Soluções em Envelopes Plásticos

DANFe e Nota Fiscal: tudo que você precisa saber

DANFe e Nota Fiscal: tudo que você precisa saber

A Nota Fiscal e o DANFe são documentos fiscais que todo empresário ou gestor de e-commerce deve emitir para registrar a venda e a transação de mercadorias. Além de facilitar as operações comerciais, esses documentos permitem aperfeiçoar o controle de saída dos produtos e garantem que a empresa se mantenha legalizada perante o governo.

Nesse artigo, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre Nota Fiscal e DANFe. Qual a importância de cada documento, as principais diferenças entre eles e também todas as informações sobre o envelope AWB DANFe, a melhor opção para transportar o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica com segurança até o cliente. Confira!

Nota Fiscal x DANFe: quais as diferenças?

De maneira simplificada, os documentos de registro NFe e DANFe estão relacionados à compra de produtos, porém apresentam funções diferentes. Veja a seguir as principais diferenças entre a Nota Fiscal Eletrônica e o Danfe:

  • Nota Fiscal Eletrônica: obrigatória no comércio de produtos. A NFe, como o nome já indica, é um documento emitido por software e armazenado digitalmente, disponível no formato XML. Possui validade legal.
  • DANFe: exigido somente para o transporte das mercadorias. É um documento impresso com o resumo das informações da NFe e deve acompanhar o produto durante o despacho. No entanto, não possui valor fiscal.

Muito utilizada por e-commerces, a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é um documento fiscal emitido sempre que ocorre uma transação comercial, ou seja, quando um comprador adquire um produto físico. Foi criada para substituir as notas de papel e tornar o processo de fiscalização da Receita Federal mais seguro e eficiente. Representa a nota fiscal da mercadoria, mas fica armazenado eletronicamente e se torna válida com a assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e com a autorização de uso fornecida pelo Fisco.

O Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica é um comprovante impresso cuja emissão é obrigação do responsável pela Nota Fiscal Eletrônica e deve ser realizada antes que a mercadoria seja despachada. Por ser apenas uma representação física da NFe, o DANFe não possui valor fiscal e não precisa ser armazenado posteriormente, contudo o documento deve acompanhar o produto, de maneira segura e legível, até ser entregue ao consumidor.

Com o DANFe em mãos o comprador pode consultar a Nota Fiscal Eletrônica através da chave de acesso da nota (formada por 44 dígitos) presente no documento. Informações relevantes para o transporte estão presentes no DANFe, como o remetente e o destinatário, a descrição do conteúdo da embalagem, os valores e a transportadora responsável pela entrega.

Por isso, recomenda-se aos gestores de e-commerce que orientem o setor de logística para que o canhoto de entrega do produto seja armazenado, evitando possíveis contestações de recebimento da mercadoria por parte do comprador.

As vantagens e a importância dos documentos de registro para o e-commerce

Agora que já esclarecemos a função de cada documento de registro e conhecemos a melhor forma de transportá-los com segurança, vale abordar a importância de cada um deles para quem trabalha com comércio eletrônico.

Nota Fiscal Eletrônica

A emissão da Nota Fiscal é obrigatória, independente do valor do produto, pois é uma comprovação de que a mercadoria foi adquirida pelo preço estipulado. Além de cumprir a legislação e trabalhar na legalidade, o empresário que emitir a NFe poderá contar com demais benefícios como:

  • mais segurança nas transações comerciais;
  • maior credibilidade perante o mercado;
  • confiança do consumidor na marca;
  • tranquilidade em fiscalizações e processos da Receita Federal.

DANFe

Além de representar uma versão resumida e simplificada da Nota Fiscal Eletrônica e acompanhar as mercadorias durante a entrega até o consumidor, o DANFe desempenha outras funções importantes como:

  • comprovar os produtos em trânsito, garantindo o seguro das mercadorias e a legalidade perante a fiscalização;
  • acompanhar a Nota Fiscal Eletrônica através da chave de acesso;
  • auxiliar na escrituração das operações descritas na Nota Fiscal.

Para garantir que o DANFe e outros documentos de identificação cheguem com segurança até o destino final da mercadoria, é essencial escolher o envelope plástico adequado para comércio eletrônico, como o envelope AWB DANFe da Veloplastic. Aproveite para conhecer seus detalhes:

O que é envelope AWB DANFe

O envelope AWB DANFe é um envelope plástico transparente, fabricado com Polietileno e com 0,10 mm de espessura (0,05 mm em cada parede), que possui abertura no verso para introdução do documento e três linhas de cola Hot-Melt de alta aderência, podendo ser facilmente fixado em qualquer superfície, como caixas e pacotes.

Também conhecido como envelope Canguru, Janela, o envelope AWB DANFe é a melhor opção para garantir a integridade dos documentos, basta fixá-lo na parte externa da embalagem pata facilitar a identificação durante o processo de despacho.

A sigla AWB é uma abreviação do termo em inglês Air Waybill, que significa “Conhecimento Aéreo” ou “Aviso de Embarque Aéreo”, um documento obrigatório no transporte aéreo de cargas. O envelope AWB recebeu esse nome porque pode ser afixado e se mantém fixo nas mais variadas embalagens e mesmo em condições adversas, como chuvas e acidentes. Além disso, pode ser transportado de muitas formas e para diversos lugares sem que o conteúdo caia.

Para que serve o envelope AWB DANFe

O envelope AWB DANFe serve para garantir que o documento enviado com o produto seja facilmente visualizado durante o transporte e chegue ao seu destino em perfeitas condições. Para isso, precisa ser resistente a rasgos, rupturas, umidade e raios solares, visto que será colado em diferentes tipos de embalagens, como caixas, pacotes e até outros envelopes.

Muito utilizado por e-commerces, lojas virtuais, Correios e transportadoras para acondicionar declarações de conteúdo, conhecimento de transporte, faturas e entre outros documentos, o envelope AWB oferece maior segurança e tranquilidade no processo de entrega, sem aumentar os custos do frete devido ao excesso de tamanho da embalagem.

Onde colocar o envelope AWB DANFe na encomenda?

O envelope AWB DANFe, com o documento que você deseja enviar, deve ser fixado na parte externa da embalagem do seu produto. Graças às três faixas altamente aderentes, esse envelope, também chamado de saco DANFe, pode ser fixado em qualquer tipo de superfície.

Quais as vantagens do envelope AWB DANFe?

Como vimos nos tópicos anteriores, o DANFe é exigido para o transporte das mercadorias. Portanto, deve acompanhar o produto até que ele seja entregue ao comprador. Listamos algumas das principais vantagens que o envelope AWB DANFe oferece para os e-commerces, transportadoras e clientes:

  • otimiza o trabalho do setor logístico, pois basta inserir o documento no envelope e lacrar;
  • permite que o documento fique visível durante todo o processo de despacho;
  • mantém a integridade do documento até a entrega;
  • não aumenta o custo do frete devido ao excesso de volume da embalagem;
  • pode ser fixado em qualquer superfície;
  • resistente a rasgos, rupturas, umidade e raios solares;
  • possui dois formatos padrão, mas você pode solicitar formatos especiais;
  • facilita o trabalho da transportadora, permitindo fácil acesso às informações do DANFe, como remetente, descrição do conteúdo, valores, entre outros.

Onde comprar envelope AWB DANFe e outras perguntas frequentes

Diversos fornecedores do segmento de embalagens flexíveis oferecem opções diferentes de envelope para Danfe. Na Veloplastic você encontra envelopes AWB DANFe mais resistentes e duráveis, com dupla camada de Polietileno, e disponíveis em dois tamanhos:

Os tamanhos se ajustam adequadamente às caixas e pacotes, mantendo o documento visível e protegido durante todo o trajeto de entrega, do centro de distribuição até a casa do consumidor. Você pode escolher o modelo que melhor atenda as necessidades do seu e-commerce ou entrar em contato com a equipe da Veloplastic para formatos especiais.

Exija a qualidade Veloplastic e observe sempre a espessura do plástico ao comparar fornecedores.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *