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Manter bom relacionamento com fornecedores é primordial para sucesso no e-commerce

Manter bom relacionamento com fornecedores é primordial para sucesso no e-commerce

Ter parceiros confiáveis é fundamental na gestão de qualquer negócio, especialmente quando se trata de um e-commerce. Afinal, sem um bom relacionamento com fornecedores, não é possível reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos oferecidos, evitar atrasos e, consequentemente, aumentar a satisfação dos seus clientes.

Esses são apenas alguns exemplos de como a relação com os fornecedores é primordial para uma gestão mais eficiente em sua loja virtual. Mas, como fazer isso de forma assertiva e a longo prazo?

Continue a leitura e confira as nossas dicas para você estreitar o relacionamento com esses parceiros essenciais!

Fornecedores são essenciais para gestão mais eficiente no e-commerce

Manter um bom relacionamento com fornecedores não é uma tarefa fácil, mas é uma atitude estratégica para o seu e-commerce se destacar em um mercado cada vez mais concorrido. Isso porque, sem parceiros realmente eficientes e leais ao seu negócio, sua loja enfrentará dificuldades para fidelizar clientes.

Na maioria das vezes, as decisões mais importantes da empresa envolvem os fornecedores, seja para otimizar investimentos, aperfeiçoar produtos, reduzir custos ou conseguir novas oportunidades de negócio.

E, claro, para transmitir uma sensação de confiança para o consumidor, o e-commerce deve manter um compromisso com a qualidade do produto e pontualidade na entrega dos produtos. Isso não é possível sem fornecedores que cumpram sua parte nesse relacionamento.

Outro ponto primordial da importância de investir em parcerias consolidadas é a escalabilidade do negócio. Não há como expandir sem contar com um fornecedor que entende os benefícios do aumento da demanda e estabelece meios para atender os pedidos.

Confira o que fazer para estreitar um bom relacionamento com fornecedores

Agora que você já entendeu a importância dos fornecedores para a gestão do seu e-commerce, chegamos às dicas para você colocar essa estratégia em prática no seu negócio.

1 – Verifique a reputação dos seus parceiros e busque recomendações

Se você está na fase de buscar parceiros para o seu e-commerce, lembre-se que um dos pilares para essa relação dar certo é a credibilidade profissional de ambos os lados. Por isso, o primeiro passo é encontrar fornecedores de confiança.

Então, busque empresas que tenham uma reputação conhecida no mercado e que cumpram com as suas demandas. Nesse sentido, é interessante conhecer os cases de sucesso do seu segmento de atuação para um filtro de escolha mais eficiente.

Desconfie de propostas tentadoras demais. Em um primeiro momento, os preços muito abaixo da média de mercado podem parecer um excelente negócio. Mas, logo você pode acabar confirmando que o “barato sai caro”.

Uma forma de minimizar esse risco é buscar recomendações e feedbacks de quem trabalha ou já trabalhou com essas empresas. Nada é mais eficiente do que receber a opinião de quem vivenciou a parceria na prática!

2 – Invista em uma comunicação clara e feedbacks construtivos

Após a definição dos fornecedores, chegou o momento de investir nesse relacionamento de forma progressiva. Para que a parceria seja saudável e benéfica para ambos os lados, a troca de informações é essencial.

Para isso, estabeleça uma comunicação clara e sem ruídos, com feedbacks constantes e avaliações construtivas. Evite deixar recados incompletos ou postergar conversas importantes, especialmente se for em relação a algum incômodo específico com o trabalho.

Sempre comunique com clareza as suas expectativas e entenda também o que o seu parceiro espera da empresa. Esse cuidado é essencial para encontrar soluções de forma prática, garantir um fluxo de trabalho eficiente e otimizar processos internos.

3 – Crie um plano de crescimento com seus fornecedores

Se você deseja investir no crescimento do seu negócio, os seus fornecedores devem ser incluídos neste plano de expansão. Isso porque, conforme já apontamos, eles serão essenciais para atender ao aumento da demanda de produção e lançamento de novos produtos.

Portanto, quanto mais organizado for esse processo, melhor será para os dois lados. Até porque se o seu e-commerce cresce, o negócio do fornecedor também será beneficiado. Inclui-lo em um plano de crescimento evita imprevistos que coloquem a reputação de ambos em risco.

4 – Estabeleça a qualidade como um pilar inegociável

Nossa última dica é priorizar a qualidade, independente de qualquer outro quesito na manutenção do seu relacionamento com o fornecedor.

Afinal, você só conseguirá fidelizar seus clientes e conseguir recomendações se o seu produto tiver qualidade. Então, deixe claro essa expectativa para os seus parceiros, independente das possibilidades de redução de custos (se prejudicarem diretamente a qualidade do produto oferecido).

Lembre-se que, atualmente, a experiência de compra é um dos fatores determinantes para o sucesso do seu negócio. Como a apresentação e qualidade do produto são protagonistas desse processo, seus fornecedores também devem ter conhecimento dessa importância.

Ao colocar essas dicas em prática, você irá perceber uma melhora completa na gestão do e-commerce, tanto de logística como no âmbito financeiro.

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