Porque o plano de negócio é tão importante para o e-commerce
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28/01/2020

Aprox. 8 min.

Porque o plano de negócio é tão importante para o e-commerce

Conheça a importância que o plano de negócio tem para o sucesso de um e-commerce. E anote outras dicas para alavancar a sua loja virtual.

O plano de negócio é um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer empreendimento. Afinal, a falta de planejamento está entre os principais responsáveis pelo fechamento de empresas no Brasil, é o que aponta o relatório de 2013 do SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

De acordo com a pesquisa, grande parte dos empreendedores brasileiros não realiza um planejamento prévio, nem pesquisa de mercado (estudo de público-alvo, concorrência, produto, etc) antes de investir em um negócio próprio.

Logo, essas empresas abertas sem planejamento algum acabam encerrando suas atividades antes mesmo de completarem cinco anos de existência.

Considerando esse cenário, hoje vamos abordar a importância do plano de negócios para o sucesso de um e-commerce. Continue acompanhando o post para saber mais.

O plano de negócio

O ponto de partida de um empreendimento, seja ele uma loja física ou e-commerce, é o plano de negócio.

Este documento reúne de forma organizada todas as informações relevantes sobre o mercado de atuação do negócio, incluindo um estudo sobre produto, público-alvo, hábitos dos consumidores, concorrentes, dentre outros dados importantes.

A ideia é projetar para o plano de negócio os principais objetivos do empreendimento, e como alcançá-los com o menor risco possível.

Por isso, um bom plano de negócio precisa abordar questões como: processos de produção e logística, formas de pagamento, estratégia de marketing, recursos financeiros e humanos, contratação e treinamento de pessoal, e uma estimativa dos custos iniciais.

Já a análise Swot, que também deve estar no documento, é uma ferramenta que possibilita ao empreendedor identificar suas forças e fraquezas, bem como as oportunidades e ameaças do negócio.

O plano de negócio, portanto, possibilita que empreendedor tenha uma visão mais ampla do seu projeto, e da viabilidade dele.

Por que ele é importante?

Possuir um plano de negócio completo e detalhado é importante para qualquer empreendedor, pois o documento atua como uma bússola de direcionamento, apontando quais aspectos do projeto precisam ser melhorados ou repensados.

O diagnóstico exposto no plano de negócio é uma previsão de como o empreendimento irá funcionar nos primeiros anos, por isso, o momento de errar é agora!

Todas as alterações necessárias no posicionamento do projeto devem ser realizadas ainda na elaboração desse documento, afinal, o mercado não é o melhor ambiente para se testar ideias e correr riscos.

Além de orientar o empreendedor, o plano de negócio também é importante pois aponta questões como:

  • margem de lucro: através do planejamento é possível analisar se a precificação do produto está adequada e se a comercialização de um produto/ serviço representa lucro ou prejuízo.
  • índices de crescimento: é possível estipular os níveis de crescimento do negócio dentro de um período de tempo, com base nas previsões de mercado e nas tendências de consumo do bem comercializado.
  • otimização de custos: o plano de negócios auxilia na otimização de custos do e-commerce, já que através do documento o empreendedor pode realizar ajustes e observar com mais facilidade as oportunidades de crescimento financeiro do seu negócio.
  • fidelização de clientes: utilizar as informações do plano de negócios como estratégia para atrair e fidelizar mais clientes.

Além do plano de negócio

Agora que já explicamos a importância do plano de negócio para o seu e-commerce, é hora de investir em outras frentes. Conheça os demais fatores importantes para o sucesso do seu empreendimento virtual.

  • Plataforma

A plataforma é a base de toda loja virtual, por isso, acertar na escolha dessa ferramenta é fundamental para o fechamento de vendas e o sucesso do e-commerce. Aposte em uma plataforma intuitiva, que possua um bom desempenho no Google, e que seja facilmente acessada pelo smartphone (dispositivo mais popular quando o assunto é compra online).

  • Atendimento

Oferecer um bom atendimento desde o primeiro contato com o consumidor até o pós-venda é uma maneira eficiente de fidelizar clientes e aumentar a popularidade do seu e-commerce. Por isso, atente-se ao atendimento prestado em todos os pontos de contato com os usuários e visitantes da sua loja.

  • Logística

A logística por trás de um e-commerce envolve muito planejamento e eficiência. Afinal, todos os processos relacionados ao armazenamento, transporte e entrega de mercadorias impactam diretamente na qualidade dos serviços prestados ao consumidor. Dessa forma, o empreendedor precisa implantar uma logística estratégica em sua loja, garantindo estoque de mercadoria, entrega segura e dentro do prazo.

  • Pós-venda

O primeiro contato após a compra é fundamental para a fidelização do cliente. Por isso, aposte em uma comunicação pós-venda eficiente e estratégica, que se diferencie dos demais e-commerces. A fidelização pós-venda é mais fácil e custa menos, pois o cliente já comprou com você, portanto já existe um vínculo entre loja e consumidor.

  • Embalagens

Como as embalagens são o primeiro contato físico do seu e-commerce com o cliente, elas devem ter uma boa aparência, além de serem de qualidade e seguras. Pacotes amassados e mal embalados podem danificar o produto, causando frustração ao consumidor no momento da entrega. Dessa forma, para evitar acidentes durante o trajeto, utilize embalagens resistentes, de um bom material e diferentes das tradicionais (envelopes personalizados com o logo ou as cores da sua marca). Surpreenda seus clientes com pacotes diferenciados e produtos seguros.

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