Soluções em Envelopes Plásticos

Sustentabilidade nos negócios

Sustentabilidade nos negócios

O consumidor de hoje está mais consciente do que nunca. Com o poder de transformar a sociedade através de seu ato de consumo, ele agora busca por empresas verdadeiramente comprometidas com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Afinal, organizações que apresentam um discurso sustentável superficial e sem o propósito real de contribuir com o planeta não são mais convincentes para o mercado.

Pensando na importância deste tema para os empreendedores, nós abordamos hoje a questão da sustentabilidade como uma vantagem competitiva para as empresas.

Quer descobrir como a sustentabilidade é importante para o seu negócio? Continue acompanhando o artigo.

O papel da sustentabilidade nos negócios

Toda empresa precisa crescer e evoluir para cumprir sua missão no mercado. Contudo, as organizações hoje em dia não devem se limitar apenas a gerar lucro aos gestores e acionistas, é necessário incorporar os conceitos de sustentabilidade à cultura interna e aos processos diários do negócio.

Nesse sentido, é fundamental que as organizações estejam envolvidas em questões sociais, realizando ações sustentáveis como:

  • Promover uma relação justa e ética com consumidores e parceiros;
  • Participar ativamente da comunidade em que estão envolvidas;
  • Melhorar a qualidade de vida de colaboradores e suas famílias;
  • Utilizar a publicidade como ferramenta para comunicar a importância das boas práticas e da cidadania.

Ao contrário do que muitos gestores pensam, atuar de acordo com os princípios da sustentabilidade não custa caro para as empresas. Basta analisar e compreender como as ações sustentáveis se encaixam nas atividades do negócio.

Os benefícios da sustentabilidade nas organizações podem representar desde a economia de energia e matérias-primas nos processos produtivos até uma importante vantagem competitiva frente às empresas que não produzem de maneira limpa e socialmente adequada.

O Tripé da Sustentabilidade

O conceito de Tripé da Sustentabilidade, ou Triple Bottom Line, foi criado para tornar viável e facilitar a incorporação da sustentabilidade nos negócios.

De acordo com este método, as empresas passariam a buscar o equilíbrio entre questões ambientais, sociais e econômicas, com base em três princípios conhecidos como os 3Ps da sustentabilidade: Pessoas, Planeta e Profit (lucro).

Conheça mais sobre os três pilares da sustentabilidade:

  • Pessoas: Os colaboradores representam o bem mais importante da empresa. Dessa forma, uma organização sustentável deve ser responsável por cuidar de sua equipe interna, respeitando as normas trabalhistas, promovendo um ambiente de trabalho saudável e buscando melhorar a qualidade de vida dentro e fora das instalações da empresa.
  • Planeta: Diz respeito aos impactos que as atividades da organização trazem para o meio ambiente, e como a gestão trabalha para evitar ou amenizar os efeitos negativos causados ao ecossistema. Para se adequar e agir de maneira sustentável em relação ao planeta, as empresas podem implementar melhoria para economizar energia, reduzir o uso de matérias-primas, realizar a reciclagem de materiais, etc.
  • Profit (lucro): Refere-se ao lucro consciente das empresas, ou seja, a busca pelo equilíbrio entre os ganhos no final do mês, a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida de colaboradores e comunidade.

Algumas dicas sustentáveis

Agora que você já conferiu a importância da sustentabilidade nos negócios e como se enquadrar no Tripé da Sustentabilidade, conheça algumas dicas sustentáveis para reduzir, reutilizar e reciclar que você pode aderir na sua empresa:

1 – Economia de recursos naturais

Reduzir o consumo de recursos naturais, além e ser benéfico para o meio ambiente e para a sociedade, resulta em uma maior economia de recursos financeiros para a empresa. Por isso, estabeleça uma cultura de economia de água e energia elétrica na sua equipe.

2 – Adoção de hábitos sustentáveis

Desligue da tomada aparelhos elétricos sem uso, evitando assim o consumo de energia através da luz ‘stand-by’. Mantenha as salas com ar-condicionado sempre fechadas e desligue o aparelho ao final do expediente. Adote canecas e copos de vidro na empresa, eliminado o uso de utensílios descartáveis.

3 – Realização da coleta seletiva

Faça a separação correta do lixo, destinando os resíduos recicláveis e orgânicos da sua empresa ao lugar correto.

4 – Manutenção sempre em dia

Procure realizar a manutenção frequente nas instalações da empresa, consertando vazamentos e substituindo a fiação velha. Vale também investir em lâmpadas LED no lugar das fluorescentes.

Gostou das dicas de hoje para incorporar a sustentabilidade nos negócios da sua empresa?

Para conferir mais sobre o tema e descobrir como transformar o seu e-commerce em uma empresa mais sustentável, confira nosso artigo “Sustentabilidade no e-commerce”.

E se você não quer perder nenhum assunto importante sobre o universo empresarial e de gestão, continue acompanhando o blog da Veloplastic!

Toda semana tem conteúdos exclusivos para empreendedores e administradores aumentarem as vendas e expandirem as atividades.

Fique de olho nas próximas postagens em nosso blog.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *