Soluções em Envelopes Plásticos

Logística Reversa de embalagens: você sabe o que significa?

Logística Reversa de embalagens: você sabe o que significa?

Há muito tempo, a sustentabilidade deixou de ser uma questão paralela nas empresas. Em um cenário de maior preocupação com o ecossistema e com a exploração de recursos naturais, as questões ambientais devem estar no centro das estratégias empresariais. Por isso, a logística reversa de embalagens é tão importante dentro das organizações.

Este conceito surge como forma de solucionar a problemática ambiental de geração de resíduos sólidos e minimizar os impactos ambientais causados pelo excesso de lixo.

Quer conferir mais sobre este assunto? Então continue acompanhando o artigo que preparamos.

O que é logística reversa de embalagens?

A logística reversa se refere ao retorno (caminho inverso) de uma embalagem, que um dia já foi matéria-prima. Este conceito surgiu em meados da década de 1990, com o objetivo de reduzir o impacto causado pelo lixo no meio ambiente.

Já a logística reversa de embalagens pós-consumo consiste na reinserção de embalagens já utilizadas pelo consumidor no ciclo produtivo, evitando que esses materiais sejam destinados a aterros sanitários e lixões e aumentem a lotação desses espaços.

Este processo utiliza a reciclagem mecânica ou energética de resíduos para reaproveitar as embalagens de produtos que já foram comercializados.

Em outras palavras, a logística reversa de embalagens representa um conjunto de ações que promovem a destinação correta de resíduos sólidos, visando o reaproveitamento desses materiais em novos ciclos produtivos ou o descarte final adequado e não prejudicial ao meio ambiente.

A importância da logística reversa de embalagens

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, somente em 2020 foram produzidas 76,6 milhões de toneladas de resíduos urbanos. E mesmo com a criação de legislações voltadas para a gestão dos resíduos sólidos, a qualidade desse processo ainda é um problema no país.

Nesse sentido, a logística reversa de embalagens se mostra uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

Afinal, este processo impacta diretamente nos âmbitos ambiental, econômico e social do país, aumentando os índices de reciclagem, reduzindo o impacto ambiental causado pelo lixo, movimentando a economia através do retorno de embalagens para a reciclagem e promovendo empregos no setor de recicláveis.

Como cumprir a logística reversa?

A logística reversa faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada pela Lei 12.305/2010, que passou a ser obrigatória em todo território nacional a partir de 2017 com o Decreto 9.177/2017.

Este decreto institui que toda empresa, fabricante, importadora, distribuidora e comerciante de produtos embalados deve reciclar, no mínimo, 22% das embalagens que são colocadas em circulação no mercado. O índice é fruto de um acordo setorial com o governo federal, com base na na PNRS.

Para cumprir com a legislação, a logística reversa de embalagens pode ser implementada no negócio de diferentes maneiras:

  • através de um projeto próprio (demanda a criação de uma estrutura por parte da empresa para a coleta e destinação, além da disponibilização de pontos de entrega voluntária para os clientes realizarem o retorno das embalagens);
  • através da contratação de uma empresa especializada;
  • através da compensação ambiental (reciclagem de, no mínimo, 22% do equivalente em embalagens da contratante);
  • através de acordos em âmbito nacional ou estadual.

Empresas que não cumprirem a determinação da PNRS estão sujeitas a multas que podem variar de cinco mil a 50 milhões de reais, conforme estabelecido pelo Decreto 9.177/2017.

A Vértice Embalagens e seu compromisso com o meio ambiente

A Vértice Embalagens, fabricante de envelopes plásticos de segurança para diversas aplicações, assume um compromisso com o meio ambiente, a sustentabilidade e a Economia Circular.

Além de utilizar um material 100% reciclável na produção dos envelopes plásticos, a Vértice trabalha para orientar e conscientizar os clientes sobre a importância da separação, do descarte e do reaproveitamento dos produtos.

Mas não é só isso!

A Vértice ainda realiza a Logística Reversa de 100% das embalagens produzidas por meio da compensação ambiental, investindo na compra de créditos de reciclagem. Além disso, incorporamos os polímeros reciclados pós-consumo (PCR) como matéria-prima em nossa produção com a oferta ao mercado de envelopes plásticos de segurança com 50% de plástico reciclado PCR. Dessa forma, fechamos o ciclo produtivo da Economia Circular e diminuímos a necessidade de extração de novos recursos naturais.

Para conhecer nossos envelopes plásticos, acesse o site da Vértice e confira um portfólio completo de soluções em embalagens para e-commerce, lojas virtuais e diversas outras empresas.

Clique aqui para visitar nosso site e conhecer os produtos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *