23/10/2019
Aprox. 7 min.Era da experiência
Saiba o que é a era da experiência e como seu e-commerce pode se ajustar para sair na frente e conquistar mais clientes.
A forma de comprar mudou, e seja para adquirir um produto ou serviço, os consumidores de hoje desejam mais personalização e atendimento diferenciado. Afinal, na era da experiência, o preço e a mercadoria acabaram ficando em segundo plano.
Mas, você sabe o que é a era da experiência e por que seu e-commerce deve fazer parte dela? Continue acompanhando a matéria para saber mais.
Era da experiência
A era da experiência caracteriza o atual momento do mercado, no qual os consumidores desejam mais do que apenas comprar um produto ou utilizar um serviço. Eles desejam ter acesso à uma experiência completa.
Hoje em dia, apenas servir não é mais suficiente. Empresas que oferecem um bom produto a um preço acessível não garantem a fidelização do consumidor, é necessário entregar ao cliente uma experiência única e memorável.
Além do bem material, durante o processo de compra a marca precisa evidenciar sua identidade por meio de experiências diferenciadas. Afinal, os valores e diferenciais de uma empresa já não estão mais apenas na mercadoria, e sim na interação com o consumidor, na maneira como o atendimento ocorre e a venda é feita.
A era da experiência, portanto, abrange toda a jornada de compra, buscando aperfeiçoar cada vez mais a maneira como o consumidor é tratado desde seu primeiro contato com a marca, até a entrega do produto e o momento pós-venda.
As formas de consumir
A maneira como as pessoas consomem bens e serviços mudou, e, para acompanhar este novo cenário, as empresas precisaram se adaptar para suprir as necessidades e demandas dos consumidores.
Na era da experiência, a forma de adquirir produtos e serviços ganhou outro significado, a experiência do processo de compra se tornou mais relevante do que a própria mercadoria em si. Por isso, o consumo hoje é pautado por três palavras: conveniência, customização e controle.
Conveniência: Principalmente no meio online, o consumidor deseja facilidade e agilidade no processo de compras. Preencher cadastros, falta de estoque, mensagens de erro e usabilidade ineficiente são os grandes culpados pelo abandono de carrinho.
Por isso, otimizar ao máximo a jornada de compra traz mais conveniência para o usuário, que economiza tempo e finaliza a aquisição com mais agilidade.
Customização: Cada vez mais as pessoas buscam por experiências personalizadas e tratamento diferenciado. Por isso, a customização no momento da compra é uma peça chave para os varejistas.
Desde a primeira compra, o lojista pode armazenar informações pessoais e preferências de pagamento de cada cliente. Através dessa base de dados é possível personalizar ainda mais as próximas compras deste consumidor.
A cada nova visita a loja pode indicar produtos similares, oferecer descontos exclusivos e facilitar o pagamento através da compra com 1-click. Tudo isso é possível graças à customização e à integração de informações do banco de dados.
Controle: O consumidor deve ser o centro de todo processo de compra. Garantir a melhor experiência para cada usuário, de forma única e personalizada é fundamental. Afinal, a concorrência é grande, e, com uma simples pesquisa é possível saber qual loja oferece a melhor experiência e é mais bem avaliada.
Na era da experiência, o usuário deve estar no controle, é ele quem decide como interagir com a loja, quando e por qual canal. O poder de decisão do cliente contribui para a experiência de compra como um todo.
Por isso, inovar na maneira de vender, comunicar e atender o consumidor é essencial para continuar relevante para o público.
Como sair na frente
Além da adoção dos três C’s (conveniência, customização e controle) na jornada de compra, os e-commerces podem adotar outra medida para promover uma experiência ainda mais interessante aos consumidores.
Como já falamos aqui, o processo de compra é mais valorizado do que o produto, e quando se trata de vendas online, o momento da entrega é o mais aguardado pelos consumidores.
Por isso, para surpreender positivamente seus clientes, capriche na embalagem da sua loja virtual, aposte em envelopes personalizados.
Além de oferecer o melhor atendimento, com ofertas pensadas especialmente para aquele consumidor, o e-commerce que utiliza embalagens personalizadas com as cores e o design da marca demonstra zelo e atenção aos detalhes.
Os envelopes personalizados são uma grande oportunidade de alavancar a experiência de unboxing dos clientes. Afinal, boas ou ruins, as experiências são momentos que as pessoas compartilham com amigos e conhecidos, e que ajudam a sociedade a criar uma visão sobre as marcas.
Por isso, proporcionar uma boa experiência aos clientes é fundamental para garantir o sucesso do seu e-commerce. Aposte nas embalagens personalizadas da Veloplastic.
Com diversos modelos e tamanhos, os envelopes plásticos da Veloplastic possuem elementos que asseguram a qualidade do material e garantem a inviolabilidade do pacote, além de serem todos personalizáveis.
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