uma vantagem interessante do Marketing Sazonal é que ele tem início, meio e fim. E você ainda pode repetir a campanha todos os anos!

Então, fica muito mais fácil analisar os resultados. Entre as métricas mais importantes, podemos citar o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e o Retorno sobre Investimento (ROI).

Fazer esta análise é fundamental para aprender com o que deu errado e aperfeiçoar no ano seguinte. Assim, é possível aprender com o que deu certo e errado em um ano para aplicar e melhorar no ano seguinte.

Quer dar um UP na sua estratégia de Marketing Sazonal?

Aposte nas embalagens personalizadas! Afinal, as datas comemorativas têm um forte apelo temático, como já apontamos no início do texto. Então, ter uma embalagem que “transporte” o cliente para essa atmosfera pode ser um ingrediente extra para estreitar o seu relacionamento com a marca.

Para garantir embalagens de qualidade e encantar os seus clientes, aposte em uma empresa especializada!

A Vértice Embalagens é uma empresa especializada em envelopes plásticos de segurança para e-commerce e lojas virtuais e produz embalagens duráveis, resistentes e de alta qualidade para acomodar as mais diversas mercadorias.

Os envelopes da Vértice são fabricados em polietileno coextrusado, um material flexível e 100% reciclável, que protege os produtos contra líquidos, umidade, luz solar e demais danos, que possam ocorrer durante o transporte.

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