20/08/2019
Aprox. 6 min.Datas comemorativas: como seu e-commerce pode aproveitar
As datas comemorativas movimentam tanto o comércio tradicional, quanto o virtual. Mas como aproveitar essas oportunidades para aumentar as vendas no seu e-commerce? Confira algumas dicas.
O ano é composto por importantes datas comemorativas que movimentam as lojas e a mente dos consumidores. É o caso do Natal, Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Namorados, etc.
O comércio tradicional sempre soube como aproveitar esses períodos para atrair mais consumidores e aumentar as vendas. E no comércio digital não é diferente. Além de utilizar o calendário comemorativo habitual, os e-commerces criaram outras datas que funcionam muito bem no meio virtual e impulsionam ainda mais o tráfego de clientes.
Principais datas
Seja em lojas físicas ou nos e-commerces existem algumas datas em que o movimento em torno das vendas é maior, pois estimulam a troca de presentes entre as pessoas. São elas:
- Natal: 25 de dezembro
- Dia das Mães: segundo domingo de maio
- Dia dos Pais: segundo domingo de agosto
- Dia dos Namorados: 12 de junho
- Dia das Crianças: 12 de outubro
Há também outros períodos que impulsionam um setor do comércio em específico, como chocolate ou fantasias, por exemplo.
- Páscoa: comemoração religiosa em data móvel, que ocorre entre 22 de março e 25 de abril;
- Carnaval: celebração em data variável, que normalmente acontece entre o final de fevereiro e o início de março.
- Halloween: 31 de outubro
Já para o comércio virtual, as datas específicas do calendário e-commerce que mais impulsionam as vendas são:
- Black Friday: grande liquidação que ocorre sempre na 4ª sexta-feira de novembro;
- Cyber Monday: queima de produtos eletrônicos que acontece na primeira segunda-feira após a Black Friday;
- Dia do Consumidor: foco em mostrar a importância do cliente e trabalhar o relacionamento. Oficialmente é dia 15 de março, porém o comércio comemora na primeira quarta-feira após essa data;
- Dia do Cliente: de apelo menor que o Dia do Consumidor, essa data ocorre anualmente em 15 de setembro;
- Dia do Frete Grátis: acontece geralmente no final de abril (última sexta-feira do mês), entregando frete grátis aos clientes como forma de aumentar o volume de compras.
Como se preparar
Apesar de representarem grandes oportunidades para aumentar o faturamento, essas datas não são mágicas. Para obter resultados efetivos para seu e-commerce é preciso planejar e se preparar para cada ocasião, investindo em marketing e demais questões que, ao final do processo, fazem toda a diferença.
Veja agora algumas dicas de como se preparar para datas especiais.
- Planeje com antecedência
Com pelo menos um mês de antecedência, programe as campanhas temáticas alinhadas às ações de marketing, confira se possui estoque compatível com a expectativa de vendas e converse antecipadamente com os fornecedores. Por último, mas não menos importante, defina bem sua logística para evitar desistências e atrasos, garantindo a entrega dentro do prazo em períodos específicos. - Defina boas promoções
Durante as datas especiais, não faça do seu preço um obstáculo. Como nesses períodos as pessoas estão mais propensas a gastar, além do preço competitivo é interessante oferecer outras vantagens. Como por exemplo condições especiais de pagamento, descontos progressivos e frete grátis. - Prepare sua loja
O grande número de visitas em sua loja virtual pode acabar derrubando a plataforma. Por isso, se informe sobre como preparar o site para suportar as operações diárias. Outro fator importante é proporcionar ao usuário a melhor experiência de compra, portanto opte por uma plataforma didática, fácil de ser navegada e operada e, claro, responsiva (quando o layout se adapta ao tamanho das mais variadas telas, como celular, tablet e computador). - Colete dados
Aproveite o maior volume de visitantes nesse período para coletar informações e adicionar ao banco de dados da loja. Sua próxima experiência de vendas em épocas pontuais será ainda melhor e mais rentável. - Ofereça um diferencial
Já que estamos falando de períodos comemorativos, que tal personalizar as embalagens com os temas de cada data e entregar junto um cartão para presentear? Essa é uma boa maneira de levantar um diferencial perante a concorrência e conquistar o cliente, aumentando as chances dele voltar a comprar na sua loja.
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