Seu e-commerce está preparado para crescer?
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13/04/2021

Aprox. 8 min.

Seu e-commerce está preparado para crescer?

Confira no artigo qual o cenário para o e-commerce nos próximos anos e as melhores dicas para otimizar o seu negócio.

No último ano, o setor de e-commerce apresentou altos índices de crescimento devido à pandemia. Pois as medidas de restrição e o fechamento do varejo físico fizeram com que os consumidores ainda não habituados migrassem para o comércio eletrônico.

Para o futuro, a tendência é de que o e-commerce continue apresentando bons índices de crescimento e vendas.

Afinal, além da maior aderência do público, as frequentes novidades tecnológicas e as inovações na indústria levam o setor de e-commerce cada vez mais longe!

Frente a este cenário, o seu e-commerce está preparado para crescer?

O crescimento do e-commerce

Segundo relatório da XP Investimentos, em 2019 as vendas online apresentaram uma taxa de penetração de 6%. Já em 2020, este índice subiu para 9%.

O maior responsável por este aumento é o setor de eletrônicos, que registrou um quarto de todos os pedidos. Em segundo lugar, está a categoria de jogos, responsável por 19% dos pedidos.

Mesmo após a pandemia, o comércio eletrônico deve continuar em alta. E para 2021, a expectativa de crescimento do setor é de 32%.

Conforme apontado pelo levantamento, uma parte deste avanço do e-commerce está ligada aos serviços financeiros oferecidos pelas empresas, como cashback e carteira digital.

Prepare seu e-commerce para crescer

O comércio eletrônico brasileiro apresenta uma forte concorrência. Além dos gigantes internacionais, como Amazon dos EUA e Alibaba da China, existe a concorrência interna com marcas fortes e já consolidadas.

Considerando isso, os gestores de e-commerce devem buscar sempre as melhores soluções para garantir a competitividade do negócio.

Confira alguns pontos de atenção importantes para otimizar o e-commerce e prepará-lo para crescer ainda mais nos próximos anos:

1 - Plataforma preparada

A plataforma é a base de toda a loja. Afinal, é através dela que os produtos são apresentados aos consumidores.

Garantir uma plataforma de qualidade impacta diretamente nas vendas e no crescimento do negócio. Por isso, é essencial que o e-commerce possua uma plataforma adequada.

Hoje em dia, existe uma série de plataformas disponíveis, como gratuitas e pagas mensalmente, personalizáveis, etc.

Na hora de escolher a ideal, é preciso levar em consideração o nível de preparação da plataforma para mecanismos de busca, como o Google, além de seu correto funcionamento em dispositivos móveis, como os smartphones.

2 - Atenção à logística

A logística controla todas as atividades relacionadas ao armazenamento, transporte e movimentação de mercadorias.

Por se tratar de um processo natural em qualquer empresa, a logística deve ser cuidadosamente planejada e estruturada.

Este processo deve estar presente no gerenciamento do e-commerce, planejando e controlando a entrada e saída de mercadorias, a estocagem, a separação e preparação de pedidos, o envio à transportadora, dentre outras atividades.

3 - Pós-venda eficiente

Realizar um pós-venda eficiente é essencial para conquistar o cliente e se diferenciar da concorrência.

Afinal, neste momento são trabalhadas questões como o relacionamento com o público e a fidelização do consumidor.

Ao investir no pós-venda, a gestão ainda economiza com a atração de potenciais consumidores e tem mais oportunidades para apresentar seus diferenciais.

4 - Envelopes de qualidade

Além de se atentar aos processos de logística, é preciso considerar também a qualidade das embalagens utilizadas na entrega. Isso porque elas representam o primeiro contato físico do consumidor com a marca.

Apostar em envelopes de segurança de alta qualidade torna a entrega mais eficiente e segura, reduzindo custos com troca de mercadorias danificadas.

Além disso, os envelopes podem ser personalizados com o design exclusivo da marca, representando todo o cuidado da empresa com os detalhes.

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Neste conteúdo, você vai conferir um checklist completo para otimizar as operações de e-commerce e se destacar da concorrência.

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