Dicas para fidelizar seus clientes
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24/03/2020

Aprox. 7 min.

Dicas para fidelizar seus clientes

Conheça a importância de fidelizar clientes e aprenda algumas dicas para tornar esse processo mais eficiente para o seu e-commerce.

Quando se trata de fidelizar clientes, o desafio para os empreendedores é grande. Seja um e-commerce, uma loja física ou um negócio ainda em fase de crescimento, conquistar clientes fiéis exige a aplicação de estratégias especiais.

Os consumidores de hoje são os protagonistas do mercado. Eles que determinam o sucesso do empreendimento, o fluxo de atividades e o lucro mensal.

Dessa forma, quem trabalha com o público frequentemente se depara com o seguinte questionamento: como realizar vendas recorrentes para o mesmo cliente, conquistando a desejada fidelização?

Se o seu e-commerce passa pela mesma situação, acompanhe o post de hoje para conhecer cinco dicas de como fidelizar clientes.

Porque a fidelização é importante

Engana-se quem pensa que atrair novos clientes é mais importante do que fidelizar os que já compraram.

Dar a devida importância às estratégias de fidelização é fundamental não só para a construção de uma marca reconhecida e valorizada no segmento de atuação, como também para a expansão da empresa.

Afinal, sem os clientes fiéis, os rendimentos dos novos negócios seriam apenas para manter a empresa funcionando, reduzindo significativamente as chances de expansão das atividades e aumento dos lucros.

Além disso, a fidelização também representa para a empresa:

  • Menos custos: As empresas investem grandes quantias e esforços em publicidade e nas mais diversas estratégias para captar novos clientes. Mas, como já dizia o famoso consultor de marketing Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”.
  • Porta vozes espontâneos: Cliente fiéis indicam a marca para amigos e conhecidos de maneira autêntica, sem esperar receber nada em troca.
  • Recompra garantida: Consumidores fidelizados estão satisfeitos com a marca e seus produtos, por isso, eles compram mais de uma vez, garantindo a recompra.
  • Feedback honesto: Clientes que gostam da marca e compram com frequência tendem a dar feedbacks reais e com conteúdo para trazer melhorias na empresa, seja no atendimento, no qualidade e preço dos produtos, etc.

Dicas para fidelizar clientes

Agora que você já conhece a importância da fidelização de clientes, é hora de trabalhar esse processo na sua loja.

Confira algumas dicas para conquistar mais consumidores fiéis à sua marca:

1 - Identificar o tipo de cliente

O primeiro passo para trabalhar a fidelização é identificar os tipos de cliente que o negócio possui: quem só compra na promoção, aqueles que gostam da marca mas não compram com frequência, clientes que só compraram uma vez, dentre outros.

Ao conhecer os diferentes perfis de consumidores, o gestor pode elaborar uma comunicação mais específica para cada grupo de cliente, trabalhando a aproximação, estreitando os laços e criando um vínculo entre os consumidores e a marca.

2 - Oferecer um plus

O cliente voltou a comprar com você? Então ofereça uma vantagem especial! Seja recebendo brindes, descontos, cupons ou acúmulo de pontos, os consumidores que confiaram na sua loja para realizar uma segunda compra definitivamente merecem um agrado.

3 - Praticar um bom atendimento

Um dos fatores determinantes para a fidelização é a qualidade do atendimento ao consumidor.

Empresas que oferecem um bom suporte e diversos canais para solucionar dúvidas e eventuais problemas com pagamento, entrega e mercadoria oferecem mais confiança e segurança aos clientes.

Além do bom atendimento, os consumidores valorizam marcas que resolvem as solicitações de maneira rápida e eficiente.

4 - Trabalhar o relacionamento

O relacionamento é a chave para manter clientes engajados e fidelizados. Por isso, trabalhe uma comunicação proativa e personalizada, de acordo com o perfil do cliente (como comentamos no primeiro item).

Seja no momento do cadastro ou após a primeira compra, a loja deve realizar o contato com o consumidor e manter a interação, o ideal é que a marca se torne “amiga” do cliente.

5 - Surpreender na entrega

A última dica de hoje é surpreender o cliente no momento da entrega. Enviar o produto em uma embalagem resistente, segura e diferente das demais mostra a preocupação da marca com os detalhes e transmite uma impressão positiva ao consumidor.

Uma sugestão é enviar junto ao produto uma cartinha de agradecimento escrita à mão. E para se diferenciar das demais marcas no momento da entrega, invista em embalagens personalizadas.

Na Veloplastic você pode personalizar os envelopes de acordo com as cores, design ou logo da marca, levando até o cliente a identidade única da sua loja.

Confira as embalagens personalizadas da Veloplastic aqui!

Essas foram as dicas de hoje para ajudar a sua marca a fidelizar clientes e conquistar ainda mais vendas!

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