Soluções em Envelopes Plásticos

Porque a logística é fundamental para qualquer e-commerce

Porque a logística é fundamental para qualquer e-commerce

Possuir um e-commerce significa muito mais do que vender produtos pela internet. Garantir o funcionamento de um negócio eletrônico envolve diversas etapas além das vendas em si. A logística de e-commerce, por exemplo, é uma questão fundamental para o sucesso de toda loja virtual.

Afinal, esse processo aborda justamente a etapa mais aguardada pela grande maioria dos compradores: a entrega do produto.

Se a logística de um e-commerce não funciona como deveria, outros diversos setores da loja são afetados de maneira negativa, causando prejuízos tanto na disponibilidade das mercadorias quanto no prazo da entrega para o consumidor final.

Para que a logística não se torne uma dor de cabeça na administração do seu negócio virtual, acompanhe a matéria de hoje para entender porque os processos logísticos são fundamentais para qualquer e-commerce.

A ascensão do e-commerce

Nos últimos anos, muitos empresários do setor comercial investiram no e-commerce como alternativa para fugir da burocracia excessiva, diminuir os gastos e aumentar a margem de lucro.

Além do custo reduzido para abrir uma loja virtual, se comparada às obrigações de um comércio físico (manutenção do imóvel, aluguel, funcionários, etc.), os gestores também optaram pelo e-commerce com a expectativa de alcançar públicos de diversas regiões do mundo, vantagem que uma loja física obviamente não oferece.

Somando essas questões com a preferência do público pelas compras online, o número de e-commerces disparou no Brasil.

Segundo dados da pesquisa realizada pelo BigData Corp em parceria com o PayPal Brasil, até o primeiro semestre de 2019 o país contava com 930 mil sites de comércio eletrônico, registrando o maior avanço desde 2014.

A logística no e-commerce

Antes de falarmos da importância da logística para o seu comércio virtual, é importante relembrar o que é logística de e-commerce.

Quando se refere a um empreendimento online, a logística pode ser chamada de e-logística, ou seja, uma série de processos que integram toda a gestão de meios e materiais do negócio.

A e-logística envolve, portanto:

  • recebimento e checagem da mercadoria;
  • estocagem e armazenamento;
  • retirada dos produtos para a preparação do pedido;
  • encaminhamento às transportadoras (que realizam as entregas);
  • rastreamento dos pedidos;
  • gerenciamento da entrega.

Cabe à e-logística realizar todo o planejamento e controle do estoque e fluxo dos produtos, além de estar por dentro de tudo que diz respeito às mercadorias, como local de partida e de chegada e rastreamento de pedidos. Inclusive, o próprio comprador pode acompanhar o trajeto do pacote.

Por que a logística de e-commerce é fundamental?

Mesmo que não haja uma unidade física da loja, a logística de e-commerce ainda é fundamental, pois existem produtos que precisam ser armazenados e transportados.

Mas quando o gestor despreza a importância da logística em seu e-commerce, ele está sujeito a enfrentar tanto problemas de gestão (como falta de produtos em estoque e atrasos no despacho), quanto a perda de clientes em potencial.

Ao se deparar com um produto indisponivel ou com problemas durante a entrega (frete excessivo, etc.) o cliente interpreta como uma experiência negativa e considera até mesmo não voltar a comprar na mesma loja.

Afinal, para os consumidores, a agilidade na entrega e o preço do frete são alguns dos fatores principais durante a escolha de uma loja online.

Para evitar “arranhar” a imagem da marca perante o público, abalando o relacionamento com clientes já fidelizados e provocando quedas no faturamento do e-commerce, é fundamental que o gestor invista em um sistema de logística bem estruturado, representando um diferencial em meio aos demais e-commerces.

Dessa forma, os produtos em estoque devem atender a demanda dos clientes e o número de pedidos, o prazo da entrega deve sempre ser respeitado, e se possível, o gestor deve buscar soluções para reduzir esse tempo.

Com uma logística bem estruturada o gestor ainda pode oferecer valores mais baixos de frete, estratégia que atrai mais consumidores e ajuda a fidelizar clientes.

Além da logística

Assim como as operações logísticas, existem outros aspectos fundamentais para garantir o sucesso de um e-commerce.

Conheça agora outros fatores que todo gestor de uma loja online deve considerar:

  • Qualidade da plataforma

A plataforma é a base de qualquer e-commerce, portanto, ela deve possuir as características necessárias para atender todas as demandas da loja virtual.

É importante que o gestor considere uma plataforma responsiva (que se adapte às telas menores do mobile), com uma boa adaptabilidade aos mecanismos de busca, como o Google, e com capacidade de integração com outras tecnologias, como formas de pagamento, atendimento online, proteção de informações e banco de dados.

  • Investimento em marketing digital

Por não estar “a mostra” como uma loja física, o e-commerce precisa utilizar ferramentas de divulgação, propagação e captação de clientes. Para isso existe o marketing digital.

Investir em ações de marketing online, como produção de conteúdo, criação de campanhas, divulgação de anúncios, etc. ajuda a popularizar a loja, trazendo mais público interessado para o site.

  • Bom atendimento

Manter um bom atendimento desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda é essencial para o sucesso de qualquer e-commerce.

Ao contrário de uma loja física, o comércio virtual não consegue estabelecer uma relação mais próxima com o público, por isso conhecer o consumidor e prestar um atendimento personalizado é tão importante.

Quanto melhor for o serviço prestado pelo e-commerce, mais aproximado o cliente se sentirá.

  • Embalagens seguras

Como já comentamos, a entrega do produto é um dos momentos mais aguardados pelos consumidores. Logo, investir em embalagens de qualidade e que apresentem dispositivos de segurança torna o processo da entrega mais tranquilo e eficiente.

Na Veloplastic você encontra envelopes plásticos de segurança para diversas finalidades. Seja para o despacho de produtos pequenos e delicados ou para a entrega de documentos, a Veloplastic possui a embalagem ideal.

Com opções de plástico bolha, bolsa canguru e muito mais, os envelopes Veloplastic possuem camada extra de plástico, além de uma fita adesiva de alta aderência, que garante a inviolabilidade do pacote.

E o melhor de tudo: você pode personalizar as embalagens com as cores exclusivas do seu e-commerce!

Confira os envelopes personalizados Veloplastic aqui!
Se você gostou das dicas e quer saber mais sobre como preparar seu e-commerce para o sucesso, a Veloplastic pode te ajudar!

Acesse o link, baixe nosso e-book gratuito “Checklist para e-commerce” e comece hoje mesmo a otimizar a sua loja virtual!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *