Soluções em Envelopes Plásticos

DANFe e Nota Fiscal: tudo que você precisa saber

DANFe e Nota Fiscal: tudo que você precisa saber

Todo empresário ou gestor de e-commerce que atua profissionalmente com o comércio eletrônico deve emitir documentos fiscais como a Nota Fiscal e o DANFe para registrar a venda e a transação de mercadorias.

Estes documentos facilitam as operações comerciais, permitem ao gestor um melhor controle de saída dos produtos e garantem que a empresa se mantenha legalizada perante o governo.

Com tamanha importância, é essencial entender o que é cada documento e as diferenças entre eles. Portanto, confira no artigo de hoje tudo o que você precisa saber sobre Nota Fiscal e Danfe.

Nota Fiscal x DANFe: quais as diferenças?

Utilizada geralmente por e-commerces, a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é emitida sempre que ocorre uma transação comercial, ou seja, quando o comprador adquire um produto físico.

Emitida por meio de um software, a NFe é armazenada eletronicamente e se torna válida através da assinatura digital do remetente.

A Nota Fiscal Eletrônica foi criada para substituir as notas de papel e tornar a fiscalização da Receita Federal um processo mais seguro e eficiente. Este documento representa a nota fiscal da mercadoria.

Já o DANFe, ou Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, é um comprovante impresso que traz o resumo das informações da NFe. A emissão deste documento é obrigação do responsável pela Nota Fiscal Eletrônica e deve ser realizada antes da mercadoria ser despachada.

Por ser apenas uma representação física da Nota Fiscal Eletrônica, o DANFe não possui valor fiscal e não precisa ser armazenado posteriormente, no entanto, o documento deve acompanhar o produto, de maneira segura e legível, até a entrega ao consumidor.

Com o DANFe em mãos o comprador pode consultar a Nota Fiscal Eletrônica através da chave de acesso da nota (formada por 44 dígitos) presente no documento. Além disso, informações relevantes para o transporte estão presentes no DANFe, como o remetente e o destinatário, a descrição do conteúdo da embalagem, os valores e a transportadora responsável pela entrega.

Aos gestores de e-commerce recomenda-se armazenar o canhoto de entrega do produto para possível contestação de recebimento da mercadoria por parte do comprador.

De maneira simplificada, os documentos de registros NFe e DANFe estão relacionados à compra de produtos, porém apresentam funções diferentes.

A Nota Fiscal Eletrônica é obrigatória no comércio de produtos, enquanto o DANFe é necessário apenas para o transporte das mercadorias;
A NFe, como o nome já indica, é um documento emitido e armazenado digitalmente, disponível no formato XML. Já o DANFe é impresso e deve acompanhar o produto durante o despacho;
A Nota Fiscal Eletrônica possui validade legal. O DANFe, no entanto, não possui valor fiscal.

A importância dos documentos de registro para o e-commerce

Agora que já esclarecemos a função de cada documento de registro, vale abordar a importância de cada um deles para quem trabalha com comércio eletrônico.

  • Nota Fiscal Eletrônica

A emissão da Nota Fiscal é obrigatória, independente do valor do produto, pois é uma comprovação de que a mercadoria foi adquirida pelo preço estipulado.

Além de cumprir a legislação e trabalhar dentro da legalidade, o empresário que emitir a NFe poderá contar com demais benefícios como:

  • mais segurança nas transações comerciais;
  • maior credibilidade perante o mercado;
  • confiança do consumidor na marca;
  • tranquilidade em fiscalizações e processos da Receita Federal.
  • DANFe

Por acompanhar as mercadorias durante a entrega até o consumidor, o DANFe desempenha diversas funções importantes.

Além de representar uma versão resumida e simplificada da NFe, este documento também é importante para:

  • comprovar os produtos em trânsito, garantindo o seguro das mercadorias e a legalidade durante a fiscalização;
  • acompanhar a Nota Fiscal Eletrônica através da chave de acesso;
  • auxiliar na escrituração das operações descritas na Nota Fiscal.

Os envelopes AWB (Nota Fiscal – DANFe)

Tanto a Nota Fiscal quanto o DANFe devem estar presentes na rotina dos empresários e gestores de e-commerce. Pois como você conferiu, estes documentos são importantes ferramentas de registro fiscal e garantem maior segurança para vendedores e compradores.

Para garantir que o DANFe e demais documentos de identificação cheguem com segurança até o destino final da mercadoria, é essencial escolher o envelope plástico adequado para e-commerce.

Os Envelopes AWB (Nota Fiscal – DANFe), também conhecidos como Janela ou Canguru, são a opção mais indicada para garantir a integridade dos documentos durante o processo de despacho.

Produzidos em material resistente a rasgos, rupturas, umidade e raios solares, os envelopes AWB aderem com facilidade na embalagem original, como caixas, envelopes ou pacotes, garantindo o acondicionamento perfeito de DANFe, declarações de conteúdo, conhecimento de transporte, faturas e demais documentos.

Com alto poder de cola e abertura para inserção no verso, os envelopes para Nota Fiscal protegem e mantém o documento sempre visível para conferências durante o transporte.

Na Veloplastic você encontra envelopes AWB (Nota Fiscal – DANFe) em dois tamanhos:

Ideais para e-commerce, lojas virtuais, correios e transportadoras, os envelopes AWB da Veloplastic oferecem maior segurança e tranquilidade no processo de entrega, sem aumentar os custos do frete devido ao excesso de tamanho da embalagem.

Em nosso artigo exclusivo você descobre outras maneiras de proteger o DANFe durante o envio. Clique aqui para conferir.

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento dos Envelopes AWB (Nota Fiscal – DANFe).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *