Como proteger o envio de DANFE?
Voltar

08/02/2019

Aprox. 5 min.

Como proteger o envio de DANFE?

A DANFE é a representação impressa e simplificada da Nota Fiscal Eletrônica. Geralmente é enviada por correio junto às mercadorias, ou posteriormente, dependendo de como as negociações são realizadas. Embora não substitua a Nota Fiscal Eletrônica, ela atua facilitando o acesso aos seus dados.

O que deve constar na DANFE?

Segundo a especialista em contabilidade Carin Tom, algumas especificações não podem faltar na sua DANFE, sendo elas respectivamente:a chave de acesso da NF-e, o código de barras que permita a leitura por leitor óptico. Outros elementos precisam obrigatoriamente constar da Nota Fiscal Eletrônica – como data e horário de saída da mercadoria, placa do veículo, transportadora, natureza da operação e descrição das mercadorias.”Ela também alerta para a necessidade de padronização de layout, mas se você não sabe como criá-la não se preocupe! Basta acessar o Manual de Integração do Contribuinte criado pelo Ministério da Fazenda, que está disponível no Portal da Nota Fiscal Eletrônica. Carin dá outras dicas sobre a formatação da DANFE:
  • Numeração: “no caso de as informações obrigatórias extrapolarem uma página, o DANFE poderá ser emitido em mais de uma folha, desde que numeradas. Nesse caso, em cada página deverão constar, no mínimo, as seguintes informações”;
  • Quem emite: “Dados do emitente (razão social, CNPJ, Inscrição Estadual e Inscrição Estadual de Substituto Tributário, se houver
  • Declaração do tipo de documento: “A frase DANFE – Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica”;
  • Outros dados obrigatória: “Número e a série da NF-e, o tipo de operação, se é Entrada ou Saída, o número total de folhas do documento, a chave de acesso e o código de barras.

Mas por que emitir DANFE se existe NF-e?

Algumas pessoas ainda questionam a sua existência, posto que o advento da NF-e surgiu justamente para oferecer mais segurança durante processo fiscal, tanto para o consumidor quanto para a empresa, pois atua oferecendo versões que podem ser acessadas a qualquer hora e local com auxílio da internet dispositivos eletrônicos.No entanto, Carin alerta que é muito importante enviá-la no ato de qualquer aquisição, seja esta uma contratação ou compra, pois eventualmente o seu cliente pode não ter acesso à internet, computadores ou apenas desejar uma representação física do documento, “que seja legível sem a instrumentação eletrônica”, ela também pode ser utilizada para auxiliar na escrituração contábil da transação.Como pudemos observar, esse tipo de documentação é essencial para trocas, revendas ou outros tipos de negociações que o cliente possa querer executar posteriormente com o produto. Os problemas surgem quando esses documentos são danificados durante o transporte ou armazenamento inadequados. Mas como solucioná-los?

Como proteger o envio de DANFE?

O uso de Envelopes de Segurança com Bolsa Canguru e Plástico Bolha São uma excelente opção. Tratam-se de invólucros especiais, com resistência anti impacto e lacres de anti violação que permitem ao cliente verificar quando a embalagem foi violada, e que oferecem mais segurança, proteção e credibilidade para os envios da sua empresa.São opções ideais para quem precisa comercializar produtos pequenos e necessita de uma proteção extra, pois esse tipo de embalagem atua garantindo a preservação e sigilo do conteúdo nele inserido.Além dos lacres, os nossos envelopes de segurança ainda possuem transparência adequada, são impermeáveis e não deixam que a sua DANFE fique empoeirada durante o trajeto. E o melhor: o cliente poderá posteriormente conservar a nota fiscal no próprio recipiente.Para garantir que o seu envelope seja reaproveitado você pode criar uma estampa única, as pessoas tendem a se apegar mais a embalagens decoradas, e podem guardá-la.Assim você oferecerá um envelope bonito, útil e reciclável. Aqui na Veloplástic você pode personalizar a estampa como desejar, utilizando as cores de sua empresa ou as que mais gostar.Não perca tempo! Comece hoje mesmo a proteger as DANFEs da sua empresa adquirindo toda a segurança que os nossos envelopes podem te oferecer. Para orçamentos e descontos acesse o nosso website.