Soluções em Envelopes Plásticos

Terceirizar a logística ainda é um fator estratégico no e-commerce?

Terceirizar a logística ainda é um fator estratégico no e-commerce?

Entenda o que é terceirização de logística e confira as vantagens desse processo para e-commerces e lojas virtuais.

Durante a pandemia da covid-19, fazer compras pela internet se tornou a primeira opção da maioria dos consumidores. E, mesmo com a volta gradual das atividades do varejo físico, o e-commerce deve se manter em alta. Por isso, investir na terceirização da logística é uma alternativa interessante para quem deseja se manter competitivo no mercado atual.

Afinal, ao terceirizar o setor de logística do negócio, transferindo a responsabilidade de estoque e entrega para uma empresa especializada, é possível focar em outras áreas estratégicas do e-commerce.

Quer saber mais sobre a terceirização da logística e quais outros benefícios ela pode trazer para o seu e-commerce ou loja virtual? Então continue acompanhando o artigo que preparamos!

A logística do e-commerce

Antes de apresentarmos os benefícios da terceirização da logística, vamos relembrar todos os processos que fazem parte desse setor tão fundamental para o varejo eletrônico.

  • Armazenamento

Após a entrega das mercadorias pelo fornecedor, é hora de fazer o armazenamento dos produtos em um espaço adequado e devidamente organizado para facilitar e agilizar os processos de inventário de estoque e separação de pedidos.

  • Separação

Na etapa de separação, ou picking, os produtos são reservados conforme a aprovação dos pedidos.

Para garantir a agilidade necessária durante a separação, o estoque deve estar organizado e os produtos precisam estar devidamente identificados e localizados de forma sistemática.

  • Conferência

Nesta etapa, os itens de cada pedido são conferidos com máxima atenção e cuidado, assegurando que os produtos foram separados corretamente e estão de acordo com o solicitado pelo comprador.

Uma conferência realizada de forma adequada evita envios equivocados e gastos com a logística reversa das mercadorias.

  • Embalagem

Com todas as etapas anteriores já executadas, é hora de embalar os produtos com cuidado e atenção, protegendo as mercadorias para evitar danos durante o transporte.

É importante mencionar que a entrega é o primeiro contato físico da marca com o cliente, por isso, a embalagem deve ser criativa, diferente e de alta qualidade para encantar e fidelizar o cliente.

  • Transporte

Após finalizar a embalagem do pedido e realizar a separação, ele é entregue à transportadora responsável por realizar a entrega ao destinatário final.

Afinal, o que é a terceirização de logística?

Apesar de oferecerem produtos de qualidade e realizarem um bom atendimento, muitos empreendedores do varejo eletrônico não possuem a expertise necessária para administrar todas as atividades de logística do negócio. Afinal, a logística pode ser bastante complicada, além de exigir muito cuidado, atenção e agilidade.

Por isso que nesse contexto, a terceirização se torna a melhor opção para grande parte dos e-commerces e lojas virtuais.

Na prática, terceirizar a logística do e-commerce significa transferir todas as atividades relacionadas a esse processo para uma empresa especializada.

Ou seja, a terceirização de logística ocorre quando o e-commerce contrata outra empresa para realizar certos procedimentos, como o armazenamento e registro dos produtos, a separação dos pedidos e o transporte e a entrega das mercadorias.

Por que investir na terceirização de logística?

Agora que você já sabe o que é a terceirização de logística, confira quais vantagens esse processo pode trazer para o seu e-commerce ou loja virtual:

1. Maior otimização de processos

Ao contar com uma empresa especializada para cuidar exclusivamente da parte logística do negócio, os gestores podem focar em outros setores da empresa, como marketing, atendimento ao cliente, etc, aumentando a qualidade dos processos internos e alcançando resultados cada vez melhores.

2. Melhoria na qualidade do serviço

Por se concentrar integralmente na administração de processos de logística, a empresa terceirizada oferece soluções modernas e de excelência, garantindo uma melhora significativa na qualidade do serviço de entrega.

Além disso, todos os serviços terceirizados são realizados por profissionais com amplo conhecimento do setor e que utilizam as melhores práticas disponíveis no mercado.

3. Uso de equipamentos específicos

Além de oferecer profissionais capacitados e processos de excelência, a terceirização de logística para e-commerce também conta com equipamentos e veículos adequados para as atividades, o que representa custos reduzidos e menor carga de trabalho para a empresa.

4. Redução de custos

A terceirização “elimina” a responsabilidade do e-commerce sobre os processos logísticos, possibilitando uma redução de custos interessante para o negócio.

Afinal, ao delegar o trabalho para uma empresa especializada, o e-commerce não precisa mais investir em pessoal, infraestrutura e modernização de sistemas para manter uma boa logística.

Todo o trabalho é repassado para a empresa terceirizada, que deve se responsabilizar pela separação e entrega dos pedidos.

Gostou de conhecer mais sobre a terceirização de logística para o varejo eletrônico?

No blog da Vértice Embalagens, você encontra diversos outros conteúdos sobre gestão de e-commerce, envelopes plásticos de segurança, dicas de vendas e muito mais!

Clique aqui para acessar nosso blog e ficar por dentro de tudo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *