Conheça as vantagens dos envelopes para e-commerce de resina pós-consumo
Voltar

09/08/2022

Aprox. 6 min.

Conheça as vantagens dos envelopes para e-commerce de resina pós-consumo

A Vértice Embalagens é uma das empresas que já adotaram a resina pós-consumo reciclada na produção de seus envelopes para e-commerce.

Um dos papéis mais importantes da Economia Circular para plásticos é ocupado pela reciclagem, que diminui a necessidade de extração de matéria-prima da natureza e gera um impacto significativo na redução de emissão de gases de efeito estufa. Entre as soluções sustentáveis na utilização de plástico está o uso da resina pós-consumo reciclada (PCR) para a produção de embalagens.

A Vértice Embalagens é uma das empresas que já adotaram o material plástico reciclado para a produção de seus envelopes para e-commerce. Com a iniciativa, a organização reforça seu compromisso com programas de reciclagem inclusiva e agrega valor na cadeia produtiva, sem abrir mão do padrão de qualidade do produto oferecido aos clientes.

Espera-se que até 2025, as indústrias utilizem mais de 10 milhões de toneladas de plásticos reciclados na produção de novos produtos, sendo que a resina PCR estará presente na maior parte dessa fabricação.

Entenda o que é a resina pós-consumo

A resina PCR é o nome dado à Resina de Polietileno Baixa Densidade Pós-Consumo Reciclada. O material é proveniente do uso de embalagens PEBD (polímero identificado pelo símbolo 4 na categoria de plásticos) e se mostra versátil para diversas aplicações na Economia Circular por suas propriedades químicas e mecânicas.

Ou seja, é uma resina obtida a partir de outros materiais já consumidos, principalmente embalagens plásticas. Para se obter a resina PCR, os resíduos plásticos são separados de acordo com a sua categoria (PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS) e, posteriormente, moídos.

É um processo minucioso, que exige o comprometimento de muitas pessoas e tem início nas cooperativas de catadores de lixo - que têm um papel primordial para a economia girar, tanto no âmbito econômico quanto ambiental.

E, claro, também exige um trabalho de conscientização dos consumidores que devem descartar o plástico de forma correta. Essa é uma etapa primordial para que o lixo reciclável possa ser transformado em resina novamente.

Por que produzir embalagens com resina PCR?

O investimento de empresas no uso da resina reciclada para a produção de embalagens plásticas traz muitos benefícios:

  • Redução dos gastos de energia na produção;
  • Menores taxas de emissões de gases estufa;
  • Investimento na economia circular do plástico;
  • Redução do descarte de resíduos plásticos no meio ambiente.

Essa conscientização ganhou destaque nos últimos anos com o início de um processo de Responsabilidade Ambiental dentro de diversas empresas e indústrias, que passaram a estabelecer metas de recuperação das embalagens e produção das mesmas com conteúdo de PCR.

O uso de resina virgem, que é obtida por diferentes processos químicos e extraída de fontes não renováveis da natureza, incluindo o uso do petróleo como matéria-prima, representa um alto custo de produção para a indústria, incluindo o uso de recursos de água e eletricidade. Uma desvantagem que complementa ainda o já negativo impacto da utilização do plástico virgem no meio ambiente.

Saiba mais sobre o compromisso da Vértice Embalagens com o Meio Ambiente

Se você chegou até aqui, já entendeu que para que os objetivos da Economia Circular surtem o efeito necessário na sociedade, cada empresa deve fazer a sua parte e contribuir para os processos de reaproveitamento de materiais.

A Vértice Embalagens conhece a sua responsabilidade neste cenário e, por isso, assumiu um compromisso de produzir envelopes plásticos de segurança sem deixar de lado a preocupação de minimizar ao máximo os impactos da fabricação ao meio ambiente.

Especializada em produzir envelopes plásticos de segurança para e-commerce, lojas virtuais e diversos outros setores, a Vértice desenvolveu uma Assinatura Ambiental para ser incorporada ao design do produto para orientar o descarte correto do plástico e a inserção do material na indústria da reciclagem.

Além disso, 100% dos resíduos de produção dos envelopes plásticos da Vértice são reciclados, reduzindo assim o impacto da empresa no meio ambiente. A empresa realiza ainda a Logística Reversa de 100% dos envelopes comercializados e das embalagens secundárias, através da compensação ambiental, ou seja, a compra de créditos de reciclagem nos estados consumidores. Agora, a empresa incluiu o polímero reciclado pós-consumo (PCR) na produção de novos produtos e, com isso, concluindo a cadeia de reutilização do plástico de acordo com a Economia Circular.

Se você deseja contribuir para a preservação do meio ambiente e fazer parte de uma corrente de responsabilidade e de Economia Circular, invista no uso dos envelopes reciclados pós-consumo da Vértice Embalagens no seu negócio.

Entre em contato com nossa equipe e saiba como adquirir as embalagens recicláveis para o seu negócio.