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Tendências para o e-commerce

Tendências para o e-commerce

A cada ano que passa, o e-commerce vem conquistando um espaço cada vez maior na economia e na vida das pessoas. Por isso, quem trabalha no varejo eletrônico deve estar sempre atento às tendências desse setor.

Acompanhar todas as movimentações do mercado permite aos gestores de e-commerce desenvolver estratégias mais assertivas e efetivas, além de garantir que os desejos e as expectativas dos consumidores sejam atendidos.

Pensando nisso, reunimos neste artigo as principais tendências para o e-commerce em 2022 para você ficar de olho.

Continue acompanhando para saber mais!

Um panorama do setor de e-commerce

Devido à pandemia e ao isolamento social, os hábitos de consumo da população mudaram. E quem não estava acostumado a comprar pela internet precisou aderir à prática, já que o varejo eletrônico se tornou a única alternativa naquele momento.

Foi neste contexto que o e-commerce apresentou um crescimento bastante significativo. Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit | Nielsen, o varejo eletrônico conquistou 13 milhões de novos consumidores em 2020. Já um levantamento da Neotrust apontou que o faturamento do e-commerce cresceu 72% em 2021.

A mudança de hábitos em decorrência da pandemia veio para ficar! Pelo menos é o que demonstra uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Segundo o levantamento, 70% dos consumidores pretendem continuar comprando pela internet após a pandemia.

Considerando este cenário, gestores de e-commerce e lojas virtuais devem estar atentos às tendências do varejo eletrônico para 2022.

Tendências para 2022

Confira quais são as principais tendências de e-commerce para este ano:

1. Popularização do m-commerce

Hoje em dia, a maior parte dos consumidores utiliza o celular para realizar buscas e compras online. Segundo um levantamento do Panorama Mobile Time, realizado em 2020, 91% dos brasileiros que possuem um smartphone já realizaram compras pela internet por meio do dispositivo, representando o chamado m-commerce.

Considerando este cenário, os e-commerces que desejam acompanhar as tendências devem contar com uma loja virtual mobile first (direcionada à dispositivos móveis) com boa usabilidade.

Esta estratégia melhora consideravelmente a experiência do usuário que acessa a loja por meio do celular, e, como consequência, aumenta o número de vendas do negócio.

2. Novos métodos de pagamento

A chegada de novos meios de pagamento facilita a vida dos consumidores e torna as transações financeiras ainda mais fáceis.

No último ano, recursos de pagamento como QR Code, WhatsApp Pay, PIX e carteiras digitais ganharam popularidade no varejo eletrônico, tornando- se rotina na vida dos consumidores.

Neste contexto, os e-commerces que não querem ser deixados para trás devem se adaptar e oferecer meios de pagamento modernos. Mas essa mudança não significa que as formas tradicionais de transação devem ser deixadas para trás, representa apenas a modernização do negócio.

Afinal, recursos de pagamento mais modernos otimizam o processo de checkout, garantem maior segurança às transações e oferecem grande praticidade tanto para o cliente quanto para o lojista.

3. Aumento das vendas pelas redes sociais

Segundo a pesquisa Social Commerce da Social Miner, 74% dos brasileiros utilizam as redes sociais para compras.

Este cenário demonstra o quanto o social commerce (compras via redes sociais, como WhatsApp, Instagram, Facebook, etc) cresceu no último ano.

Para aproveitar todo o potencial deste segmento do e-commerce, os lojistas podem se consolidar nas redes sociais por meio de estratégias de anúncios nas plataformas mais utilizadas pelo público-alvo.

4. Prazos de entrega menores

O imediatismo é uma característica cada vez mais presente nos consumidores modernos. Por isso, os clientes tendem a buscar e-commerces e aplicativos com prazos de entrega cada vez menores.

Em alguns casos, as pessoas até aceitam pagar mais caro para receber a mercadoria com maior agilidade.

Considerando esta nova realidade, o mercado tem desenvolvido estratégias para otimizar o tempo de entrega do e-commerce, como o uso de drones.

Mas ainda que o uso de drones seja uma realidade distante para muitos e-commerces brasileiros, os lojistas podem oferecer ao público opções de entregas mais rápidas, como sedex, entregas express, transportadoras, etc.

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