Logística de entrega em tempos de pandemia
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04/08/2020

Aprox. 8 min.

Logística de entrega em tempos de pandemia

Descubra o que mudou nos processos de logística de entrega devido à pandemia do coronavírus.

A pandemia do coronavírus causou inúmeras mudanças na sociedade e em diversos setores da economia. Com a determinação da quarentena e a necessidade de isolamento social, as vendas pela internet aumentaram consideravelmente, revelando a necessidade dos lojistas se atentarem à qualidade da logística de entrega.

Afinal, sem um bom planejamento de logística e transportes, principalmente em épocas de crise como essa que estamos enfrentando, o e-commerce acaba deixando de atender a todos os pedidos, perdendo clientes e reduzindo o faturamento.

Durante a pandemia, muitos comerciantes se perguntaram qual seria o futuro das entregas no Brasil. Já que em um momento de grande volume de compras online, uma possível paralisação das empresas de logística causaria grandes prejuízos tanto para o setor de comércio eletrônico quanto para a sociedade.

Pensando nisso, as principais empresas de transportes de encomendas implementaram medidas de segurança para a pandemia, visando preservar a saúde dos trabalhadores e garantir as entregas da população.

Logística de entrega em meio à pandemia: o que muda?

Confira o que as grandes organizações de transportes fizeram para contornar os efeitos da pandemia no setor de entregas no Brasil:

Correios

A empresa estatal Correios é a principal parceira dos e-commerces na logística e entrega dos produtos.

Com a pandemia do coronavírus, a empresa investiu em medidas de prevenção e mudanças nos processos de entrega para preservar a saúde de seus colaboradores e clientes.

Conheças as principais medidas preventivas adotadas pelos Correios:

  • Disponibilização de álcool em gel 70% nas estações de trabalho da empresa;
  • Intensificação dos processos de limpeza no ambiente de trabalho e nos equipamentos utilizados pelas equipes;
  • Afastamento imediato das atividades de colaboradores com algum sintoma da covid-19;
  • Realização das atividades de maneira remota para os colaboradores classificados como grupos de risco ou que residam com pessoas dos grupos de risco;
  • Suspensão da assinatura obrigatória do destinatário no momento da entrega.

Acesse todas as orientações gerais dos Correios aqui.

JadLog

A JadLog, empresa de transporte de encomendas pertencente ao grupo europeu DPD, adotou os mesmos protocolos implantados pela organização na Europa.

Conheça as principais medidas da empresa:

  • Reforço nos procedimentos de limpeza e higienização dos ambientes, principalmente em maçanetas, corrimãos e áreas comuns;
  • Implementação de álcool em gel em diferentes locais dos setores administrativo e operacional para a higienização das mãos durante o expediente;
  • Presença de uma equipe médica na empresa para aferir a temperatura de todos os colaboradores, parceiros e fornecedores, além de direcionamento ao atendimento de saúde da empresa, caso seja necessário;
  • Suspensão de todas as viagens corporativas dos funcionários;
  • Redução de 30% dos voos de carga e monitoramento diário da malha aérea, com possível remanejamento para modal rodoviário para entregas de até 1.000 km de distância;
  • Acompanhamento de eventuais bloqueios em estradas federais e estaduais, visando a adoção de medidas preventivas para a alteração de rotas.

Confira todos os protocolos de segurança da JadLog aqui.

FedEx

A FedEx, empresa de logística de origem americana, estipulou as seguintes medidas de segurança em seus processos:

  • Reforço de orientações de proteção e da higiene dos colaboradores através de comunicação direta e lembretes regulares;
  • Incentivo da equipe para a adoção das práticas de higiene recomendadas, como lavagem regular das mãos;
  • Instruções aos colaboradores de como manter o local de trabalho limpo;
  • Aconselhamento aos funcionários sobre o monitoramento da saúde e a busca por atendimento médico, caso seja necessário.
  • Incentivo à comunicação aos superiores de qualquer manifestação dos sintomas da covid-19.

Acesse todas as medidas de segurança da FedEx aqui.

Azul Cargo Express

A empresa de transportes Azul Cargo Express determinou as seguintes medidas de segurança durante a quarentena devido à pandemia do coronavírus:

  • Intensificação dos procedimentos de limpeza nos espaços da empresa;
  • Disponibilização de uma equipe médica 24 horas através de canais de comunicação;
  • Análise de manifestações de possíveis sintomas em colaboradores e encaminhamento imediato do trabalhador a um posto de atendimento.

Todos os protocolos e medidas preventivas determinadas pelas empresas de transporte de encomendas visam manter a logística da entrega em tempos de pandemia, mesmo que com a capacidade reduzida, a fim de garantir maior segurança e proteção a trabalhadores e sociedade.

Como o e-commerce pode se prevenir perante momentos de crise

Mesmo com a criação de diversas medidas preventivas, o transporte e a logística ainda sofrem com os efeitos da pandemia do coronavírus.

Por isso, é fundamental que os gestores de e-commerce e lojistas apostem na antecipação dos pedidos de suprimentos, a fim de evitar a falta de produtos e a queda nas vendas.

Durante este período de crise e fornecimento inconstante, o estoque de antecipação se torna uma boa alternativa para evitar prejuízos financeiros devido às grandes variações do fornecimento de matéria-prima, por exemplo.

Para o seu e-commerce não ficar na mão no momento da entrega, conte sempre com envelopes plásticos de segurança de qualidade para as suas encomendas.

Utilizar embalagens adequadas para o e-commerce evita que os seus produtos sejam danificados durante os processos de logística de entrega, garantindo maior satisfação por parte do consumidor final.

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