Soluções em Envelopes Plásticos

Fatores que impactam no valor do frete

Fatores que impactam no valor do frete

Quem costuma comprar pela internet sabe que o valor do frete tem grande relevância no momento de checkout e finalização da compra. Isso porque o frete alto pode significar frustração na experiência de compra do usuário, resultando até mesmo no abandono de carrinho.

Segundo o Baymard Institute, que listou os principais motivos para a desistência das compras online, o frete caro foi citado por 53% do público como a maior razão para o abandono de carrinho no e-commerce.

Este levantamento do Baymard Institute apenas reforça a importância do comércio eletrônico investir em alternativas para baratear o valor do frete, como condições diferenciadas que chamem a atenção do consumidor, entrega grátis a partir de um valor mínimo de compras, dentre outras.

Se você não quer perder mais nenhuma venda no seu e-commerce por frete alto, confira no artigo os principais fatores que influenciam no cálculo do valor de entrega e aprenda a otimizar a logística do seu negócio.

1 – Peso e dimensões

O peso e as dimensões da encomenda são as informações básicas para o cálculo do frete. Dessa forma, o primeiro passo para determinar o valor do frete é medir as encomendas já embaladas e prontas para o envio.

Neste momento, é importante tirar as medidas com precisão, já que qualquer diferença de centímetros irá alterar o valor final.

E-commerces que trabalham com transportadoras devem estar atentos aos limites de dimensão e peso de cada empresa para evitar o pagamento de taxas extras ou a restrição da postagem.

2 – CEP de destino

A distância entre o local de postagem e o endereço de entrega é um dos fatores que influencia no valor do frete.

Afinal, quanto maior for a distância entre os destinos, maior será o gasto com combustível, pedágios e demais custos, encarecendo o valor final para realizar a entrega. Algumas transportadoras estipulam este custo como “valor do frete por km rodado”.

Além da distância e da quilometragem, outros fatores também são levados em conta considerando o CEP de entrega, como:

  • regiões de difícil acesso, como cidades do Norte;
  • áreas de maior risco de furto de carga;

3 – Prazo de entrega

Assim como os Correios possuem opções de envio mais rápidos por um preço maior, como é o caso do Sedex, as transportadoras também oferecem possibilidades de entrega agilizada por um custo mais alto.

Dessa forma, a velocidade na entrega impacta diretamente no valor do frete. Conheça os dois tipos básicos de entrega:

Entrega econômica: similar ao PAC dos Correios, essa modalidade tem um frete mais baixo, porém o prazo de entrega é maior.

Entrega expressa: a entrega é concluída em menos tempo, mas o valor do frete é maior. Esta modalidade é semelhante ao Sedex.

Para garantir a satisfação dos clientes, o ideal é que o e-commerce ofereça diferentes alternativas de frete para que cada comprador selecione a modalidade que preferir.

4 – Impostos

Impostos como ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, e demais taxas incidem sobre o transporte e a logística dos produtos, afetando o valor do frete.

O ICMS está incluso no frete de todas as entregas intermunicipais e interestaduais. Já a TRT, Taxa de Restrição ao Trânsito, pode ser aplicada sob o valor do frete no caso de transporte rodoviário.

5 – Forma de transporte

O Brasil é um país de dimensões continentais, logo, as entregas podem ser realizadas por diferentes meios de transporte, como caminhão, trem, avião e barco. Cada modalidade apresenta um valor específico de frete.

Apesar das opções, a malha rodoviária ainda é o modelo mais utilizado pelas empresas para transportar mercadorias, causando uma grande dependência das estradas brasileiras.

Ao optar por meios de transporte alternativos, o e-commerce pode contar com maior diversidade na hora de realizar suas entregas.

Se você gostou das dicas de hoje e quer conferir mais conteúdos relacionados à logística no comércio eletrônico, confira nossos artigos:

Na Veloplastic Embalagens você encontra envelopes plásticos de segurança para garantir ainda mais proteção aos processos de entrega dos seus produtos.

Nossos envelopes são fabricados em um material de alta qualidade que oferece maior integridade à mercadoria durante o transporte até o consumidor.

São diversas opções de envelopes de segurança para você escolher!

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento do envelope ideal para as necessidades do seu e-commerce.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *