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Quais as vantagens de adotar uma estratégia omnichannel

Quais as vantagens de adotar uma estratégia omnichannel

Se você é empreendedor do setor do varejo, certamente já ouviu falar em omnichannel. Presente no comércio eletrônico há algum tempo, este termo apresenta a possibilidade de integração entre universo online e offline, trazendo uma série de vantagens para lojistas e clientes.

Pode-se dizer que o omnichannel é resultado tanto da inovação quanto da demanda dos consumidores por experiências de compra ainda melhores e mais completas.

Afinal, na era das transformações digitais, o público busca interagir com as marcas das mais diversas formas e em vários canais.

Se você ainda não aplicou o omnichannel no seu negócio, confira hoje quais as vantagens de investir nessa estratégia.

Entendendo o conceito de omnichannel

Apesar de ser um termo bastante utilizado nos últimos anos, o omnichannel ainda não é um conceito entendido por todos. Em tradução literal, o significado mais adequado para omnichannel seria “todos os canais”.

Mas o que isso significa?

De modo geral, omnichannel representa a integração e o uso simultâneo de diferentes canais de comunicação, visando transmitir a mesma experiência de compra tanto no online quanto offline.

Um exemplo de estratégia omnichannel é quando o consumidor encontra determinado produto pelo aplicativo da loja, realizando o pedido com um dos vendedores e recebendo o compra diretamente em seu endereço.

Outra situação bem comum é a realização da compra pelo site e a retirada do pedido diretamente na loja física.

Em um cenário de consumidores cada vez mais exigentes, oferecer diversas opções de compra em diferentes canais de comunicação deixou de ser um diferencial e passou a ser um requisito para marcas que desejam se manter competitivas no mercado.

As vantagens do omnichannel

As diferentes possibilidades de compra através das estratégias omnichannel otimizam a experiência do consumidor com a marca e trazem diversos outros benefícios.

Confira as principais vantagens que o omnichannel pode apresentar para a empresa:

  • Fidelização do cliente

Através das estratégias omnichannel, o cliente pode transitar em diferentes canais, explorando uma jornada de compra muito mais completa, otimizada e personalizada conforme seu perfil.

Dessa forma, a experiência de compra se torna mais especial para os consumidores, facilitando a fidelização e aumentando as chances de recompra.

  • Ampliação das oportunidades de venda

Ao possibilitar o trânsito do cliente entre os meios online e offline, a loja se torna capaz de explorar estratégias para atrair mais consumidores e aumentar as vendas.

Afinal, o omnichannel acaba com as limitações entre espaço físico e digital, possibilitando novas interações e processos de compra.

  • Aumento do ticket médio

O ticket médio nada mais é do que o valor obtido na divisão entre o faturamento total da loja e o número de vendas realizadas. Quanto maior for o ticket médio, mais dinheiro o caixa da empresa terá.

Por meio das estratégias de omnichannel é possível simplificar o processo de compra, induzindo o cliente a realizar novos pedidos, e facilitar o seu contato com outros produtos durante a navegação pelos canais.

  • Ampliação da marca

A base de uma operação de omnichannel está na utilização de diversos canais. E quando a marca transita por diferentes meios, ela aumenta sua exposição perante o público, ampliando a visibilidade dos produtos e criando maior autoridade na sua área.

Como aplicar o omnichannel no negócio

Para aplicar as estratégias de omnichannel nas operações da empresa e garantir que tudo funcione da maneira correta é preciso seguir um planejamento com todas as demandas que surgem a partir daí, além de investir em três pilares essenciais: tecnologia, operação logística e marketing.

Confira outras dicas importantes na hora de adotar o conceito omnichannel:

1 – Conhecer a persona

A persona é criada com base em dados reais sobre características e comportamentos do público, e se trata de uma representação fictícia do cliente ideal de um negócio.

Ao elaborar a persona, a empresa consegue compreender a fundo os hábitos de consumo, necessidades e vontades do público, facilitando a criação de estratégias adequadas para atender às necessidades dos consumidores.

2 – Integrar os canais

Com a persona criada e as estratégias já delimitadas, é hora de partir para a integração de canais.

Neste momento, é necessário personalizar os canais escolhidos conforme as necessidades reconhecidas na construção da persona.

Realizar a integração significa alinhar os meios online e offline, eliminando as possíveis lacunas que possam prejudicar a experiência do usuário e atrapalhar os processos da empresa, como vendas, marketing, suporte e logística.

3 – Testar as ações

Por fim, é necessário testar o que já foi feito para assegurar que os canais estejam bem integrados e que tudo esteja funcionando corretamente.

Nesta etapa, vale pedir para pessoas com o perfil próximo ao da persona testarem as melhorias.

Somente com testes práticos é possível reduzir as falhas da estratégia omnichannel, identificando as mudanças necessárias antes de lançar o modelo no mercado.

Agora que você já conheceu mais sobre o conceito de omnichannel e sabe como aplicar essa estratégia no seu negócio, confira dicas para vender pelas redes sociais.

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