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Sustentabilidade no e-commerce

Sustentabilidade no e-commerce

A sustentabilidade no e-commerce deixou de ser novidade há algum tempo. Com o número de pessoas conscientes sobre a preservação ambiental aumentando cada vez mais, os empreendedores estão se atentando para a importância de investir em ações sustentáveis e fazer parte das chamadas empresas eco-friendly,

No post de hoje você vai conferir como aderir à sustentabilidade no seu e-commerce, mantendo um negócio rentável e ao mesmo tempo amigável com o meio ambiente.

O que é sustentabilidade?

O termo sustentabilidade é utilizado para definir o conjunto de práticas que visa utilizar os recursos naturais de forma consciente e responsável, de modo que o meio ambiente não sofra com a ação humana e seja preservado para as gerações futuras.

No universo empresarial, a sustentabilidade atua como um processo que une, de maneira gradativa, questões ambientais, sociais e econômicas das empresas.

A sustentabilidade no e-commerce

A sociedade está cada vez mais atenta quanto ao papel das empresas na preservação da natureza, e a liberdade das redes sociais hoje em dia permite que as pessoas realizem críticas ou elogios à uma marca com extrema facilidade.

Por isso, assumir uma postura de responsabilidade com o meio ambiente é tão importante para um e-commerce. Visto que, criar consciência sobre processos de produção, reaproveitamento de materiais e redução de poluentes, por exemplo, altera positivamente a forma como as pessoas enxergam uma marca, contribuindo para o branding da loja.

Conheça alguns outros benefícios que as ações de sustentabilidade trazem para o seu e-commerce:

  • Cria um diferencial: além da concorrência direta, os gestores de médios e pequenos e-commerces ainda precisam enfrentar as grandes marcas que vendem online.
  • Por isso, apoiar a sustentabilidade e investir em ações que contribuam para a preservação do meio ambiente podem ser grandes aliados para se destacar e se diferenciar dos concorrentes.
  • Conquista a atenção do cliente: os consumidores cada vez mais preocupados com a questão ambiental preferem comprar de marcas que apoiem a preservação e que pratiquem a sustentabilidade em seus processos produtivos. Ao apoiar a sustentabilidade, o seu e-commerce irá atrair esses clientes conscientes da importância de zelar pela natureza.
  • Eleva o faturamento: o maior número de pessoas interessadas por uma marca sustentável reflete diretamente no aumento das vendas e no faturamento do e-commerce.

Como ser mais sustentável?

Aderir à sustentabilidade no e-commerce é um processo gradativo, que pede uma série de medidas. E como você já conferiu, ser sustentável representa benefícios não apenas para o meio ambiente, mas também para os clientes e para a marca.

Conheça agora algumas ações que você pode implementar para transformar o seu negócio em um empreendimento sustentável:

1 – Parceiros responsáveis

É fundamental para um gestor de e-commerce trabalhar com empresas comprometidas com o meio ambiente.

Afinal, de nada adianta possuir um empreendimento sustentável, mas contar com parceiros que contribuem para a degradação da natureza.

Portanto, antes de fechar negócio, procure se informar acerca dos processos de fornecedores, terceirizados e transportadora, bem como a maneira com que eles lidam com tratamento de resíduos, coleta seletiva, economia de luz e água, etc.

2 – Selos de sustentabilidade

Os selos de sustentabilidade mostram para os visitantes da loja que a marca se preocupa com questões ambientais e que realiza ações sustentáveis.

Por isso, ter um selo de sustentabilidade no seu e-commerce certifica e demonstra para os clientes que, de fato, a sua empresa age em conformidade com a natureza e prioriza a sustentabilidade.

3 – Engajamento em causas sociais

Adotar causas sociais favoráveis ao meio ambiente faz parte das medidas que levam a sustentabilidade ao e-commerce.

Por isso, procure engajar a sua marca em projetos que preservam a natureza, como iniciativas de plantio de árvores, redução de poluentes, reciclagem de materiais descartados, dentre muitos outros.

Mostre ao seu público que a sua loja toma frente em questões ambientais e que a sustentabilidade da sua marca vai muito além de um discurso.

4 – Frete sustentável

Mesmo sendo um dos processos fundamentais para as atividades de um e-commerce, o frete também pode ser repensado para ajudar o meio ambiente.

O chamado frete sustentável oferece opções de veículos não prejudiciais à natureza, além de incentivar a adoção de meios de transporte ecológicos, como bicicletas, patinetes e automóveis com baixo consumo de combustível.

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