01/03/2021
Aprox. 9 min.Prepare seu e-commerce para o dia do consumidor
O dia do consumidor está chegando! Confira cinco dicas para preparar o seu e-commerce para a data e aumentar o faturamento.
O dia do consumidor está chegando! Ao longo dos meses, os lojistas e gestores de e-commerce se deparam com diversas datas comemorativas que podem alavancar as vendas e trazer melhores resultados para o empreendimento.
Em março, é a vez do dia do consumidor. Esta data é a oportunidade ideal para desenvolver ações de marketing e estratégias de vendas para conquistar o público e aumentar o faturamento no primeiro trimestre do ano.
O seu e-commerce já está preparado para o dia do consumidor? Confira hoje algumas dicas de ações e promoções para realizar no seu negócio e conquistar o público.
Você conhece o Dia do Consumidor?
Antes de partirmos para as dicas, que tal conhecer um pouco sobre o dia do consumidor?
A data foi criada devido a um discurso realizado pelo então presidente norte-americano John Kennedy, em 15 de março de 1962. Em sua fala, Kennedy ressaltou a importância dos direitos do consumidor, como:
- direito à segurança;
- direito à informação;
- direito à escolha;
- direito a ser ouvido.
A partir daí, o dia do consumidor foi reconhecido oficialmente pela ONU, sendo comemorado pela primeira vez em 15 de março de 1983.
Embora a data tenha sido criada para celebrar o importante papel dos direitos do consumidor, atualmente ela é mais voltada ao incentivo das compras e a criação de promoções.
Como se preparar para a data
No Brasil, o dia do consumidor começou a ganhar força a partir de 2014. E hoje em dia, a data já faz parte do calendário do varejo físico e eletrônico.
Faltam poucas semanas para o dia do consumidor, que será comemorado no dia 15 de março.
Se você ainda não preparou o seu e-commerce para aproveitar a data, confira algumas dicas para o dia do consumidor deste ano:
1 - Se planeje com antecedência
O dia do consumidor é uma data que movimenta o comércio eletrônico. Por isso, é necessário se organizar com antecedência para não ficar para trás e perder a oportunidade de vender mais.
Durante a data, é normal que a demanda e o tráfego no site aumentem. Para garantir que nada "sairá do controle”, é essencial negociar previamente com fornecedores e parceiros, para garantir o estoque e as entregas dentro do prazo, e organizar promoções que sejam atraentes para os consumidores, mas que não comprometam os lucros.
Outra questão importante é referente à capacidade do site. Com o maior volume de acessos, é preciso se certificar de que o servidor suporte o tráfego sem apresentar quedas ou instabilidades ao longo do dia.
2 - Realize uma comunicação diferenciada
Próximo ao dia do consumidor, que tal apostar em uma comunicação voltada à data? E-mails, anúncios nas redes sociais e páginas específicas para as ações do dia são opções para apostar durante a data.
A comunicação diferenciada e efetiva ajuda a despertar a atenção do público que ainda não conhece a data, levando potenciais clientes direto para o site da sua loja.
3 - Escute o cliente
Escutar o cliente é mais do que essencial, não apenas no dia do consumidor. Nesse sentido, vale investir em diferentes canais de comunicação e atendimento para a loja.
Estar presente nas redes sociais que o cliente frequenta, responder a dúvidas, elogios e reclamações e procurar colocar em prática as melhorias sugeridas pelo público são atitudes fundamentais para conquistar os clientes e otimizar ainda mais o funcionamento do e-commerce.
4 - Elabore promoções exclusivas
Quem vai às compras no dia do consumidor quer encontrar as melhores promoções e ofertas. Pensando nesta demanda, é fundamental organizar promoções exclusivas para a data, como descontos em produtos selecionados, lançamentos com preços especiais, etc.
No dia do consumidor, vale mostrar ao cliente que ele é importante e que está se beneficiando de alguma forma.
Promoções exclusivas para clientes antigos também são ótimas ações que demonstram ao público que eles são lembrados e valorizados mesmo após algum tempo sem comprar na loja.
5 - Ofereça outras vantagens além do preço
Como mencionamos, no dia do consumidor é interessante mostrar ao público o que eles estão ganhando.
Por isso, o gestor pode aproveitar a data para apresentar vantagens que vão além do preço baixo!
Frete grátis, brindes nas compras, produtos antigos de volta ao estoque são algumas ações que chamam a atenção de quem pretende comprar durante a data.
Gostou das dicas? Então, que tal conferir um checklist completo para organizar o seu e-commerce e vencer a concorrência? Clique aqui para baixar nosso guia sobre o assunto!
Dica final: envelopes plásticos de segurança
As dicas que você acabou de conferir são de grande importância para preparar o seu e-commerce para o dia do consumidor.
Contudo, é preciso ter uma atenção especial à logística e aos processos de entrega da loja.
Para garantir que os produtos cheguem corretamente à casa dos consumidores, aposte nos envelopes de segurança da Veloplastic.
Nossos envelopes plásticos são fabricados em um material de alta resistência, e contam com dispositivos de segurança que indicam possíveis tentativas de violação.
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