Soluções em Envelopes Plásticos

Qual é a importância da reciclagem para o meio ambiente?

Qual é a importância da reciclagem para o meio ambiente?

Apesar de não ser um conceito novo, a reciclagem ainda não recebe a sua devida importância. Já que, diariamente nos deparamos com resíduos descartados em locais inapropriados, poluindo ruas, afetando a qualidade de vida das pessoas e prejudicando o meio ambiente.

Com o aumento gradativo da população, a produção de lixo cresce no mesmo ritmo, fazendo da coleta seletiva e da reciclagem processos ainda mais importantes e necessários para a manutenção do bem-estar geral.

Por isso, no post de hoje vamos falar sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente no contexto atual da sociedade.

A reciclagem

O conceito de reciclagem pode ser explicado como um processo de reutilização de objetos usados, visando a confecção de novos produtos a partir de resíduos antigos.

Em outras palavras, o processo de reciclagem utiliza componentes usados e já descartados na transformação de um novo produto que será reinserido no ciclo de consumo.

Dessa forma, as mercadorias recicladas voltam às prateleiras sem a necessidade de extrair recursos naturais para a produção de novos bens de consumo.

Agora que já relembramos o conceito de reciclagem, vamos abordar a importância desse processo para o meio ambiente.

Reciclagem e o meio ambiente

Quando falamos em benefícios da reciclagem, logo pensamos no reaproveitamento de resíduos para o mercado consumidor, porém, esse processo abrange muito mais do que isso.

A reciclagem traz benefícios que ultrapassam a vida em sociedade, refletindo no meio ambiente e melhorando a qualidade de nossos recursos naturais, que, afinal de contas, são esgotáveis.

No quesito ambiental, a reciclagem de resíduos é fundamental pois resulta em benefícios como:

  • Redução da poluição do ar, dos rios, dos oceanos e do solo;
  • Diminuição de resíduos despejados em ruas, canaletas, bueiros e terrenos abandonados (contribuindo também para a redução de água parada e casos de dengue);
  • Menor contaminação do solo e da água;
  • Preservação de matérias-primas e recursos provenientes da natureza;
  • Economia de energia elétrica;
  • Preservação de matas nativas e de espécies da fauna.

É importante ressaltar que o processo de reciclagem é algo que precisa envolver toda a sociedade, já que os resultados são observados a médio e longo prazo.

Dessa forma, com a população mundial cada vez maior e a quantidade de lixo aumentando diariamente, a reciclagem torna-se obrigatória para garantir o bem-estar das futuras gerações, e um ecossistema saudável e autossuficiente.

Consciência empresarial

Além da sociedade, cabe às empresas também aderirem à coleta seletiva e a reciclagem consciente. Afinal, as indústrias são as maiores responsáveis pelos resíduos despejados no meio ambiente.

A Veloplastic, empresa especializada em embalagens para e-commerce, instituições bancárias, de ensino e muito mais, tem como matéria-prima um dos componentes mais reciclados no Brasil e no mundo: o plástico.

Assumindo um compromisso mais responsável com o meio ambiente, a Veloplastic utiliza material reciclado na composição de alguns de seus envelopes, além de reciclar 100% dos resíduos de produção.

Portanto, se você empresário quer fazer a sua parte para ajudar o meio ambiente, conte com os envelopes com componentes reciclados da Veloplastic. Comece hoje mesmo a mudança dentro da sua empresa, o meio ambiente agradece!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *