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Criptomoeda no e-commerce

Criptomoeda no e-commerce

Quem administra um e-commerce ou loja virtual sabe que é preciso estar sempre atento às novidades do mercado da tecnologia para otimizar os processos e garantir uma melhor experiência de compra aos clientes.

O uso de criptomoedas no varejo eletrônico, por exemplo, é um assunto que vem chamando a atenção de cada vez mais gestores, pois essas moedas virtuais podem representar uma nova forma de pagamento para compras online.

Ficou interessado e quer saber mais sobre este assunto? Então continue acompanhando o artigo!

O que são criptomoedas?

Antes de falarmos sobre o uso de criptomoedas no e-commerce, é preciso esclarecer o que esse termo significa.

Criptomoedas são moedas digitais — só existem na internet —, criadas em uma rede blockchain e protegidas por avançados sistemas de criptografia.

Tecnologia por trás das criptomoedas, a rede blockchain é um sistema que permite o envio e recebimento de determinadas informações através da internet, funcionando como um grande banco de dados.

Já os sistemas de criptografia das moedas virtuais permitem transações mais seguras, protegendo as informações e dados dos negociantes.

Neste modelo, não existem instituições financeiras para intermediar as transações. O processo ocorre diretamente entre comprador e vendedor, portanto, é mais simples e com um custo menor.

Criptomoeda e e-commerce

O varejo eletrônico é um mercado altamente competitivo. Por isso, os empreendedores devem buscar constantemente novas formas de cativar o público e otimizar as vendas.

Ampliar as formas de pagamento e aceitar criptomoedas, por exemplo, pode ser uma estratégia inteligente para atrair mais compradores para o e-commerce.

No entanto, para incorporar a criptomoeda no e-commerce brasileiro é necessário, antes de tudo, gerar demanda, tanto para quem vende quanto para quem compra. Além disso, é necessário ter em mente as vantagens e desafios que o uso da moeda virtual pode trazer.

Confira as maiores vantagens e desvantagens das criptomoedas:

Vantagens

  • Redução de taxas

Dependendo do volume de vendas do e-commerce, as taxas cobradas pelas processadoras de pagamento podem custar caro para o negócio. Mas ao aceitar criptomoedas no varejo eletrônico, o valor gasto com as taxas de processamento é reduzido drasticamente.

  • Pagamento agilizado

A tecnologia por trás das criptomoedas permite que os pagamentos sejam liberados mais rápido para o comerciante.

  • Redução de fraudes

As transações com criptomoedas são irreversíveis e mais seguras. Logo, ao aceitar as moedas virtuais o e-commerce soluciona o problema dos estornos, que além de impor mais taxas aos empreendedores, podem afetar os níveis de confiabilidade do comerciante.

Desvantagens

  • Volatilidade dos preços

Devido a sua volatilidade diária, a criptomoeda pode valer mais em um dia e menos no outro. Essa característica é uma das maiores desvantagens da moeda virtual, pois pode trazer prejuízos para o comerciante na hora de transferir a criptomoeda para formas tradicionais, como o dólar ou o real.

  • Pouca aderência

Como mencionamos, antes de adotar a criptomoeda é preciso gerar demanda. E mesmo se tratando de um mercado em expansão, no Brasil, o uso da moeda virtual ainda é inexpressivo.

  • Esforços para configurar

Configurar o e-commerce para aceitar criptomoedas pode ser trabalhoso e custar um valor extra — dependendo da opção escolhida.

Considerando que a criptomoeda possui suas vantagens e desvantagens, é preciso conhecer bem essa moeda e estudar seu funcionamento a fundo antes de aceitá-la como meio de pagamento no e-commerce. Por isso, vale buscar o auxílio de empresas especializadas em criptomoedas.

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