Quais as vantagens de utilizar embalagens plásticas recicladas?
Voltar

11/11/2021

Aprox. 6 min.

Quais as vantagens de utilizar embalagens plásticas recicladas?

Confira no artigo os principais benefícios que a reciclagem de plástico proporciona para o meio ambiente e para a sociedade.

Você já se perguntou alguma vez qual é o impacto do uso do plástico no meio ambiente e como a reciclagem deste material é fundamental para preservar nossos rios, matas e oceanos?

O plástico é o material mais utilizado pela indústria de embalagens para acondicionar e proteger alimentos, bebidas e os mais diversos tipos de mercadorias. Afinal, este polímero derivado do petróleo possui características bastante úteis para o mercado, como flexibilidade, resistência, leveza e durabilidade.

No entanto, o descarte incorreto e os baixos índices de reaproveitamento fazem do plástico uma preocupação ambiental. Segundo a World Wildlife Fund (WWF), o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do planeta, somando 11,3 milhões de toneladas descartadas por ano. E do total de resíduos plásticos produzidos, apenas 1,28% é reciclado.

Dessa forma, 7,7 milhões de toneladas são destinadas a aterros sanitários e 2,4 milhões de toneladas acabam indo parar a céu aberto, causando impactos negativos no solo, na água, na fauna e na flora e até mesmo nas grandes cidades.

Os números acerca da produção de resíduos plásticos são bastante expressivos e apontam para um dos maiores desafios da educação ambiental: o reaproveitamento do uso do plástico. Com o auxílio da reciclagem, o impacto gerado no meio ambiente pela extração de insumos pode ser amenizado.

Confira mais sobre o assunto neste post!

A reciclagem do plástico

Como mencionamos, o plástico é bastante resistente e durável. E quando descartado na natureza, este material pode levar centenas de anos para se decompor completamente.

É justamente por este motivo que o descarte e a destinação adequada do plástico são tão importantes!

Ao serem destinados de forma correta, os resíduos plásticos não irão poluir mares, rios e matas por meses ou até mesmo séculos. Já a reciclagem garante que o material ganhe uma nova utilidade e tenha uma vida útil maior.

Confira os principais benefícios da reciclagem do plástico sob diferentes aspectos:

  • Ambiental: como vimos, o plástico descartado incorretamente pode prejudicar o meio ambiente, além de apresentar um processo de degradação bastante lento. Com a reciclagem é possível reduzir significativamente a quantidade de resíduos plásticos na natureza, minimizando o impacto causado no meio ambiente e contribuindo para a manutenção da vida no planeta.
  • Social: a reciclagem pode gerar novos postos de trabalho, promover o desenvolvimento sustentável e beneficiar comunidades inteiras com a renda resultante dos processos de separação e reaproveitamento do plástico.
  • Econômico: além da sociedade e do meio ambiente, associações de reciclagem e a indústria também podem se beneficiar da reciclagem do plástico. Isso porque o material pode ser reutilizado no ciclo produtivo, resultando em novos produtos para o mercado. O plástico reciclado auxilia na redução de custos, que ainda inclui a economia de energia para a fabricação, a redução de insumos virgens, entre outros fatores.

Mas não é só isso! A geração de embalagens plásticas recicladas traz outras vantagens, como a diminuição da dependência de combustíveis fósseis, a redução da exploração de recursos naturais, a diminuição no número de aterros e a manutenção da vida nos oceanos.

Considerando que a preocupação com a qualidade de vida e a preservação ambiental tem se tornado cada vez maior, o reaproveitamento do plástico representa uma solução bastante eficaz para contribuir com o desenvolvimento sustentável.

O compromisso da Veloplastic

Especializada em produzir embalagens plásticas, a Veloplastic contribui para tornar a sociedade e o meio ambiente ainda melhores. Por isso, a empresa assumiu um compromisso e investiu em ações mais sustentáveis para contribuir com a preservação da natureza.

Conheça as medidas desempenhadas pela Veloplastic:

1. Matéria-prima reciclada: a empresa utiliza matéria-prima de fontes recicladas para os processos de fabricação dos envelopes plásticos.

2. Reaproveito de resíduos: a Veloplastic recicla 100% dos resíduos de produção das embalagens plásticas.

3. Envelopes recicláveis: os envelopes produzidos são recicláveis e, após o descarte pelo consumidor, podem ser reaproveitados para a geração de um novo produto.

4. Conscientização: a empresa atua de forma a conscientizar e orientar os colabores e consumidores quanto ao descarte correto dos envelopes, evidenciando a importância da separação e do reaproveitamento do plástico.

Se você deseja contribuir para a preservação do meio ambiente e para a melhora na qualidade de vida das próximas gerações, se torne um parceiro da Veloplastic!

Conte com envelopes plásticos de alta qualidade e produzidos de maneira consciente.

Acesse nosso site e conheça as embalagens da Veloplastic para o seu negócio.