TikTok Shopping traz tendência para vendas nas mídias digitais
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19/07/2022

Aprox. 6 min.

TikTok Shopping traz tendência para vendas nas mídias digitais

Você sabia que TikTok pode potencializar as vendas de e-commerce? Um dos recursos direcionados é o TikTok Shopping. Conheça como funciona!

O TikTok é uma tendência mundial, tanto que foi considerado o app mais baixado no mundo em 2020. Crescendo a cada ano, o aplicativo também pode ser utilizado como uma ferramenta de produção de conteúdo para potencializar as vendas no e-commerce por meio do TikTok Shopping.

A novidade nada mais é do que uma forma dos criadores do TikTok promoverem e venderem produtos na plataforma. A iniciativa não foi pensada de uma hora para outra, mas de acordo com o potencial do aplicativo para criar tendências e viralizar todo tipo de coisa: desde músicas até produtos.

Segundo a própria empresa, 71% dos usuários acreditam que as maiores tendências começam no TikTok. Portanto, é claro que os empreendedores de pequenas e médias empresas estão atentos aos movimentos do TikTok Shopping.

Por dentro do TikTok

O TikTok foi lançado em 2018 com o nome Musical.y por uma empresa chinesa. Inicialmente, como o próprio nome sugere, o aplicativo tinha a finalidade de postar vídeos dublando músicas.

Com um início discreto, não havia dimensão do crescimento que a rede social teria. Dois anos depois, em 2021, o TikTok bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, sendo visto como muito mais do que uma plataforma para cantar, dançar e assistir vídeos engraçados.

Antes mesmo da criação do TikTok Shopping, a rede social tornou-se um espaço de marketing importante para as marcas e influenciadores digitais, que podem publicar vídeos de até três minutos.

O algoritmo do aplicativo apresenta os conteúdos relevantes para quem está do outro lado da tela, de acordo com o que já foi consumido anteriormente.

Sendo assim, quanto mais sobre um assunto foi pesquisado e visualizado, maior a chance de aparecer para o usuário.

TikTok e as compras

Como já citamos anteriormente, o TikTok é um amplificador de tendências. Tanto que a plataforma afirma que 25% dos usuários buscam ou compram um produto na internet após vê-lo em algum conteúdo postado por lá.

Para reforçar a importância do TikTok e TikTok Shopping para as vendas, nada melhor do que conhecer alguns dados. Então, vamos te mostrar a seguir:

  • Usuários no Brasil - O cenário é positivo para investir nos conteúdos rápidos e objetivos da plataforma. O Brasil é o segundo país que mais usa o aplicativo no mundo. Segundo um levantamento da Statisa, 4,71 milhões de brasileiros usam o TikTok.
  • Tempo gasto - Além de ficar atrás apenas da China quando o assunto é número de usuários, o Brasil também se destaca no tempo médio gasto no TikTok: são 5,4 horas por dia.
  • Idade - Dados da própria plataforma indicam que 66% dos usuários do TikTok têm menos de 30 anos. A maioria das pessoas ativas na rede social têm entre 16 e 24 anos.

Essa informação é primordial para lojistas que buscam atingir as novas gerações. É fato que eles estão dominando o TikTok e de olho em como usar o TikTok Shopping.

As vendas podem acontecer organicamente, como as publicidades ‘boca-a-boca’ e indicações de influenciadores digitais sobre algum produto ou serviço.

Porém, em agosto de 2021, o TikTok junto com o Shopify, empresa de comércio para lojas online, decidiram apostar no lançamento do TikTok Shopping.

Como funciona o TikTok Shopping

O TikTok Shopping foi anunciado em agosto de 2021 como uma nova forma das empresas venderem. Inicialmente, o recurso foi concedido nos Estados Unidos e no Reino Unido apenas para comerciantes do Shopify com contas no TikTok for Business.

Na prática, os comerciantes podem etiquetar produtos em postagens, criando links diretos para seus catálogos da Shopify na guia TikTok Shopping, ou seja, sem sair do aplicativo.

Todo o processo de venda, desde o anúncio até a entrega, pode ser feito pelo TikTok, facilitando a navegação e experiência dos clientes.

Porém, nem tudo que viraliza dá certo. Embora muitos usuários façam resenhas, indicações e demonstrações de produtos, o TikTok Shopping não teve o sucesso esperado nos EUA e na Europa.

Recentemente, foi divulgado que a plataforma vai abandonar a expansão do e-commerce TikTok Shopping nestes lugares. A principal dificuldade encontrada foi ganhar consumidores.

Contudo, a ideia não foi descartada. A venda de produtos nas mídias digitais já acontece em outras plataformas como o Youtube e Instagram, por isso, é importante ficar atento às novidades sobre o futuro do TikTok Shopping.

Você já conhecia esses detalhes do TikTok e a existência do TikTok Shopping? Aqui no Blog trazemos as principais tendências para vendas e e-commerce.