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Dicas para quem quer ter sucesso no e-commerce

Dicas para quem quer ter sucesso no e-commerce

Em 2020, o e-commerce apresentou altos índices de crescimento devido à pandemia do coronavírus e às regras de restrição impostas ao varejo físico.

Durante um ano em que as atividades foram digitalizadas e as vendas foram integralmente transportadas para as telas de celulares e computadores, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) registrou um aumento de 150 mil novas lojas online entre os meses de abril e setembro de 2020.

Este dado aponta que, em tempos de crise, muitos lojistas recorreram ao e-commerce para manter as portas abertas e continuar vendendo.

No entanto, para ter sucesso no varejo eletrônico não basta apenas colocar os produtos na internet e esperar que as vendas comecem. Trabalhar com e-commerce exige diversos processos de planejamento e análise. Afinal, a concorrência é grande e está cada vez mais acirrada.

Pensando nisso, reunimos hoje algumas dicas úteis para quem quer ter sucesso no e-commerce. Confira:

1 – Planejamento inicial

A criação de uma loja virtual pode ser tão trabalhosa quanto a de uma loja física. Por isso, antes de tudo, é preciso elaborar um planejamento chamado plano de negócio.

Neste documento, estarão todas as informações relacionadas à criação e ampliação do e-commerce, como:

  • panorama de mercado;
  • produto a ser comercializado;
  • público-alvo;
  • objetivos do empreendimento;
  • análise SWOT (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades).

É importante que o plano de negócio seja elaborado de forma realista, contendo objetivos e metas que possam ser alcançados e minimizando os riscos ao longo do processo.

2 – Boa plataforma

Dificilmente uma loja virtual realiza vendas sem uma plataforma de qualidade. Afinal, um bom site garante uma jornada de compra mais agradável e satisfatória para o consumidor.

Hoje em dia, é possível encontrar diversas opções de sites para criar um e-commerce. No entanto, é importante ressaltar que a melhor plataforma não é aquela que custa mais caro, mas sim aquela que se encaixa nas necessidades de cada negócio.

Por isso, é preciso pesquisar as funcionalidades de cada plataforma, lembrando sempre de conferir a usabilidade em smartphones, já que eles são uma das ferramentas mais utilizadas para fazer compras online, e o nível de preparação da plataforma para os mecanismos de busca.

Afinal, você quer ver a sua loja na primeira página do Google, não é mesmo?

3 – Checkout eficiente

Uma compra somente é finalizada após o checkout na plataforma. Dessa forma, é essencial garantir máxima eficiência durante este procedimento.

Evitar cadastros muito longos, pedir somente as informações realmente necessárias e deixar claro os valores finais da compra são dicas importantes para um checkout eficiente e mais agilizado para o consumidor.

4 – Atendimento em diversos canais

Comprar pela internet ainda gera preocupações em alguns consumidores. Por isso, o e-commerce deve estar presente em diferentes canais, como chat, telefone, e-mail e WhatsApp para responder às dúvidas e inseguranças dos clientes e prestar o melhor atendimento.

Afinal, assim como o varejo físico precisa de vendedores, o comércio eletrônico também precisa de seus “atendentes”.

5 – Pós-venda

Mesmo após a conclusão da venda, é necessário manter a comunicação e o bom relacionamento para fidelizar o cliente e diferenciar o e-commerce da concorrência.

Afinal, os custos envolvidos para conquistar um novo cliente são muito mais altos do que os investimentos para manter um atual.

Por isso, um pós-venda eficiente é a estratégia ideal para reduzir custos, fidelizar clientes e se destacar no mercado.

Lembre-se de:

  • agradecer à preferência;
  • prestar atendimento humanizado;
  • oferecer brindes;
  • proporcionar entrega antecipada;
  • enviar avisos de status da entrega.

6 – Logística

Para muitos consumidores a entrega da mercadoria é um dos momentos mais aguardados da compra. Considerando isso, o gestor de e-commerce deve contar com uma logística bem planejada para garantir o envio e a entrega das encomendas dentro do prazo estimado.

Afinal, não existe nada mais desanimador para o cliente do que, na ansiedade de receber seu produto, se deparar com um aviso de que a encomenda não chegará no tempo estipulado.

Além dos prazos, o gestor também deve se preocupar com a qualidade das embalagens. Uma vez que o transporte pode danificar produtos mais frágeis ou até mesmo inutilizá-los.

Ao contar com embalagens resistentes e próprias para uso no e-commerce, o gestor reduz custos com logística reversa e troca de produtos danificados, e demonstra ao consumidor toda a atenção e cuidado da empresa com os detalhes.

Gostou das dicas e quer conferir mais? Então, acesse nosso checklist completo para um e-commerce de sucesso, clicando aqui!

Dica extra: envelopes de segurança de qualidade

Agora que você já conferiu as principais recomendações para ter um e-commerce de sucesso, confira a última dica que separamos.

Como já mencionamos, um processo de entrega bem planejado é fundamental para que as encomendas cheguem aos consumidores em perfeito estado.

Para garantir mais eficiência na entrega e evitar gastos extras com troca de produtos danificados, aposte em envelopes de segurança de qualidade.

A Veloplastic possui diversas opções de envelopes plásticos para e-commerce, lojas virtuais, transportadoras e Correios.

Nossos envelopes são produzidos em polietileno coextrusado, um material resistente e de alta qualidade que protege as mercadorias contra líquidos, umidade, luz solar e demais danos decorrentes do processo de transporte.

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