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Datas comemorativas: como seu e-commerce pode aproveitar

Datas comemorativas: como seu e-commerce pode aproveitar

O ano é composto por importantes datas comemorativas que movimentam as lojas e a mente dos consumidores. É o caso do Natal, Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Namorados, etc.  

O comércio tradicional sempre soube como aproveitar esses períodos para atrair mais consumidores e aumentar as vendas. E no comércio digital não é diferente. Além de utilizar o calendário comemorativo habitual, os e-commerces criaram outras datas que funcionam muito bem no meio virtual e impulsionam ainda mais o tráfego de clientes.

Principais datas

Seja em lojas físicas ou nos e-commerces existem algumas datas em que o movimento em torno das vendas é maior, pois estimulam a troca de presentes entre as pessoas. São elas:

  • Natal: 25 de dezembro 
  • Dia das Mães: segundo domingo de maio
  • Dia dos Pais: segundo domingo de agosto
  • Dia dos Namorados: 12 de junho
  • Dia das Crianças: 12 de outubro

Há também outros períodos que impulsionam um setor do comércio em específico, como chocolate ou fantasias, por exemplo.

  • Páscoa: comemoração religiosa em data móvel, que ocorre entre 22 de março e 25 de abril;
  • Carnaval: celebração em data variável, que normalmente acontece entre o final de fevereiro e o início de março.
  • Halloween: 31 de outubro

Já para o comércio virtual, as datas específicas do calendário e-commerce que mais impulsionam as vendas são:

  • Black Friday: grande liquidação que ocorre sempre na 4ª sexta-feira de novembro;
  • Cyber Monday: queima de produtos eletrônicos que acontece na primeira segunda-feira após a Black Friday;
  • Dia do Consumidor: foco em mostrar a importância do cliente e trabalhar o relacionamento. Oficialmente é dia 15 de março, porém o comércio comemora na primeira quarta-feira após essa data;
  • Dia do Cliente: de apelo menor que o Dia do Consumidor, essa data ocorre anualmente em 15 de setembro;
  • Dia do Frete Grátis: acontece geralmente no final de abril (última sexta-feira do mês), entregando frete grátis aos clientes como forma de aumentar o volume de compras.

Como se preparar


Apesar de representarem grandes oportunidades para aumentar o faturamento, essas datas não são mágicas. Para obter resultados efetivos para seu e-commerce é preciso planejar e se preparar para cada ocasião, investindo em marketing e demais questões que, ao final do processo, fazem toda a diferença.

Veja agora algumas dicas de como se preparar para datas especiais.

  1. Planeje com antecedência
    Com pelo menos um mês de antecedência, programe as campanhas temáticas alinhadas às ações de marketing, confira se possui estoque compatível com a expectativa de vendas e converse antecipadamente com os fornecedores. Por último, mas não menos importante, defina bem sua logística para evitar desistências e atrasos, garantindo a entrega dentro do prazo em períodos específicos.
  2. Defina boas promoções
    Durante as datas especiais, não faça do seu preço um obstáculo. Como nesses períodos as pessoas estão mais propensas a gastar, além do preço competitivo é interessante oferecer outras vantagens. Como por exemplo condições especiais de pagamento, descontos progressivos e frete grátis.   
  3. Prepare sua loja
    O grande número de visitas em sua loja virtual pode acabar derrubando a plataforma. Por isso, se informe sobre como preparar o site para suportar as operações diárias. Outro fator importante é proporcionar ao usuário a melhor experiência de compra, portanto opte por uma plataforma didática, fácil de ser navegada e operada e, claro, responsiva (quando o layout se adapta ao tamanho das mais variadas telas, como celular, tablet e computador). 
  4. Colete dados
    Aproveite o maior volume de visitantes nesse período para coletar informações e adicionar ao banco de dados da loja. Sua próxima experiência de vendas em épocas pontuais será ainda melhor e mais rentável.
  5. Ofereça um diferencial
    Já que estamos falando de períodos comemorativos, que tal personalizar as embalagens com os temas de cada data e entregar junto um cartão para presentear? Essa é uma boa maneira de levantar um diferencial perante a concorrência e conquistar o cliente, aumentando as chances dele voltar a comprar na sua loja.    

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