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Dia dos Pais: 7 dicas para aumentar as vendas no e-commerce

Dia dos Pais: 7 dicas para aumentar as vendas no e-commerce

O Dia dos Pais é uma data sazonal em ascensão para o e-commerce com vendas cada vez mais relevantes. Conforme o levantamento da Ebit|Nielsen, em 2020 foram 8,2 milhões de pedidos com R$3,5 bilhões de faturamento, o que representou uma alta de 41% em relação a 2019.

Com o mercado online aquecido e as pessoas mais acostumadas a comprar na internet, esse Dia dos Pais 2021 tem tudo para conquistar um volume de vendas ainda maior. Para isso, é preciso planejar suas estratégias e começar a colocar em prática algumas ações que estimulem o consumidor a pesquisar o presente para o pai e guiem esse cliente até a sua loja online.

Essa preparação não deve ser limitada às vendas. Pensar no aumento de tráfego no site, no prazo de entrega, no estoque e até em envelopes personalizados para melhorar a experiência de cada comprador vai fazer a diferença entre o seu e-commerce e a concorrência. Confira agora algumas dicas que você ainda pode adotar com um mês de antecedência!

1 – Planejamento é o segredo para vender mais no Dia dos Pais

Embora o planejamento seja fundamental para as vendas durante todos os meses do ano, quando se trata de datas sazonais, ele se faz imprescindível. Além de evitar imprevistos com ações mal executadas, pensadas no último minuto, planejar uma estratégia para o Dia dos Pais é a maneira mais eficaz de aproveitar todas as oportunidades da data.

  • Prepare a equipe e o estoque para o aumento de fluxo
  • Analise as categorias que são tendências de mercado
  • Estude os produtos nos quais pode oferecer mais desconto
  • Utilize dados da busca do site para conhecer seu consumidor
  • Planeje campanhas de marketing desde julho
  • Crie e aprove conteúdo para as redes sociais
  • Encomende envelopes personalizados para o Dia dos Pais
  • Se trabalha com marketplaces, consulte as ações especiais para a data

Essa é uma excelente data para fazer girar seu estoque, mas vai além disso se você considerar que o presente do Dia dos Pais é um produto especial, que provavelmente será lembrado por vários anos, assim como a loja onde foi comprado. Por isso é tão importante se programar para proporcionar a melhor experiência.

2 – Mantenha seu site no ar mesmo com tráfego superior

Pode parecer óbvio, mas ainda assim vale lembrar que as lojas online devem registrar um tráfego muito elevado nas semanas e dias que antecedem o Dia dos Pais. Por isso, não deixe de testar a capacidade do seu servidor para descobrir quantos usuários simultâneos a loja pode suportar.

Pode ser que a sua equipe perceba que a estrutura do seu e-commerce não está preparada para a sobrecarga desse período e agora é o momento de buscar soluções a tempo.

3 – Datas sazonais exigem direcionamento da comunicação

O Dia dos Pais está chegando, já escolheu o presente? Você provavelmente já viu muitas campanhas assim em julho e pensou: mas o Dia dos Pais é só em agosto! Mesmo assim, essa comunicação cumpriu o seu objetivo, lembrando você da data e de que aquele e-commerce tem opções para presentear.

Depois de analisar os dados sobre as tendências de mercado para o Dia dos Pais 2021, comece a planejar sua campanha observando cada fase:

  • Primeiro, lembre o seu cliente de que o Dia dos Pais está próximo
  • Crie conteúdos e páginas especiais com sugestões de presentes por preço e pelo estilo de cada pai
  • Apresente os produtos com descontos diferenciados com destaque
  • Ofereça vantagens para quem comprar antes, como frete grátis e menor prazo de entrega
  • Mantenha o consumidor motivado apresentando gradualmente novas promoções, combos e presentes exclusivos até o segundo domingo de agosto

Essa comunicação direcionada deve estar alinhada em todos os canais, ou seja, nos banners da loja online, no e-mail marketing, push, posts patrocinados, anúncios e até nas embalagens que chegam ao cliente.

No Dia dos Pais dos últimos anos, campanhas com as palavras “presente”, “grátis” e “oferta” performaram melhor do que as que não tinham nenhum desses termos. O mesmo vale para comunicações que ofertavam um benefício financeiro ou emocional.

4 – Prepare ofertas e promoções exclusivas para o Dia dos Pais

A primeira coisa que os gestores e empresários de e-commerce devem ter em mente é que, embora o consumidor já esteja comprometido a gastar no Dia dos Pais, é preciso propor alguma vantagem para destacar sua marca da concorrência. Veja algumas sugestões!

  • Cupons de desconto
  • Frete grátis ou desconto no frete
  • Condições de pagamento em mais parcelas
  • Brinde ou vale presente
  • Combos promocionais

Datas comemorativas podem pedir ofertas e promoções especiais, mas essa é uma estratégia que cada e-commerce precisa avaliar. Não é necessário aplicar descontos incríveis em todo o catálogo.

Pode ser que a melhor opção para o seu negócio seja disponibilizar benefícios para a compra de produtos que estão parados no estoque ou naqueles com margem segura para não entrar no prejuízo.

5 – Valorize a experiência com envelopes personalizados para o Dia dos Pais

Proporcionar uma experiência de compra online perfeita é um fator essencial para fidelizar seu cliente. Por esse motivo, vale a pena estar atento aos detalhes do relacionamento do consumidor com a sua marca. Verifique alguns diferenciais que vão te ajudar a alcançar a excelência:

  • Produza conteúdos relevantes
  • Desenvolva um cadastro e checkout fácil de fazer
  • Disponibilize um canal de atendimento e pós venda eficaz
  • Invista em usabilidade
  • Mantenha fotos e informações dos produtos atualizadas
  • Certifique-se de que o seu site é responsivo
  • Planeje o estoque e entregue no prazo
  • Surpreenda com embalagens personalizadas para reforçar a identidade da marca

Os envelopes personalizados são uma maneira de demonstrar ao cliente que a empresa se importa com cada detalhe. Na Veloplastic, você pode personalizar a embalagem com a arte, as cores e as informações da marca, fortalecendo o branding, apostando na segurança dos produtos e, consequentemente, colaborando para a fidelização do consumidor.

Comece a colocar em prática sua campanha do Dia dos Pais e solicite aqui o orçamento de envelopes personalizados a partir de três mil unidades.

6 – Preveja seu estoque

Mesmo que o seu e-commerce seja um pequeno negócio e que você não tenha muitos recursos para aplicar em estoque, é primordial analisar quais itens precisam de reposição e quais estão entre as tendências de mercado para o Dia dos Pais. Converse com os seus fornecedores ou planeje cuidadosamente sua produção para a data.

Do contrário, qual seria o motivo de aumentar as vendas se a sua loja virtual não tem condições de dar conta da demanda? Não esqueça de que as vendas na internet dificilmente terão seu pico exatamente no Dia dos Pais, o provável é que elas alcancem o número máximo conforme a média dos seus prazos de entrega. Então, examine e prepare seu estoque!

7 – Pense na entrega

Entre em contato com seus parceiros logísticos e alinhe com o seu gerente de conta dos Correios as ações que podem agilizar o despacho dos produtos para o Dia dos Pais. Verifique também com as transportadoras privadas se elas planejam algum esquema diferenciado de retiradas ou se a capacidade de entregas será aumentada.

Veloplastic, sua parceira para surpreender clientes no Dia dos Pais

O mercado digital ainda tem bastante espaço para crescer no Dia dos Pais e essa data é uma oportunidade imperdível para cativar seu cliente. Afinal, a compra realizada nesse período pode ser um presente inesquecível e esse é o momento ideal para proporcionar uma experiência memorável.

Planeje sua campanha o quanto antes, prepare sua equipe para o aumento da demanda e mostre para o seu cliente que você tem ótimas opções para presentear. Lembre as pessoas da data, ofereça sugestões de presentes e benefícios (sempre de acordo com as possibilidades e as particularidades do seu negócio).

Alinhe a comunicação do seu e-commerce reforçando a identidade da sua marca desde os banners no site até a embalagem que chega na casa do cliente. Para isso, conte com a qualidade e a segurança dos envelopes personalizados da Veloplastic.

São envelopes resistentes e duráveis de polietileno co-extrusado (COEX), com duas camadas robustas e lacre de segurança, que protegem a mercadoria da luz do sol, umidade e outros danos que podem ocorrer durante o transporte.

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