27/02/2020
Aprox. 7 min.Sustentabilidade no e-commerce
Aprenda a importância e as vantagens da sustentabilidade no e-commerce e confira algumas dicas de ações sustentáveis para implantar na sua loja virtual.
A sustentabilidade no e-commerce deixou de ser novidade há algum tempo. Com o número de pessoas conscientes sobre a preservação ambiental aumentando cada vez mais, os empreendedores estão se atentando para a importância de investir em ações sustentáveis e fazer parte das chamadas empresas eco-friendly,
No post de hoje você vai conferir como aderir à sustentabilidade no seu e-commerce, mantendo um negócio rentável e ao mesmo tempo amigável com o meio ambiente.
O que é sustentabilidade?
O termo sustentabilidade é utilizado para definir o conjunto de práticas que visa utilizar os recursos naturais de forma consciente e responsável, de modo que o meio ambiente não sofra com a ação humana e seja preservado para as gerações futuras.
No universo empresarial, a sustentabilidade atua como um processo que une, de maneira gradativa, questões ambientais, sociais e econômicas das empresas.
A sustentabilidade no e-commerce
A sociedade está cada vez mais atenta quanto ao papel das empresas na preservação da natureza, e a liberdade das redes sociais hoje em dia permite que as pessoas realizem críticas ou elogios à uma marca com extrema facilidade.
Por isso, assumir uma postura de responsabilidade com o meio ambiente é tão importante para um e-commerce. Visto que, criar consciência sobre processos de produção, reaproveitamento de materiais e redução de poluentes, por exemplo, altera positivamente a forma como as pessoas enxergam uma marca, contribuindo para o branding da loja.
Conheça alguns outros benefícios que as ações de sustentabilidade trazem para o seu e-commerce:
- Cria um diferencial: além da concorrência direta, os gestores de médios e pequenos e-commerces ainda precisam enfrentar as grandes marcas que vendem online.
- Por isso, apoiar a sustentabilidade e investir em ações que contribuam para a preservação do meio ambiente podem ser grandes aliados para se destacar e se diferenciar dos concorrentes.
- Conquista a atenção do cliente: os consumidores cada vez mais preocupados com a questão ambiental preferem comprar de marcas que apoiem a preservação e que pratiquem a sustentabilidade em seus processos produtivos. Ao apoiar a sustentabilidade, o seu e-commerce irá atrair esses clientes conscientes da importância de zelar pela natureza.
- Eleva o faturamento: o maior número de pessoas interessadas por uma marca sustentável reflete diretamente no aumento das vendas e no faturamento do e-commerce.
Como ser mais sustentável?
Aderir à sustentabilidade no e-commerce é um processo gradativo, que pede uma série de medidas. E como você já conferiu, ser sustentável representa benefícios não apenas para o meio ambiente, mas também para os clientes e para a marca.
Conheça agora algumas ações que você pode implementar para transformar o seu negócio em um empreendimento sustentável:
1 - Parceiros responsáveis
É fundamental para um gestor de e-commerce trabalhar com empresas comprometidas com o meio ambiente.
Afinal, de nada adianta possuir um empreendimento sustentável, mas contar com parceiros que contribuem para a degradação da natureza.
Portanto, antes de fechar negócio, procure se informar acerca dos processos de fornecedores, terceirizados e transportadora, bem como a maneira com que eles lidam com tratamento de resíduos, coleta seletiva, economia de luz e água, etc.
2 - Selos de sustentabilidade
Os selos de sustentabilidade mostram para os visitantes da loja que a marca se preocupa com questões ambientais e que realiza ações sustentáveis.
Por isso, ter um selo de sustentabilidade no seu e-commerce certifica e demonstra para os clientes que, de fato, a sua empresa age em conformidade com a natureza e prioriza a sustentabilidade.
3 - Engajamento em causas sociais
Adotar causas sociais favoráveis ao meio ambiente faz parte das medidas que levam a sustentabilidade ao e-commerce.
Por isso, procure engajar a sua marca em projetos que preservam a natureza, como iniciativas de plantio de árvores, redução de poluentes, reciclagem de materiais descartados, dentre muitos outros.
Mostre ao seu público que a sua loja toma frente em questões ambientais e que a sustentabilidade da sua marca vai muito além de um discurso.
4 - Frete sustentável
Mesmo sendo um dos processos fundamentais para as atividades de um e-commerce, o frete também pode ser repensado para ajudar o meio ambiente.
O chamado frete sustentável oferece opções de veículos não prejudiciais à natureza, além de incentivar a adoção de meios de transporte ecológicos, como bicicletas, patinetes e automóveis com baixo consumo de combustível.
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