Como o e-commerce passou de comodidade para necessidade
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19/05/2020

Aprox. 5 min.

Como o e-commerce passou de comodidade para necessidade

Confira como o cenário atual transformou o e-commerce em uma necessidade e anote dicas de como manter a eficiência da sua loja virtual neste momento.

Nos últimos meses, o mundo presenciou a epidemia do coronavírus ganhar os noticiários e alterar drasticamente a maneira como a sociedade vive. Como consequência, o comércio precisou se readaptar, buscando no e-commerce a solução para manter as portas abertas e continuar em atividade.

Neste contexto, o primeiro trimestre de 2020 foi marcado por um crescimento ainda mais significativo do comércio virtual, principalmente na área de saúde e cuidados pessoais.

De acordo com um estudo realizado pela Compre e Confie, somente na primeira quinzena de março, a compra de itens de saúde no comércio online aumentou 124%. Durante a pesquisa, a empresa do grupo ClearSale apontou ainda que outros segmentos do e-commerce também apresentaram crescimento.

O levantamento apurou que nos 15 primeiros dias de março, o comércio online conquistou um aumento de 40% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Esses dados demonstram a importância do e-commerce para o momento atual e reforçam ainda mais a necessidade das empresas manterem sua marca presente nas plataformas digitais.

Afinal de contas, a epidemia do Covid-19 e o alto risco de contaminação obrigou empresas e comércios do mundo todo a fecharem suas lojas físicas por tempo indeterminado, evitando assim a aglomeração de pessoas e o aumento dos casos da doença.

E-commerce como necessidade

Frente a esta nova realidade de estabelecimentos comerciais obrigatoriamente fechados, o e-commerce, que já era um setor em crescimento antes mesmo da pandemia do coronavírus, passou a ser considerado uma necessidade.

Dessa forma, o comércio eletrônico visto antes como comodidade, agora foi elevado à categoria de serviço essencial para as pessoas.

E apesar da instabilidade na economia mundial causada pelo coronavírus, o comércio eletrônico representa uma grande oportunidade de crescimento e transformação digital para os empreendedores e lojistas que souberem evidenciar suas marca e reforçar a presença nas plataformas online.

Muitos supermercados e farmácias, por exemplo, mesmo sendo considerados serviços essenciais, ou seja, que podem permanecer abertos durante a pandemia, oferecem opções de compra de alimentos e remédios pela internet, com entrega em poucas horas na casa do consumidor.

Como destacar o seu e-commerce

Como já citamos, o e-commerce pode representar uma ótima oportunidade de crescimento para os lojistas.

Mas devido a concorrência cada vez maior em meio online, é preciso utilizar algumas técnicas para se destacar dentre os concorrentes e conquistar a atenção do público.

Afinal, em um período como este, em que as pessoas contam exclusivamente com o e-commerce para realizar as compras de determinados bens de consumo, é fundamental que as lojas possuam todo o suporte necessário para prestar um serviço eficiente aos consumidores.

A seguir, você confere algumas dicas que nós separamos para a sua loja online entregar o máximo de eficiência para clientes e novos visitantes, principalmente neste período que estamos enfrentando.

  • Aposte em vitrines online que destaquem os produtos mais vendidos ou relevantes para o público-alvo da sua loja;
  • Otimize o site do seu e-commerce para que os usuários possam encontrar com facilidade os produtos que procuram;
  • Reorganize as ofertas da sua loja, retirando do ar os produtos que não poderão ser entregues devido às limitações da logística neste período de isolamento;
  • Se informe sobre o regime de trabalho das transportadoras. Saiba como elas estão atuando, os horários de funcionamento, a frequência das entregas, dentre outras questões que afetem a logística da sua loja;
  • Especifique em um lugar visível do site todas as condições de compra, principalmente as informações referentes aos prazos de entrega.

Anotou as dicas de hoje? Com essas informações você pode otimizar ainda mais o funcionamento do seu e-commerce, de acordo com as necessidades dos consumidores e o momento atual do mercado.

E se você deseja ver mais dicas de comércio eletrônico, gestão de e-commerce, vendas online e mundo dos negócios, continue acompanhando o blog da Veloplastic.

Conte com a Veloplastic para superar este momento e manter seu e-commerce crescendo cada vez mais.