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Conheça 05 tendências de e-business para 2019

Conheça 05 tendências de e-business para 2019

Estar por dentro das tendências é fundamental para antecipar sua presença no mercado digital e consolidar a sua marca. Conheça os novos e-business que estão surgindo e as oportunidades do mercado para 2019.

A diferença primordial entre e-business e o comércio tradicional

Diferente do comércio tradicional, o e-business não tem o apelo físico, ou seja, o cliente não pode tocar ou experimentar o produto antes de recebê-lo. Trata-se literalmente de uma transposição do virtual para o físico, na qual as pessoas compram algo e recebem a versão física em casa.

Entender essa diferença é fundamental para compreender a importância de utilizar a tecnologia para conectar-se com cada vez mais pessoas. Nem todos que visualizam um anúncio podem comprar o produto ou serviço, mas sem dúvidas todo mundo pode indicar um cliente em potencial.

Separamos para você as tendências de e-business para 2019

Estudos comprovam que as pessoas passam cada vez menos tempo pesquisando antes de comprar, realizando compras objetivas em momentos de necessidade, esse tipo de oportunidade de venda é chamado de “micro momentos”.

Por isso, é importante focar na escrita UX (que conduz o leitor a tomar uma ação), pois desse modo você poderá atrair e convencer o consumidor em poucas palavras de que o seu produto oferece a melhor solução para o problema dele.

  1. Marketing centrado no ser-humano

Não é nenhuma novidade, pois sempre precisamos saber mais sobre como o cliente pensa. Mas graças às novas tecnologias, como machine learning, é possível aprender com os hábitos dos usuários e oferecer o que eles precisam nos momentos certos.

Nesse sentido, o Big Data (um grande banco de dados baseado nas pesquisas mais comuns) vem sendo usado para promover a coleta, segmentação e organização dos dados sobre os usuários nos grandes mecanismos de pesquisa, como o Google.

Para aumentar as vendas em 2019 recomendamos que você utilize o máximo de tecnologia para entender como o seu cliente pensa, além de escrever de forma objetiva para conversar diretamente com ele.

  1. Influenciadores digitais

Uma ótima maneira de conseguir mais mercado é ser recomendado. Sempre se diz que o boca-a-boca é a melhor propaganda, e não é para menos. Afinal, tendemos a confiar mais em um produto ou serviço indicado por um amigo, do que por uma atriz famosa, que está sendo paga para anunciar, mesmo que não o use.

Contudo, os influenciadores digitais vendem a imagem de que são “gente como a gente”, pessoas comuns dividindo o seu dia-a-dia. Geralmente eles utilizam uma linguagem mais íntima, quase como um amigo.

Desse modo, podem acabar fazendo com que os espectadores se sintam motivados para interagirem, aumentando assim o engajamento. Esse engajamento e proximidade promove confiabilidade ao influenciador, que passa a se tornar uma pessoa confiável para indicar produtos ou serviços que ele mesmo testou.

E você pode aproveitar todo esse engajamento para promover a sua marca, de forma mais sutil: com alguém mostrando no Instagram que está comendo ou indo a algum lugar. Ou de forma direta: quando influenciador anuncia aos seus seguidores que a sua marca é patrocinadora do canal.

  1. Pesquisa por voz

Para economizar tempo aprendendo ou se comunicando as pessoas têm passado cada vez mais tempo com o celulares em mãos. Isso inclui até mesmo momentos onde não se pode efetivamente utilizar o aparelho para digitar. Por isso, a pesquisa por voz tem sido cada vez mais utilizada.

Sabe-se que não escrevemos da mesma forma que falamos. Os idiomas tendem a mudar muito conforme a região do país. Por isso, é importante que você foque no seu público-alvo, e adapte os textos online focando em um SEO que também seja eficiente na captação e respostas às pesquisas realizadas por voz.

  1. Instagram

De todas as redes sociais o Instagram foi a que mais recebeu crescimento no engajamento em 2018, ultrapassando o Facebook. Por isso, além de investir em uma linguagem que capte a voz das pessoas, influenciadores e no marketing centrado no ser humano é preciso focar também nesta rede social.

Você pode fazer um mix de todas as medidas anteriores, e depois aplicar no Instagram com fotos e pequenos conteúdos de vídeo, proporcionando mais intimidade com o cliente. Quanto mais próximo ele se sentir da marca, melhor.

Nesse sentido, também é muito importante esclarecer as dúvidas e estar atento às necessidades e reclamações dos usuários na rede social.

  1. Chatboot

Se você não tem tempo ou uma equipe para responder todas as dúvidas no Instagram, pode optar pela utilização de Chatboots. Os chatboots são softwares criados para interagir com o público, como se fosse um vendedor. Eles são capazes de propiciar ao cliente interação em “tempo real” 24h por dia, captando os “micro momentos” podendo até mesmo, ajudar na efetivação de uma compra.

Podem ser programados para calcular o frete, responder a dúvidas, encaminhar e-mails urgentes, como os de reclamações, e o que mais você quiser criar com base nas perguntas mais comuns e respostas que você sempre fornece à elas.

Mas é importante deixar essa interação o menos artificial possível, pois os usuários mais atentos não gostam de serem atendidos por máquinas, eles se sentem como quando ligam para um serviço de telemarketing e precisam perder tempo digitando vários números, e depois ainda devem aguardar para finalmente poder falar com “alguém de verdade”. Por isso, crie os formulários para entender os possíveis erros de digitação e sugerir correções.

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Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=KLP8-92AIxw

https://www.youtube.com/watch?v=35N4XyjoDMU

https://www.youtube.com/watch?v=X-QvmA-T9iU


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