Dia das mulheres
Voltar

05/03/2021

Aprox. 5 min.

Dia das mulheres

Descubra como surgiu o dia das mulheres e porque esta data é tão importante para acelerar a busca por igualdade de gênero na sociedade atual.

O dia das mulheres, comemorado anualmente em 08 de março, é visto por muitas pessoas como uma data para homenagear e presentear o público feminino.

Mas você sabia que esta data representa muito mais do que apenas uma homenagem às mulheres?

O dia das mulheres, ao contrário da maioria das datas comemorativas, não foi criado pelo comércio. Esta data possui importantes origens históricas que retratam toda uma trajetória de luta contra a descriminação e busca por direitos iguais.

Hoje em dia, com o feminismo e a igualdade de gênero em pauta, o dia das mulheres é cada vez mais lembrado como uma data para reconhecer as conquistas das mulheres em diversas áreas e chamar atenção para a luta por igualdade de direitos em relação aos homens.

Conheça um pouco mais sobre a história do dia das mulheres.

Dia das mulheres: qual a origem?

O dia das mulheres como conhecemos hoje foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975.

Contudo, esta data é comemorada desde o início do século 20, quando as mulheres passaram a ir às ruas para exigir o direito ao voto e condições de trabalho mais dignas.

Um dos primeiros registros do dia das mulheres aconteceu em 26 de fevereiro de 1909, nos Estados Unidos, com uma grande passeata que reuniu 15 mil mulheres em Nova York.

Marchando pelas ruas da cidade, elas pediam melhores condições de trabalho, já que as jornadas na época podiam chegar a 16 horas por dia, seis dias por semana.

O segundo grande marco para o dia das mulheres ocorreu em 1910, na Alemanha. Neste ano, durante a reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, foi proposta a criação de uma jornada anual de manifestações das mulheres pelos direitos iguais.

A partir daí, houve o registro do primeiro dia oficial da mulher, celebrado em 19 de março de 1911.

Alguns anos mais tarde, em 8 de março de 1917 — no calendário gregoriano —, um grupo de operárias foi às ruas de Moscou protestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, marcando o início da Revolução Russa.

Décadas mais tarde, em 8 de março de 1975, o dia das mulheres foi oficializado pela Organização das Nações Unidas, e dois anos depois, a data foi estendida a todos os países que compõem a organização.

A importância da igualdade de gênero

De 1975 para cá, muita coisa mudou. No entanto, as mulheres continuam na luta por direitos iguais, remuneração justa, fim do machismo, melhores oportunidades de trabalho, entre outras questões.

Afinal, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a desigualdade de gênero, principalmente no mercado de trabalho, ainda é gritante.

Segundo o IBGE, em 2016, as mulheres recebiam cerca de ¾ do valor pago aos homens. Já 60,9% dos cargos gerenciais eram ocupados por homens, enquanto apenas 39,1% das vagas eram destinadas às mulheres.

Já o relatório do Fórum Econômico Mundial divulgado em 2018, apontou que a igualdade de gênero somente será alcançada em áreas como economia, educação, saúde e política a partir de 2.126!

Considerando a importância do dia das mulheres, todos os anos, a ONU apresenta uma temática para a data. Em 2021, a ONU Mulheres anunciou o tema da vez: “Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo de COVID-19”.

Segundo a ONU, em tempos de pandemia, as mulheres se mostraram presentes na linha de frente do combate ao coronavírus, como profissionais da saúde, líderes comunitárias e de estado exemplares, cuidadoras, entre outras funções, destacando ainda mais a carga desproporcional de responsabilidades que as mulheres carregam no dia a dia.

Para o futuro, o público feminino espera alcançar os mesmos direitos concedidos aos homens, em uma sociedade mais igualitária para todos.

Gostou deste artigo e quer conferir mais curiosidades sobre outras datas comemorativas?

Acesse os conteúdos da Veloplastic sobre o dia do consumidor (clique aqui) e o Valentine’s Day (clique aqui).

E para não perder nenhuma data comemorativa do calendário, confira nosso artigo “Calendário e-commerce 2021” com dicas para preparar o seu e-commerce para as celebrações deste ano.