Soluções em Envelopes Plásticos

Qual será o impacto do metaverso no e-commerce?

Qual será o impacto do metaverso no e-commerce?

Quando falamos em evolução tecnológica, o metaverso é uma das tendências mais discutidas para os próximos anos. Apesar de parecer ainda ser um universo distante, especialmente para alguns negócios que começaram a vender pela Internet há pouco tempo, a tecnologia já faz parte da estratégia de algumas marcas.

Para aproveitar as possibilidades dessa nova frente de negócios, o primeiro passo é entender o que é o metaverso e qual será o impacto no varejo eletrônico.

O que é metaverso?

Em 2021, o Facebook anunciou o objetivo de se tornar uma “empresa de metaverso” em até cinco anos. Mark Zuckerberg mudou o nome da empresa para “Meta” e declarou que o foco da companhia passaria a ser o mercado de realidade virtual (VR) e de realidade aumentada (VA). Logo, o termo ficou em alta e começou a gerar dúvidas sobre o conceito do universo digital.

Podemos definir o metaverso como espaços compartilhados no meio virtual em que as pessoas podem conviver e interagir usando inteligência artificial e avatares customizados em 3D. O acesso poderá ser feito por meio de óculos de realidade virtual e outros equipamentos, como fones de ouvido e sensores.

Na teoria, não é algo real, mas que busca transmitir essa sensação de realidade para o público ter uma experiência diferenciada, especialmente quando se envolve o consumo. Como se trata de espaços fictícios, tudo poderá ser inventado (e vivenciado) no Metaverso.

Metaverso e o impacto no e-commerce

O número de pessoas que consomem produtos e/ou serviços on-line aumentou de forma considerável na pandemia. E, se levarmos em consideração o poder de consumo da Geração Z, esse cenário só tem a crescer.

Com o metaverso, as marcas podem aproveitar o avanço tecnológico para proporcionar novas experiências de compra on-line, como as lojas 3D.

Além de possibilitar uma simulação do espaço físico e a compra de produtos, também é uma oportunidade para explorar outros recursos no ambiente digital, como vídeos e cupons de desconto.

Outra aposta do varejo é o provador virtual, ferramenta especialmente útil para as marcas de vestuário, calçados, acessórios e maquiagem.

É uma ótima ideia para proporcionar uma jornada de compra diferenciada para o usuário – que poderá experimentar o produto antes da compra -, a estratégia também ajuda a aumentar a taxa de conversão e o ticket médio, além de diminuir as taxas de trocas e devoluções.

Esses dois exemplos já são utilizados por algumas marcas para proporcionar experiências diferenciadas em ambientes digitais próprios.

No metaverso, esses recursos podem alcançar um novo nível, como a possibilidade do cliente efetivar a compra on-line e receber o produto em casa.

O que esperar dos produtos 100% digitais?

Se uma marca puder colocar produtos reais à venda no metaverso, por que não investir em opções que só existem no ambiente digital?

Com os avatares assumindo personalidade e estilos próprios, essa ideia está longe de ser apenas uma suposição de “ficção científica”. Um exemplo são as NFTs – “tolkiens não-fungíveis”, que são os bens virtuais que uma pessoa pode comprar e apenas usar na nuvem.

Apesar de ainda parecerem algo inimaginável para alguns públicos, é preciso lembrar que a Geração Z já tem seus hábitos cada vez mais voltados para o digital e para experiências personalizadas.

Então, as marcas precisam considerar estratégias futuras pensando em um consumidor cada vez mais conectado. E não há como fazer isso sem pensar que o metaverso poderá estar inserido neste cenário!

Conheça a Vértice Embalagens

Agora que você está por dentro das possibilidades do metaverso para o comércio eletrônico, que tal investir em envelopes de segurança de alta qualidade para entregar seu produto aos clientes?

A Vértice Embalagens é especializada em envelopes plásticos de segurança para e-commerce e lojas virtuais e possui diversos modelos de envelopes para diferentes necessidades.

Nossos envelopes são fabricados em um material flexível, 100% reciclável e de alta resistência, ideal para acomodar as mais diversas mercadorias com maior segurança e proteção.

Clique aqui e conte com os envelopes da Vértice Embalagens para realizar as entregas do seu negócio!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *