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Dicas para automatizar as vendas em marketplaces

Dicas para automatizar as vendas em marketplaces

Sabe por que é uma boa ideia automatizar suas vendas em marketplaces? Porque investindo na otimização dos processos você vai garantir que a sua equipe tenha tempo para se dedicar às estratégias de crescimento do seu e-commerce, e não às tarefas demoradas de cadastro de produtos, por exemplo.

Segundo dados da Ebit/Nielsen, o marketplace cresceu 52% em 2020, contra o crescimento de 41% do mercado de e-commerce. Tanto o ticket médio, quanto a quantidade de pedidos apresentaram crescimento expressivo. Por isso, esse é um ótimo momento para automatizar demandas e aspirar resultados ainda melhores.

Embora não exista uma ferramenta mágica para garantir que o seu negócio será o novo líder em vendas dessas plataformas, podemos listar algumas dicas de automatização para marketplaces que vão fazer muita diferença. Vamos conferir?!

Conecte-se com vários marketplaces usando um Hub de Integração

Também conhecido como integrador de marketplaces, um Hub de Integração é uma plataforma capaz de conectar sua operação com diferentes marketplaces, centralizando as informações em um só lugar e permitindo que você gerencie contas de diferentes canais, além de cadastrar produtos e controlar suas vendas até a entrega.

Quanto mais suas vendas aumentarem, mais você vai precisar de Hub de Integração para controlar pedidos, estoque, emissão de etiquetas e notas fiscais. Do contrário, a consequência será um aumento considerável de trabalho operacional, que vai acabar tomando o tempo que deveria ser empregado em tarefas estratégicas. Veja a seguir algumas vantagens de investir nesse tipo de ferramenta:

  • Precifique com a margem de lucro desejada: se você está interessado em reduzir significativamente a margem de erro nos preços de produtos, saiba que essa tarefa fica mais fácil com alguns integradores de marketplaces. Essas plataformas consideram a margem do lucro que o lojista deseja, os custos da mercadoria e da operação, os impostos e a comissão de cada marketplace.
  • Cadastre mais produtos e mais rápido: com o Hub, é possível cadastrar o produto apenas uma vez, com maior riqueza de detalhes, e a plataforma integra esse cadastro para vários marketplaces.
  • Publique seus anúncios em vários marketplaces: alguns integradores permitem clonar anúncios em vários canais. Além de gerenciá-los em um só painel, você poderá criar kits simples e compostos, conquistando mais performance e visibilidade.
  • Centralize a gestão de vendas: economize tempo visualizando todas as informações de vendas em tempo real e no mesmo lugar. Existem opções no mercado que até permitem gerenciar mais de um CNPJ.
  • Reduza as chances de erro com estoque automatizado: se você vende em diversos marketplaces, já deve imaginar o quanto é importante ter um controle de estoque automático. Com ele, você não corre o risco de vender em uma plataforma um produto que já foi vendido na outra.
  • Integre os dados das transportadoras: existem opções de Hub que também permitem a gestão de tabelas de frete, Correios, logística de separação e envio de produtos de forma centralizada, inclusive com impressão automática de etiquetas de envio.
  • Emita notas fiscais automaticamente: a maioria dos marketplaces exige nota fiscal. Por isso, alguns integradores oferecem opções que além de emitirem a NFe automaticamente, ainda enviam os dados para o marketplace de onde a venda foi feita.

Como escolher o melhor Hub de Integração de marketplaces

Agora que você já conhece as principais vantagens de utilizar um integrador de marketplaces para automatizar suas vendas, chegou a hora de considerar qual o melhor modelo para o seu e-commerce.

O primeiro passo é descobrir se o Hub é compatível com a plataforma que você usa atualmente e se há possibilidade de integrações de sistema com outras plataformas. Verifique também se ele está integrado com os marketplaces onde você deseja vender e se eles estão alinhados com o seu nicho de mercado.

Escolher um Hub de Integração ideal para o seu e-commerce é preparar sua empresa para um crescimento saudável nos marketplaces. Um bom integrador deve gerenciar pedidos, SKUs, estoque e notas fiscais, além de fornecer relatórios centralizados de vendas. Tudo isso para otimizar os processos, permitindo que você e sua equipe se dediquem aos resultados cada vez mais positivos!

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